FAA de­sen­vol­vem pro­gra­ma pa­ra ga­ran­tir au­to-sus­ten­ta­ção

Jornal de Angola - - PARTADA - GA­BRI­EL BUNGA |

As For­ças Ar­ma­das An­go­la­nas es­tão a de­sen­vol­ver um pro­gra­ma no do­mí­nio agro­pe­cuá­rio que vi­sa ga­ran­tir a au­to-su­fi­ci­ên­cia ali­men­tar dos mi­li­ta­res, in­for­mou, em Lu­an­da, o ge­ne­ral Agos­ti­nho Gas­par, con­se­lhei­ro do Che­fe de Es­ta­do-Mai­or Ge­ne­ral das FAA pa­ra a área Ju­rí­di­ca e Cons­ti­tu­ci­o­nal.

Agos­ti­nho Gas­par, que fa­la­va na ses­são de aber­tu­ra de uma con­fe­rên­cia so­bre o Dia Mun­di­al da Ali­men­ta­ção, as­si­na­la­do on­tem, re­fe­riu que o pro­gra­ma vi­sa ain­da po­ten­ci­a­li­zar o va­lor de ali­men­ta­ção pa­ra a nu­tri­ção e cri­ar a au­to­no­mia na pro­du­ção de ali­men­tos no seio das FAA, num fu­tu­ro ime­di­a­to.

O fim do con­fli­to ar­ma­do e os ga­nhos da paz, dis­se, trou­xe­ram tam­bém vá­ri­os fac­to­res co­mo a re­du­ção de exer­cí­ci­os fí­si­cos, os ex­ces­sos ali­men­ta­res e o uso ex­ces­si­vo de be­bi­das al­coó­li­cas.

Es­tes fac­to­res, acres­cen­tou, cons­ti­tu­em uma pre­o­cu­pa­ção por­que fa­ci­li­tam o cres­ci­men­to de do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, hi­per­ten­são ar­te­ri­al e di­a­be­tes, que cons­ti­tu­em uma das prin­ci­pais cau­sas de mor­ta­li­da­de no país e em par­ti­cu­lar no seio das FAA.

O ge­ne­ral cha­mou a aten­ção pa­ra a ne­ces­si­da­de que se de­ve ter em re­la­ção aos pro­du­tos de ori­gem ani­mal e ve­ge­tal que pos­su­em di­o­xi­na e que se en­con­tram em fran­gos co­mer­ci­a­li­za­dos em todo o mun­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.