Com­ba­tes em Be­ni fi­ze­ram dez mor­tos

Jornal de Angola - - MUNDO -

Pe­lo me­nos, dez pes­so­as fo­ram mor­tas em con­fron­tos en­tre o exér­ci­to con­go­lês e pre­su­mí­veis re­bel­des ugan­de­ses em Be­ni, no leste da RDC, no­ti­ci­a­ram mei­os de co­mu­ni­ca­ção lo­cais, ci­tan­do um res­pon­sá­vel da so­ci­e­da­de ci­vil lo­cal.

Gil­bert Kam­ba­le, pre­si­den­te da So­ci­e­da­de Ci­vil de Be­ni, ci­da­de do nor­te da pro­vín­cia do Ki­vu-Nor­te, afir­mou que “pre­su­mí­veis mem­bros das For­ças De­mo­crá­ti­cas Ali­a­das ata­ca­ram Be­ni du­ran­te a noi­te pe­lo nor­te” e “oi­to ci­vis fo­ram mor­tos a ti­ro, um mi­li­tar foi mor­to e um pre­su­mí­vel mi­li­ci­a­no ADF tam­bém foi mor­to.”

Mak Ha­zu­kay, por­ta-voz do exér­ci­to na re­gião, con­tac­ta­do por te­le­fo­ne a par­tir de Go­ma, ca­pi­tal do Ki­vu-Nor­te, dis­se que “as For­ças Ar­ma­das da RDC in­ter­cep­ta­ram mem­bros das For­ças De­mo­crá­ti­cas Ali­a­das e, nos ti­ro­tei­os, fo­ram mor­tos ci­vis e mi­li­ta­res.” Des­de Ou­tu­bro de 2014, que per­to de 700 pes­so­as fo­ram mor­tas nu­ma sé­rie de ata­ques, na re­gião de Be­ni. Num ata­que per­pe­tra­do em Agos­to, fo­ram mor­tos mais de 50 ci­vis. A Mis­são da ONU na RDC (Mo­nus­co) e o Go­ver­no con­go­lês atri­bu­em os ata­ques a com­ba­ten­tes das For­ças De­mo­crá­ti­cas Ali­a­das, gru­po re­bel­de ugan­dês mu­çul­ma­no ins­ta­la­do no leste da RDC des­de 1995.

Es­ta ver­são é pos­ta em cau­sa por in­ves­ti­ga­do­res em No­va Ior­que, se­gun­do os quais as FDA par­ti­lham a res­pon­sa­bi­li­da­de com ou­tros gru­pos ar­ma­dos e com a cum­pli­ci­da­de de al­guns che­fes mi­li­ta­res lo­cais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.