An­tó­nia Ribeiro con­cor­re iso­la­da

Jornal de Angola - - DESPORTO - ANTÓNIO DE BRITO |

A psi­có­lo­ga An­tó­nia Ribeiro po­de tor­nar-se na primeira mu­lher a pre­si­dir a uma ins­ti­tui­ção des­por­ti­va em An­go­la. A ex-vi­ce-pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção de Té­nis de Me­sa de­ve su­ce­der no car­go a Fi­lo­me­no For­tes, pre­si­den­te da di­rec­ção ces­san­te, de­pois de dois man­da­tos.

In­te­gra­da nu­ma lis­ta de con­sen­so, An­tó­nia Ribeiro foi pro­pos­ta pe­los as­so­ci­a­dos pa­ra con­cor­rer à pre­si­dên­cia da FATM, cu­jas elei­ções vão ser re­a­li­za­das a 28 des­te mês. A can­di­da­tu­ra foi subs­cri­ta pela As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al da Huí­la, pa­ra di­ri­gir os des­ti­nos da mo­da­li­da­de nos pró­xi­mos qua­tro anos.

Em todo o país, a cam­pa­nha elei­to­ral ini­ci­ou na pas­sa­da sex­ta-fei­ra e ter­mi­na à meia noi­te do dia 27. Com o ob­jec­ti­vo de dar con­ti­nui­da­de ao pro­gra­ma de ac­ção da an­te­ri­or di­rec­ção, An­tó­nia Ribeiro vai apre­sen­tar du­ran­te a cam­pa­nha o seu ma­ni­fes­to elei­to­ral aos as­so­ci­a­dos da Ca­bin­da, Huí­la, Hu­am­bo, Ca­bin­da e Na­mi­be.Na lis­ta de con­sen­so sal­tam à vis­ta dois vi­ce-pre­si­den­tes, de­sig­na­da­men­te Mi­guel Gour­gel (ex-di­rec­tor téc­ni­co) e Igor Monteiro (ex-secretário-ge­ral) car­go ago­ra ocu­pa­do por Ma­nu­el Mo­rais, ex-secretário téc­ni­co da Fe­de­ra­ção.

Abor­da­do so­bre a não re­can­di­da­tu­ra ao car­go, Fi­lo­me­no For­tes re­fe­riu que pri­mou pela de­mo­cra­cia, su­bli­nhan­do que “te­mos de dar opor­tu­ni­da­de a pes­so­as com ide­ais e pro­jec­tos exequí­veis.

An­go­la vai ini­ci­ar a de­fe­sa do tí­tu­lo fren­te à Mo­çam­bi­que no tor­neio mas­cu­li­no de bas­que­te­bol dos VII Jogos da Co­mu­ni­da­de pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC), a de­cor­re­rem de 9 a 19 de De­zem­bro em Lu­an­da, as­sim di­tou o sor­teio re­a­li­za­do sá­ba­do à noi­te, no pa­vi­lhão Mul­tiu­sos do Ki­lam­ba.

Am­bas as se­lec­ções re­e­di­tam à fi­nal da úl­ti­ma edi­ção dos Jogos, dis­pu­ta­da na ci­da­de de Bu­lowayo (Zim­babwe). In­te­gram ain­da a pro­va a Áfri­ca do Sul, que en­fren­ta a Na­mí­bia. Na clas­se fe­mi­ni­na, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal de­ten­to­ra do tro­féu abre a com­pe­ti­ção di­an­te da Na­mí­bia, en­quan­to à Áfri­ca do Sul me­de for­ças com o Zim­babwe, fol­gan­do Mo­çam­bi­que por im­pe­ra­ti­vo de ca­len­dá­rio.

O tor­neio é dis­pu­ta­do no sis­te­ma de to­dos con­tra to­dos a uma mão, sen­do que nas mei­as-fi­nais o pri­mei­ro clas­si­fi­ca­do jo­ga com o quar­to, e o se­gun­do en­fren­ta o ter­cei­ro co­lo­ca­do. Os ven­ce­do­res dis­pu­tam a pos­se do tro­féu. Du­ran­te a ce­ri­mó­nia, o Co­mi­té Or­ga­ni­za­dor dos Jogos da SADC pro­ce­deu igual­men­te a tri­a­gem do sor­teio nas modalidades do fu­te­bol e net­ball. Com ex­cep­ção fei­ta a An­go­la no net­ball, os res­tan­tes paí­ses par­ti­ci­pan­tes com­pe­tem no tor­neio. Os Jogos da Áfri­ca Aus­tral con­tem­plam ain­da as modalidades de atle­tis­mo, bo­xe, na­ta­ção, atle­tis­mo, adap­ta­do e té­nis, cu­jos sor­tei­os re­a­li­zam-se um dia an­tes do ar­ran­que da com­pe­ti­ção. No tor­neio de té­nis, An­go­la en­fren­ta na primeira fa­se a Áfri­ca do Sul, Zim­babwe, Botswa­na, Na­mí­bia, Mo­çam­bi­que, Zâm­bia e Le­so­to. Com o ob­jec­ti­vo de ata­car os lu­ga­res de pó­dio nos Jogos, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal es­ta­gia em Es­pa­nha, on­de na quar­ta-fei­ra re­a­li­za o pri­mei­ro jo­go de con­tro­lo com o mis­to de jo­ga­do­res de Mar­bel­la. Quan­to à am­bi­ção de An­go­la nos Jogos, João San­da apon­tou o pó­dio co­mo a me­ta, de mo­do a me­lho­rar a úl­ti­ma clas­si­fi­ca­ção. “Es­ta­mos a tra­ba­lhar com es­sa pre­ten­são. Pen­so que va­mos es­tar em con­di­ções de dig­ni­fi­car o país”, avan­çou con­fi­an­te o di­rec­tor téc­ni­co da FAT.

A se­lec­ção de ju­do, nas du­as classes, tra­ba­lha com afin­co pa­ra de­fen­der as três me­da­lhas de ouro con­quis­ta­das nos Jogos de Bu­lowayo. Em Lu­an­da a equi­pa na­ci­o­nal pre­ten­de re­pe­tir a pro­e­za da pro­va dis­pu­ta­da no Zim­babwe. “Es­ta­mos a tra­ba­lhar com um gru­po mui­to for­te e ca­paz de su­bir ao pó­dio. Es­ta­re­mos re­pre­sen­ta­dos no tor­neio com 16 atle­tas, sen­do oi­to mas­cu­li­nos e igual nú­me­ro em fe­mi­ni­nos”, ga­ran­tiu o pre­si­den­te ces­san­te do or­ga­nis­mo fe­de­ra­ti­vo, Pau­lo N'zin­ga.

Par­ti­ci­pam nos Jogos da Co­mu­ni­da­de du­as mil pes­so­as, en­tre atle­tas, téc­ni­cos e di­ri­gen­tes, re­pre­sen­tan­do os dez paí­ses da Re­gião 5, de­sig­na­da­men­te An­go­la, Botswa­na, Le­so­to, Ma­lawi, Mo­çam­bi­que, Na­mí­bia, Áfri­ca do Sul, Su­a­zi­lân­dia, Zâm­bia e Zim­babwe.

DOMBELE BERNARDO

Paí­ses par­ti­ci­pan­tes reu­ni­ram em Lu­an­da pa­ra ava­li­ar o ní­vel de pron­ti­dão da má­qui­na mon­ta­da por An­go­la pa­ra aco­lher com êxi­to a com­pe­ti­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.