Administradores em formação
Os administradores municipais adjuntos dos 14 municípios da Província de Malanje são capacitados desde ontem em matérias de gestão administrativa. A formação é promovida pelo Ministério da Administração do Território, através do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).
Os participantes a formação com duração de duas semanas estão a abordar matérias relacionadas com o regime jurídico, organização, tutela administrativa, transgressões e contenciosos, competências, procedimentos e normas administrativas.
O planeamento e desenvolvimento económico local e social, indicadores de desenvolvimento sustentável, estratégico, operacional e o ordenamento do território, constam também dos conteúdos que vão ser ministrados durante a formação sobre a gestão administrativa.
Na abertura dos trabalhos, o secretário do Governo da Província de Malanje, José Francisco Manuel, disse que a formação se enquadra no cumprimento do Plano Nacional de Formação de Quadros que visa capacitar os titulares dos cargos de direcção e chefias da administração local e central de Estado.
José Manuel acrescentou que a formação visa igualmente dotar os quadros sobre as técnicas de gestão dos recursos das administrações e transmitir os princípios éticos e deontológicos, bem como de valores que contribuam para o desenvolvimento da administração pública.
Capacitar os quadros da administração do Estado é uma aposta na prestação dos serviços públicos de qualidade, disse José Manuel, que prosseguiu: “AAdministração Pública, sendo um dos aparelhos mais importantes de qualquer sociedade, tem como dever a satisfação das necessidades de todos os cidadãos”.
O administrador adjunto de Calandula, Elvis Aleixo, disse que a formação é uma mais-valia para os quadros do governo local na melhoria da gestão administrativa pública. A administradora adjunta de Malanje, Ernestina Miguel, agradeceu o gesto do IFAL.