Aber­to inqué­ri­to pa­ra apu­rar mor­tes

Jornal de Angola - - PARTADA - AN­TÓ­NIO GONÇALVES

A de­le­ga­ção pro­vin­ci­al de Benguela do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or cri­ou on­tem uma co­mis­são de inqué­ri­to pa­ra apu­rar as cau­sas que es­ti­ve­ram na ba­se do tu­mul­to ocor­ri­do na ma­dru­ga­da de do­min­go nes­ta ci­da­de e que pro­vo­cou a mor­te de oi­to pes­so­as, ví­ti­mas de as­fi­xia, e o fe­ri­men­to a 40 ou­tras, du­ran­te um fes­ti­val mu­si­cal re­a­li­za­do pe­la LS Pro­du­ções em par­ce­ria com a “Afro Mu­sic Chan­nel”. Se­gun­do apu­rou o

a co­mis­são de inqué­ri­to é for­ma­da por mem­bros do Co­man­do Pro­vin­ci­al de Benguela da Po­lí­cia Na­ci­o­nal e in­te­gra a en­ti­da­de or­ga­ni­za­do­ra do es­pec­tá­cu­lo. A co­mis­são en­de­re­çou já às fa­mí­li­as en­lu­ta­das os mais pro­fun­dos sen­ti­men­tos de pe­sar.

O in­ci­den­te ocor­reu no es­tá­dio do Clu­be Na­ci­o­nal de Benguela, on­de de­cor­ria o fes­ti­val, quan­do cer­ca da 01h00 de do­min­go, em que se pre­via o en­cer­ra­men­to do es­pec­tá­cu­lo ini­ci­a­do às 16 ho­ras de sá­ba­do, a mul­ti­dão so­li­ci­tou a pre­sen­ça em pal­co de um mú­si­co que ti­nha a cer­te­za que es­ta­ria pre­sen­te no pa­vi­lhão e a or­ga­ni­za­ção re­tor­quiu que o mes­mo não fa­zia par­te do elen­co de 30 ar­tis­tas pro­ve­ni­en­tes de Lu­an­da. Se­gun­do tes­te­mu­nhas, em fa­ce dis­so, a mul­ti­dão co­me­çou a ar­re­mes­sar la­tas e gar­ra­fas de be­bi­das pa­ra o pal­co, o que ge­rou al­gu­ma con­fu­são. Quan­do a Po­lí­cia ten­tou dis­per­sar a mul­ti­dão en­fu­re­ci­da, o pâ­ni­co ins­ta­lou-se por to­da a as­sis­tên­cia, uma si­tu­a­ção que, se­gun­do as tes­te­mu­nhas, ori­gi­nou que mui­tos pre­sen­tes fos­sem pi­sa­dos quan­do ten­ta­vam es­ca­par do gás la­cri­mo­gé­neo pe­la úni­ca por­ta de saí­da dis­po­ní­vel.

Se­gun­do ain­da as tes­te­mu­nhas, a si­tu­a­ção agra­vou-se pe­lo fac­to de a Po­lí­cia ter en­cer­ra­do os por­tões do es­tá­dio, o que obri­gou as pes­so­as a pu­la­rem os mu­ros do es­ta­be­le­ci­men­to, que são al­tos.

Das oi­to ví­ti­mas mor­tais con­ta­bi­li­za­das até on­tem, a que ten­tou sal­tar o mu­ro mor­reu no lo­cal, en­quan­to as ou­tras se­te vi­e­ram a mor­rer no Hos­pi­tal Ge­ral de Benguela, on­de até à tar­de de on­tem se en­con­tra­vam em cui­da­dos mé­di­cos e em re­cu­pe­ra­ção os 40 fe­ri­dos.

A or­ga­ni­za­ção do fes­ti­val, LS Pro­du­ções, in­for­mou an­te­ri­or­men­te que es­pe­ra­va 15.000 es­pec­ta­do­res pa­ra o es­pec­tá­cu­lo, que reu­niu can­to­res co­mo Big Ne­lo, Pu­to Por­tu­guês, Ary, Yo­la Se­me­do, Yu­ri da Cu­nha, Ma­ti­as Da­má­sio e Yo­la Araújo, en­tre ou­tros.

FRAN­CIS­CO BER­NAR­DO

A ci­da­de das acá­ci­as ru­bras acor­dou do­min­go com a no­tí­cia da tragédia em con­cer­to mu­si­cal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.