Ac­ti­vi­da­de pes­quei­ra no Bengo com mais cen­tros de fis­ca­li­za­ção

Jornal de Angola - - PARTADA - PE­DRO BICA | Ca­xi­to

Mais cen­tros de fis­ca­li­za­ção pes­quei­ra e de aqui­cul­tu­ra vão ser ins­ta­la­dos, em bre­ve, na pro­vín­cia do Bengo, com vis­ta a uma fis­ca­li­za­ção mais ri­go­ro­sa da ac­ti­vi­da­de na re­gião, anun­ci­ou on­tem o di­rec­tor pro­vin­ci­al das Pes­cas.

Pes­soa Ma­nu­el Jo­sé dis­se que o pro­jec­to, de ini­ci­a­ti­va mi­nis­te­ri­al, traz mui­tos be­ne­fí­ci­os pa­ra a pro­vín­cia que, nes­te mo­men­to, dis­põe de ape­nas um cen­tro re­gi­o­nal na co­mu­na da Bar­ra do Dan­de, ape­tre­cha­do com um sis­te­ma de mo­ni­to­ri­za­ção por sa­té­li­te e rá­di­os de co­mu­ni­ca­ção ter­ra-mar SSB, VHF e HF. Ape­sar de úni­ca, a in­fra-es­tru­tu­ra fa­ci­li­ta a lo­ca­li­za­ção e o con­tro­lo das em­bar­ca­ções de pes­cas.

O res­pon­sá­vel fez sa­ber que, até ao mo­men­to, es­tão ca­das­tra­dos cer­ca 3.660 pes­ca­do­res, 21 co­o­pe­ra­ti­vas le­ga­li­za­das e co­mo re­sul­ta­do 591 pes­ca­do­res or­ga­ni­za­dos.

Pes­soa Jo­sé anun­ci­ou que, des­de o mês de Janeiro até ao mo­men­to, foi cap­tu­ra­do, na pro­vín­cia do bengo, um to­tal de 22.948.5 to­ne­la­das de pei­xes di­ver­sos, na pes­ca ma­rí­ti­ma, e 3.924.5 to­ne­la­das de ti­lá­pia e ba­gre, na con­ti­nen­tal.

A ní­vel da pes­ca se­mi-in­dus­tri­al, atin­gi­ram 338 to­ne­la­das de pes­ca­do di­ver­so cap­tu­ra­das. Os da­dos fo­ram apu­ra­dos na pla­ca de des­car­ga do in­ter­pos­to de ven­da da em­pre­sa Hai­lif-An­go­la, com se­de na co­mu­na da Bar­ra do Dan­de.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al das Pes­cas do Bengo es­cla­re­ceu que, ac­tu­al­men­te, a fro­ta ma­rí­ti­ma da re­gião pos­sui ape­nas 200 em­bar­ca­ções equi­pa­das com mo­tor e 115 que não es­tão equi­pa­das, si­tu­a­ção que di­fi­cul­ta o au­men­to dos ní­veis de cap­tu­ra do pes­ca­do.

Até ao mo­men­to, fo­ram emi­ti­das 101 li­cen­ças pa­ra a pes­ca ar­te­sa­nal e ma­rí­ti­ma, o que per­mi­tiu ar­re­ca­dar mais de 911.020 de kwan­zas, de­po­si­ta­dos na con­ta do Fun­do de Apoio ao De­sen­vol­vi­men­to da In­dús­tria Pes­quei­ra e da Aqui­cul­tu­ra. “Va­mos con­ti­nu­ar a fa­zer o nos­so tra­ba­lho, em­bo­ra de­va­mos re­co­nhe­cer que te­mos pou­ca ca­pa­ci­da­de de co­ber­tu­ra por fal­ta de mei­os téc­ni­cos e hu­ma­nos pa­ra um me­lhor con­tro­lo e fis­ca­li­za­ção. Te­mos ape­nas oi­to fis­cais”, la­men­tou o di­rec­tor das Pes­cas.

Fo­men­to da aqui­cul­tu­ra co­mu­nal

O pro­gra­ma de fo­men­to de aqua­cul­tu­ra con­tem­plou a mon­ta­gem de 15 gai­o­las aquí­co­las, a cons­tru­ção de um ar­ma­zém de re­ten­ção de ra­ção, o po­vo­a­men­to de gai­o­las com qua­tro mil al­vi­nos em qua­tro tan­ques e be­ne­fi­ci­ou trin­ta pes­so­as.

O res­pon­sá­vel das Pes­cas no Bengo in­di­cou que, na lo­ca­li­da­de da Ibén­dua, fo­ram já es­ca­va­dos sete tan­ques de ter­ra ba­ti­da, cu­ja fi­na­li­da­de é o seu po­vo­a­men­to com a ti­lá­pia e be­ne­fi­ci­ar 56 pes­ca­do­res de oi­to co­o­pe­ra­ti­vas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.