Ad­mi­nis­tra­do­res em for­ma­ção

Jornal de Angola - - POLÍTICA - LUÍ­SA VICTORIANO |

Os ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais ad­jun­tos dos 14 mu­ni­cí­pi­os da Pro­vín­cia de Ma­lan­je são ca­pa­ci­ta­dos des­de on­tem em ma­té­ri­as de ges­tão ad­mi­nis­tra­ti­va. A for­ma­ção é pro­mo­vi­da pe­lo Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, atra­vés do Ins­ti­tu­to de For­ma­ção da Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal (IFAL).

Os par­ti­ci­pan­tes a for­ma­ção com du­ra­ção de du­as se­ma­nas es­tão a abor­dar ma­té­ri­as re­la­ci­o­na­das com o re­gi­me ju­rí­di­co, or­ga­ni­za­ção, tu­te­la ad­mi­nis­tra­ti­va, trans­gres­sões e con­ten­ci­o­sos, com­pe­tên­ci­as, pro­ce­di­men­tos e nor­mas ad­mi­nis­tra­ti­vas.

O pla­ne­a­men­to e de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co lo­cal e so­ci­al, in­di­ca­do­res de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, es­tra­té­gi­co, ope­ra­ci­o­nal e o or­de­na­men­to do ter­ri­tó­rio, cons­tam tam­bém dos con­teú­dos que vão ser mi­nis­tra­dos du­ran­te a for­ma­ção so­bre a ges­tão ad­mi­nis­tra­ti­va.

Na aber­tu­ra dos tra­ba­lhos, o se­cre­tá­rio do Go­ver­no da Pro­vín­cia de Ma­lan­je, Jo­sé Fran­cis­co Ma­nu­el, dis­se que a for­ma­ção se en­qua­dra no cum­pri­men­to do Pla­no Na­ci­o­nal de For­ma­ção de Qua­dros que vi­sa ca­pa­ci­tar os ti­tu­la­res dos car­gos de di­rec­ção e che­fi­as da ad­mi­nis­tra­ção lo­cal e cen­tral de Es­ta­do.

Jo­sé Ma­nu­el acres­cen­tou que a for­ma­ção vi­sa igual­men­te do­tar os qua­dros so­bre as téc­ni­cas de ges­tão dos re­cur­sos das ad­mi­nis­tra­ções e trans­mi­tir os prin­cí­pi­os éti­cos e de­on­to­ló­gi­cos, bem co­mo de va­lo­res que con­tri­bu­am pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca.

Ca­pa­ci­tar os qua­dros da ad­mi­nis­tra­ção do Es­ta­do é uma apos­ta na pres­ta­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos de qua­li­da­de, dis­se Jo­sé Ma­nu­el, que pros­se­guiu: “AAd­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, sen­do um dos apa­re­lhos mais im­por­tan­tes de qual­quer so­ci­e­da­de, tem co­mo de­ver a sa­tis­fa­ção das ne­ces­si­da­des de to­dos os ci­da­dãos”.

O ad­mi­nis­tra­dor ad­jun­to de Ca­lan­du­la, El­vis Alei­xo, dis­se que a for­ma­ção é uma mais-va­lia pa­ra os qua­dros do go­ver­no lo­cal na me­lho­ria da ges­tão ad­mi­nis­tra­ti­va pú­bli­ca. A ad­mi­nis­tra­do­ra ad­jun­ta de Ma­lan­je, Er­nes­ti­na Miguel, agra­de­ceu o ges­to do IFAL.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.