Sa­ma­ku­va fe­li­ci­ta Gu­ter­res

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O pre­si­den­te da UNITA, Isaías Sa­ma­ku­va, en­vi­ou, na se­gun­da-fei­ra, uma men­sa­gem de fe­li­ci­ta­ções ao ex­pri­mei­ro-mi­nis­tro por­tu­guês, An­tó­nio Gu­ter­res, pe­la sua elei­ção ao car­go de Se­cre­tá­rio-Ge­ral da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU).

Na men­sa­gem a que o Jor­nal de An­go­la te­ve aces­so, o lí­der do mai­or par­ti­do na opo­si­ção re­al­ça a ex­pe­ri­ên­cia de­mons­tra­da por An­tó­nio Gu­ter­res nos al­tos car­gos que já exer­ceu na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca de Por­tu­gal, no Con­se­lho da Eu­ro­pa, na In­ter­na­ci­o­nal So­ci­a­lis­ta e nas Na­ções Uni­das.

Isaías Sa­ma­ku­va acen­tua as ac­ções de re­le­vo de­sen­vol­vi­das por Gu­ter­res no re­for­ço das ins­ti­tui­ções de­mo­crá­ti­cas e na res­pos­ta às cri­ses hu­ma­ni­tá­ri­as, que afec­ta­ram e afec­tam os re­fu­gi­a­dos e des­lo­ca­dos em to­do o mun­do.

Se­gun­do o pre­si­den­te da UNITA, com es­se de­sem­pe­nho, é su­fi­ci­en­te­men­te de­mons­tra­ti­va a ca­pa­ci­da­de e o mé­ri­to de An­tó­nio Gu­ter­res exer­cer o car­go tão im­por­tan­te da mai­or tri­bu­na po­lí­ti­ca mun­di­al. Na men­sa­gem, Sa­ma­ku­va de­se­ja, em seu no­me e no da UNITA, mui­tos êxi­tos ao no­vo Se­cre­tá­rio-Ge­ral da ONU.

An­tó­nio Gu­ter­res foi for­mal­men­te elei­to por acla­ma­ção, pe­lo Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das, no dia 6 des­te mês, em subs­ti­tui­ção do sul-co­re­a­no Ban Ki-mo­on, que exer­ceu o car­go nos úl­ti­mos dez anos.

Por­tu­gal, na voz da se­cre­tá­ria de Es­ta­do dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e da Co­o­pe­ra­ção, Te­re­sa Ri­bei­ro, agra­de­ceu o “apoio ac­ti­vo” de An­go­la ao por­tu­guês An­tó­nio Gu­ter­res. “Por­tu­gal es­tá gra­to a tu­do quan­to An­go­la tem fei­to nes­se do­mí­nio”, dis­se Te­re­sa Ri­bei­ro, no fi­nal de um en­con­tro com a sua ho­mó­lo­ga an­go­la­na, Ân­ge­la Bra­gan­ça, no pri­mei­ro dia da sua re­cen­te vi­si­ta a An­go­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.