Oli­ver Hart e Bengt Holms­tröm con­quis­tam No­bel de Eco­no­mia

Jornal de Angola - - PARTADA -

O No­bel de Eco­no­mia 2016 foi on­tem con­ce­di­do aos eco­no­mis­tas Oli­ver Hart, de 68 anos, da Uni­ver­si­da­de de Har­vard, e Bengt Holms­tröm, 67, do MIT (Mas­sa­chu­setts Ins­ti­tu­te of Te­ch­no­logy), por pes­qui­sas que aju­da­ram no en­ten­di­men­to de co­mo con­tra­tos con­tri­bu­em pa­ra o me­lhor fun­ci­o­na­men­to da eco­no­mia.

Ao anun­ci­ar a ga­lar­do­a­ção, a Aca­de­mia Re­al Su­e­ca de Ci­ên­ci­as, em Estocolmo, des­ta­cou que “as eco­no­mi­as mo­der­nas são li­ga­das por inú­me­ros con­tra­tos” e que os tra­ba­lhos de Oli­ver Hart e Bengt Holms­tröm “cri­a­ram uma ba­se in­te­lec­tu­al pa­ra o de­se­nho de po­lí­ti­cas e ins­ti­tui­ções em mui­tas áre­as, da le­gis­la­ção de fa­lên­cia a cons­ti­tui­ções po­lí­ti­cas”.

“As no­vas fer­ra­men­tas teó­ri­cas cri­a­das por Hart e Holms­tro­em são va­li­o­sas pa­ra a com­pre­en­são dos con­tra­tos e ins­ti­tui­ções da vi­da re­al, bem co­mo ar­ma­di­lhas po­ten­ci­ais no pro­jec­to de con­tra­to”, dis­se a Aca­de­mia Su­e­ca. A pes­qui­sa do bri­tâ­ni­co Oli­ver Hart é fo­ca­da no pa­pel que a es­tru­tu­ra ac­ci­o­nis­ta e os ar­ran­jos con­tra­tu­ais têm so­bre a go­ver­na­ção das em­pre­sas. Ele é co­nhe­ci­do por mos­trar, com es­tu­dos fei­tos na dé­ca­da de 1980, que fa­lhas con­tra­tu­ais ocor­rem em si­tu­a­ções em que não é pos­sí­vel re­gis­tar e pre­ver to­das as in­for­ma­ções pos­sí­veis em pa­pel. Já Bengt Holms­tröm faz es­tu­dos so­bre os in­cen­ti­vos que mo­vem os agen­tes no mun­do cor­po­ra­ti­vo e o seu im­pac­to em pos­sí­veis pro­ble­mas de li­qui­dez du­ran­te cri­ses fi­nan­cei­ras. Ele fez es­tu­dos con­si­de­ra­dos im­por­tan­tes, no fim da dé­ca­da de 1970, so­bre in­cen­ti­vos que mo­vem os agen­tes no mun­do cor­po­ra­ti­vo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.