Go­di­nho avan­ça can­di­da­tu­ra

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

Pe­dro Go­di­nho, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de An­de­bol (FAAND), con­cor­re pa­ra o car­go de vi­ce-pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na (CAHB), pa­ra o qua­drié­nio 2016/2020. O con­gres­so é re­a­li­za­do a par­tir de ama­nhã até sá­ba­do, na Gui­né Co­na­cri.

O di­ri­gen­te des­por­ti­vo pre­ten­de con­tri­buir pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do an­de­bol afri­ca­no. Pe­dro Go­di­nho vi­a­jou on­tem pa­ra Co­na­cri, com ob­jec­ti­vo de al­can­çar me­ta tra­ça­da. O can­di­da­to an­go­la­no es­tá fa­mi­li­a­ri­za­do com os me­an­dros da con­fe­de­ra­ção há mais de du­as dé­ca­das, e co­nhe­ce os re­qui­si­tos exi­gi­dos pa­ra ocu­par o car­go.

O pre­si­den­te da FAAND apre­sen­tou atem­pa­da­men­te a car­ta de su­por­te, do­cu­men­to pas­sa­do pe­lo Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos (MINJUD) e a can­di­da­tu­ra aos ór­gãos com­pe­ten­tes da CAHB. Com afas­ta­men­to dos can­di­da­tos da Tu­ní­sia e Egip­to, por não reu­ni­rem os re­qui­si­tos elei­to­rais, exis­te for­te pos­si­bi­li­da­de do di­ri­gen­te an­go­la­no ser elei­to, por não ter opo­si­ção à al­tu­ra. Os con­cor­ren­tes da re­gião do Ma­greb vi­ram as su­as can­di­da­tu­ras eli­mi­na­das, por não ob­ser­va­rem os pra­zos exi­gi­dos pe­la con­fe­de­ra­ção.

Pe­dro Go­di­nho exer­ceu a fun­ção de pre­si­den­te do Co­mi­té de Or­ga­ni­za­ção de Com­pe­ti­ções da CAHB, no úl­ti­mo man­da­to. Du­ran­te a reu­nião mag­na, Are­mou Mon­sou­rou, pre­si­den­te ces­san­te da con­fe­de­ra­ção, con­cor­re pa­ra mais um man­da­to. O pre­si­den­te da FAAND vai apro­vei­tar pa­ra re­sol­ver de for­ma de­fi­ni­ti­va a sus­pen­são da guar­da-re­des da Se­lec­ção Na­ci­o­nal e do Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, Nei­de Bar­bo­sa. A jo­ga­do­ra foi sus­pen­sa na Ta­ça dos Ven­ce­do­res das Ta­ças, por agres­são fí­si­ca a uma ár­bi­tra.

Na dis­pu­ta dos Jo­gos Olím­pi­cos do Rio de Ja­nei­ro e Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal em Lu­an­da, a di­rec­ção da FAAND so­li­ci­tou a sus­pen­são da pe­na, de mo­do a per­mi­tir a uti­li­za­ção da jo­ga­do­ra nas du­as pro­vas. “Com a cha­ma­da da Nei­de Bar­bo­sa pa­ra o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no, vou pe­dir que a pe­na se­ja anu­la­da. É uma es­pé­cie de per­dão que po­de abran­ger ou­tros jo­ga­do­res que se en­con­tram na mes­ma si­tu­a­ção. Por ser um ano de con­gres­so, creio que po­de ser acei­te”,ex­pli­cou.

Caso o pe­di­do não se­ja acei­te, Fi­li­pe Cruz te­rá de cha­mar ou­tra guar­da-re­des pa­ra o afri­ca­no, cu­ja pre­pa­ra­ção ar­ran­ca a 6 de No­vem­bro. Ive­te Si­mão e He­le­na Sou­sa são as prin­ci­pais can­di­da­tas a pre­en­cher a even­tu­al va­ga.

M.MACHANGONGO

Di­ri­gen­te an­go­la­no tem caminho li­vre pa­ra as­su­mir a pas­ta de vi­ce-pre­si­den­te do or­ga­nis­mo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.