Lu­an­da pre­pa­ra Ta­ça In­de­pen­dên­cia

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Os clu­bes de Lu­an­da que dis­pu­tam o Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol I Di­vi­são, Gi­ra­bo­la ZAP, têm em car­tei­ra a dis­pu­ta do Tor­neio In­de­pen­dên­cia, no mês de No­vem­bro, de mo­do a evi­tar que as equi­pas ob­ser­vem um de­fe­so pro­lon­ga­do.

Com a su­per­vi­são da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Lu­an­da (APFL), or­ga­nis­mo pre­si­di­do por Do­min­gos To­más, as agre­mi­a­ções da ca­pi­tal do país, ex­cep­tu­an­do o Ka­bus­corp do Pa­lan­ca, que não ade­riu, mar­ca­ram pa­ra o dia 12 de No­vem­bro o iní­cio da pro­va, que vai ser dis­pu­ta­do no sis­te­ma de to­dos con­tra to­dos a uma vol­ta.

Con­fir­ma­ram pre­sen­ça no tor­neio 1º de Agos­to, Pe­tro de Lu­an­da, Ben­fi­ca de Lu­an­da, In­ter­clu­be, Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga e ASA. Pa­ra o efei­to, foi re­a­li­za­da sex­ta-fei­ra, na se­de do clu­be da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, no bair­ro Ro­cha Pin­to, uma reu­nião en­tre os pre­si­den­tes das agre­mi­a­ções e che­fes de de­par­ta­men­to da mo­da­li­da­de.

Pa­ra a primeira jor­na­da, a 12 de No­vem­bro, es­tão agen­da­dos os jogos In­te­clu­be-Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, às 15h00, e Ben­fi­ca de Lu­an­da-Pe­tro de Lu­an­da, às 17h00, en­quan­to no dia se­guin­te às 15h00 o ASA de­fron­ta o 1º de Agos­to, no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal dos Co­quei­ros. O sem­pre es­cal­dan­te 1º de Agos­to-Pe­tro de Lu­an­da acon­te­ce na ter­cei­ra ron­da, às 15h30 do dia 20, nos Co­quei­ros.

É igual­men­te in­ten­ção dos clu­bes dis­pu­tar em Fe­ve­rei­ro um tor­neio com as mes­mas equi­pas, an­tes do ar­ran­que do pró­xi­mo Gi­ra­bo­la. As­sim os jo­ga­do­res vão cum­prir fé­ri­as em De­zem­bro e re­gres­sam ao tra­ba­lho em Janeiro. A primeira jor­na­da do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de­ve ser ca­len­da­ri­za­da pa­ra Mar­ço.

Reu­nião alar­ga­da

Do­min­gos To­más dis­se sá­ba­do que vai reu­nir, no fi­nal do mês, com os clu­bes e jor­na­lis­tas, pa­ra abor­dar as­pec­tos re­la­ci­o­na­dos com a mo­da­li­da­de em Lu­an­da. Em de­cla­ra­ções à An­gop, por oca­sião da sua to­ma­da de pos­se, na União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos, o di­ri­gen­te as­so­ci­a­ti­vo des­ta­cou que o en­con­tro ser­vi­rá pa­ra dis­cu­tir o fu­te­bol e pro­jec­tar a ac­tu­a­ção da APFL nos pró­xi­mos qua­tro anos.

To­más sa­li­en­tou que du­ran­te os di­as de de­ba­te vai ser da­da pri­ma­zia aos pon­tos da li­nha de for­ça do seu man­da­to, que são o com­ba­te à adul­te­ra­ção de idade e de iden­ti­fi­ca­ção, for­ma­ção de qu­a­dros e a massificação do fu­te­bol jo­vem.

No seu ter­cei­ro man­da­to, num con­su­la­do ini­ci­a­do em 2008, o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Lu­an­da re­fe­riu que tam­bém vai apro­vei­tar a oca­sião pa­ra cha­mar aten­ção aos clu­bes que não re­a­li­za­ram as su­as elei­ções.

De acor­do com o pre­si­den­te, dos 62 clu­bes inscritos na APFL, ape­nas 12 cum­pri­ram com o ci­clo olím­pi­co, o que não é bom pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da mo­da­li­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.