Com­ba­te às do­en­ças une ins­ti­tui­ções

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Os mi­nis­té­ri­os da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia e da Saú­de es­tão a unir si­ner­gi­as pa­ra re­for­çar as in­ves­ti­ga­ções ci­en­tí­fi­cas, com vis­ta a com­ba­ter as causas de do­en­ças que afli­gem a po­pu­la­ção.

A in­for­ma­ção foi da­da pe­la mi­nis­tra da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia, Ma­ria Cân­di­da Tei­xei­ra, du­ran­te uma vi­si­ta ao Mi­nis­té­rio da Saú­de e ao Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Saú­de Pú­bli­ca. Além da abor­da­gem de prevenção de do­en­ças por via in­ves­ti­ga­va, a mi­nis­tra dis­se que as du­as ins­ti­tui­ções vão, den­tro das su­as va­lên­ci­as, tra­tar de as­sun­tos li­ga­dos ao sec­to­res, co­mo la­bo­ra­tó­ri­os, seus mei­os téc­ni­cos e tec­no­ló­gi­cos.

“Em ge­ral va­mos ten­do al­gu­ma in­ves­ti­ga­ção em qua­se to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal, com des­ta­que pa­ra as pro­vín­ci­as da Huí­la, Hu­am­bo, Ben­gue­la e Lu­an­da, em­bo­ra de for­ma tí­mi­da, mas as pre­ten­sões ca­mi­nham pa­ra a in­ves­ti­ga­ção que se quer”, dis­se Ma­ria Cân­di­da Tei­xei­ra.

Pa­ra a ti­tu­lar da pas­ta da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia, ten­do em con­ta a ac­tu­al con­jun­tu­ra do país, vai se ana­li­sar e equa­ci­o­nar as pri­o­ri­da­des pa­ra in­ves­ti­gar por ca­da um dos mi­nis­té­ri­os, iden­ti­fi­car o ca­pi­tal hu­ma­no pa­ra le­var a ca­bo es­tas ta­re­fas. “Es­ta­mos aqui pa­ra em con­jun­to es­tu­dar­mos al­guns as­pec­tos re­fe­ren­tes à in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca na área da saú­de. Pa­ra tal é pre­ci­so que os dois mi­nis­té­ri­os es­te­jam em con­so­nân­cia com os ins­tru­men­tos le­gais que re­gem a in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca pa­ra po­de­rem dar res­pos­ta efi­caz as ques­tões que afli­gem a so­ci­e­da­de”, con­cluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.