Rei Fe­li­pe de Es­pa­nha ou­ve par­ti­dos po­lí­ti­cos

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Rei de Es­pa­nha con­vo­cou on­tem no­vas con­sul­tas aos re­pre­sen­tan­tes dos par­ti­dos po­lí­ti­cos com as­sen­to par­la­men­tar pa­ra os di­as 24 e 25 des­te mês, na ex­pec­ta­ti­va de evi­tar a re­a­li­za­ção de no­vas elei­ções em De­zem­bro. As da­tas pa­ra as no­vas con­sul­tas fo­ram co­mu­ni­ca­das por Fe­li­pe VI à pre­si­den­te do Par­la­men­to es­pa­nhol, Ana Pas­tor.

O pa­lá­cio anun­ci­ou tam­bém que Fe­li­pe vai es­tar pre­sen­te na ci­mei­ra Ibe­ro-ame­ri­ca­na, que se re­a­li­za en­tre 28 e 29 de Ou­tu­bro em Car­ta­ge­na das Ín­di­as, na Colôm­bia.

A no­va ron­da de con­sul­tas anun­ci­a­da irá acon­te­cer seis di­as an­tes de ter­mi­nar o pra­zo pa­ra a re­a­li­za­ção de um de­ba­te de in­ves­ti­du­ra no par­la­men­to es­pa­nhol e, des­ta for­ma, ten­tar evi­tar a re­a­li­za­ção de no­vas elei­ções, as ter­cei­ras num pe­río­do de um ano, no pró­xi­mo mês de De­zem­bro.

O dia 31 de Ou­tu­bro é a da­ta-li­mi­te pa­ra que exis­ta um no­vo pri­mei­ro-mi­nis­tro in­ves­ti­do. Um even­tu­al no­vo de­ba­te po­lí­ti­co de in­ves­ti­du­ra já irá acon­te­cer em ple­na con­ta­gem de­cres­cen­te.

Na au­sên­cia de uma pro­pos­ta de um can­di­da­to, se­rá de­sen­ca­de­a­da a dis­so­lu­ção das du­as câ­ma­ras do par­la­men­to e a con­vo­ca­ção de no­vas elei­ções ge­rais “nu­ma al­tu­ra cons­ti­tu­ci­o­nal­men­te ade­qua­da”. Em co­mu­ni­ca­do, a Ca­sa Re­al Es­pa­nho­la ex­pli­cou que o Rei Fe­li­pe VI che­gou a acor­do com Ana Pas­tor pa­ra, qua­tro di­as an­tes das con­sul­tas com os par­ti­dos, a 20 de Ou­tu­bro, a pre­si­den­te do Par­la­men­to en­tre­gar “uma re­la­ção dos re­pre­sen­tan­tes de­sig­na­dos pe­los gru­pos par­ti­dá­ri­os com re­pre­sen­ta­ção par­la­men­tar” com os quais vai ten­tar en­con­trar um can­di­da­to pa­ra a in­ves­ti­du­ra.

Nes­sa in­for­ma­ção, a pre­si­den­te do Con­gres­so dos De­pu­ta­dos (câ­ma­ra bai­xa do Par­la­men­to es­pa­nhol) co­mu­ni­ca quem re­pre­sen­ta o Par­ti­do So­ci­a­lis­ta Ope­rá­rio Es­pa­nhol (PSOE), após a de­mis­são de Pe­dro Sán­chez do car­go de se­cre­tá­rio-ge­ral do par­ti­do.

Após a re­pe­ti­ção das elei­ções ge­rais, a dia 26 de Ju­nho, o Rei Fe­li­pe VI con­vo­cou os lí­de­res po­lí­ti­cos em fi­nais de Ju­lho pa­ra uma no­va ron­da de con­sul­tas e ten­tar uma no­va in­ves­ti­du­ra. Um mês de­pois, o lí­der do Par­ti­do Po­pu­lar (PP) e pri­mei­ro-mi­nis­tro em fun­ções, Ma­ri­a­no Ra­joy, não con­se­guiu o vo­to de con­fi­an­ça do he­mi­ci­clo. Foi a qu­ar­ta ron­da de con­sul­tas des­de as elei­ções de 20 de De­zem­bro de 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.