ES­PE­CI­A­LIS­TAS REU­NI­DOS EM LU­AN­DA E HUAMBO Al­te­ra­ções cli­má­ti­cas em de­ba­te alar­ga­do

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A no­va es­tra­té­gia do Cen­tro da Áfri­ca Aus­tral pa­ra Ci­ên­ci­as e Ser­vi­ços pa­ra Adap­ta­ção às Al­te­ra­ções Cli­má­ti­cas e Ges­tão Sus­ten­tá­vel dos So­los (SASSCAL), pa­ra o qua­drié­nio 2018-2021, es­tá em de­ba­te em Lu­an­da e no Huambo de ho­je a sex­ta-fei­ra.

De acor­do com uma no­ta do Mi­nis­té­rio da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia, a ini­ci­a­ti­va do SASSCAL con­gre­ga seis paí­ses, en­tre os quais cin­co si­tu­a­dos na re­gião Aus­tral de Áfri­ca (An­go­la, Áfri­ca do Sul, Botswa­na, Na­mí­bia e Zâm­bia) e um na Eu­ro­pa (Ale­ma­nha) e te­ve o seu início em 2009.

O Mi­nis­té­rio da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia, no âm­bi­to da po­lí­ti­ca na­ci­o­nal de Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ção, jun­tou-se à ini­ci­a­ti­va em 2009, dan­do des­ta for­ma corpo ao pro­gra­ma de­no­mi­na­do “Pro­mo­ção das res­pos­tas às si­tu­a­ções de emer­gên­cia e aos efei­tos das al­te­ra­ções cli­má­ti­cas”.

Com o fi­nan­ci­a­men­to ini­ci­al do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção e In­ves­ti­ga­ção Ci­en­tí­fi­ca da Re­pú­bli­ca Fe­de­ral da Ale­ma­nha (BMBF), a pri­mei­ra fa­se de im­ple­men­ta­ção do pro­jec­to SASSCAL ter­mi­na em Ou­tu­bro de 2017, pas­san­do de­pois a sus­ten­ta­bi­li­da­de do pro­gra­ma a con­tar com o fi­nan­ci­a­men­to dos seis paí­ses que ade­ri­ram à ini­ci­a­ti­va e ou­tros par­cei­ros. A ini­ci­a­ti­va do SASSCAL em An­go­la é co­or­de­na­da pe­lo Mi­nis­té­rio da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia. O SASSCAL cons­ti­tui uma das mai­o­res re­des de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca da Áfri­ca Aus­tral, com cer­ca de 300 ins­ti­tui­ções e 1.500 in­ves­ti­ga­do­res ci­en­tí­fi­cos, que tra­ba­lham de for­ma di­rec­ta ou in­di­rec­ta no sen­ti­do de pro­por so­lu­ções téc­ni­cas e ci­en­tí­fi­cas sus­ten­tá­veis que pro­pi­ci­em a to­ma­da de de­ci­sões pa­ra a adap­ta­bi­li­da­de dos paí­ses fren­te às al­te­ra­ções cli­má­ti­cas.

No âm­bi­to do SASSCAL, An­go­la be­ne­fi­cia com a for­ma­ção de qua­dros (três dou­to­ra­men­tos em Es­pa­nha e se­te mes­tra­dos que es­tão a ser re­a­li­za­dos na Ale­ma­nha e Por­tu­gal). No âm­bi­to do fi­nan­ci­a­men­to de pro­jec­tos de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca e do re­for­ço pon­tu­al da ba­se ma­te­ri­al, An­go­la be­ne­fi­ci­ou até ao mo­men­to com a ins­ta­la­ção de 18 es­ta­ções me­te­o­ro­ló­gi­cas au­to­má­ti­cas in­se­ri­das na re­de me­te­o­ro­ló­gi­ca na­ci­o­nal, co­or­de­na­da pe­lo Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Me­te­o­ro­lo­gia e Ge­o­fí­si­ca (INAMET), par­cei­ro na ini­ci­a­ti­va, e de 13 pro­jec­tos de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca e no re­for­ço pon­tu­al da ba­se ma­te­ri­al das re­fe­ri­das ins­ti­tui­ções (equi­pa­men­tos la­bo­ra­to­ri­ais).

Pa­ra os de­ba­tes a re­a­li­zar de 11 a 13 de Ou­tu­bro de 2016, es­tá em An­go­la o di­rec­tor exe­cu­ti­vo in­te­ri­no do SASSCAL, o sul-afri­ca­no Yo­nah Se­let, e pe­la par­te an­go­la­na par­ti­ci­pam in­ves­ti­ga­do­res dos pro­jec­tos fi­nan­ci­a­dos atra­vés dos Edi­tais do SASSCAL, ges­to­res de ins­ti­tui­ções de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca, de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co e ino­va­ção de An­go­la (SNCTI) e so­ci­e­da­de em ge­ral.

Cin­co pes­so­as mor­re­ram e cin­co ou­tras fi­ca­ram gra­ve­men­te fe­ri­das em con­sequên­cia de des­car­gas eléc­tri­cas quando se en­con­tra­vam abri­ga­das das chu­vas de­bai­xo de ár­vo­res, in­for­mou on­tem à RNA o Ser­vi­ço de Pro­tec­ção Ci­vil. De acor­do com a fon­te, num dos aci­den­tes mor­re­ram qua­tro pes­so­as da mes­ma fa­mí­lia e ocor­reu na co­mu­na de Sam­bo­to, mu­ni­cí­pio da Chi­ca­la Cho­lohan­ga, e o ou­tro caso deu-se no Lon­gon­jo. Não se de­ve abri­gar da chu­va de­bai­xo de ár­vo­res, de­vi­do ao ris­co de se ser atin­gi­do por rai­os eléctricos.

Dois mís­seis fo­ram dis­pa­ra­dos con­tra um na­vio de gu­er­ra nor­te­a­me­ri­ca­no, ao lar­go da cos­ta do Ié­men, es­te do­min­go, mas fa­lha­ram o al­vo, ten­do atin­gi­do a água em vez dos bar­cos, se­gun­do um porta-voz do Pen­tá­go­no, ci­ta­do pe­la CNN. Os mís­seis fo­ram dis­pa­ra­dos con­tra o USS Mason a par­tir de ter­ri­tó­rio con­tro­la­do pe­los re­bel­des xi­i­tas. O na­vio de gu­er­ra es­ta­va em águas in­ter­na­ci­o­nais, a mais de 12 mi­lhas náu­ti­cas da cos­ta, no ex­tre­mo sul do Mar Ver­me­lho, a nor­te de Bab-el-Man­deb, e os mís­seis fo­ram dis­pa­ra­dos com um in­ter­va­lo de 60 mi­nu­tos.

KINDALA MA­NU­EL

Adap­ta­ção às al­te­ra­ções cli­má­ti­cas jun­ta ho­je vá­ri­os es­pe­ci­a­lis­tas da Áfri­ca Aus­tral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.