Ma­ri­nha dos Es­ta­dos Uni­dos foi al­vo de ata­que de mís­seis

Jornal de Angola - - MUNDO -

A Ma­ri­nha dos Es­ta­dos Uni­dos con­fir­mou on­tem que ne­nhum dos seus na­vi­os foi atin­gi­do no ata­que em ca­deia com mís­seis no Mar Ver­me­lho, sem re­fe­rir exac­ta­men­te o nú­me­ro de dis­pa­ros nem que gru­pos es­tão por trás dos ata­que.

O ofi­ci­al de De­fe­sa dos Es­ta­dos Uni­dos dis­se que o ata­que acon­te­ceu na noi­te de sá­ba­do. Ele ex­pli­cou que não es­tá cla­ro quan­tos mís­seis ter­ra­ter­ra fo­ram dis­pa­ra­dos con­tra os na­vi­os de guer­ra USS Ma­son, USS Nit­ze e USS Pon­ce.

O USS Ma­son, que no iní­cio da se­ma­na per­cor­reu águas in­ter­na­ci­o­nais ao lon­go do li­to­ral do Ié­men, con­tra­a­ta­cou, se­gun­do o ofi­ci­al. “Es­ta­mos ci­en­tes dos re­la­tos e es­ta­mos a ava­li­ar a si­tu­a­ção. To­dos os nos­sos na­vi­os e tri­pu­la­ções es­tão se­gu­ros e ile­sos”, afir­mou ou­tro fun­ci­o­ná­rio de De­fe­sa dos EUA, nu­ma re­ac­ção apa­ren­te­men­te cau­te­lo­sa.

Se­gun­do a im­pren­sa in­ter­na­ci­o­nal, os ata­ques se­ri­am os mais sé­ri­os até ago­ra na es­ca­la­da do en­vol­vi­men­to nor­te-ame­ri­ca­no na vi­o­len­ta guer­ra ci­vil que já dei­xou 6.800 mor­tos, 35.000 fe­ri­dos e pe­lo me­nos três mi­lhões de pes­so­as des­lo­ca­das des­de o iní­cio das ope­ra­ções da co­li­ga­ção li­de­ra­da pe­la Ará­bia Sau­di­ta.

Ofi­ci­ais res­sal­ta­ram que Washing­ton quer evi­tar se apro­fun­dar em mais uma guer­ra nes­ta re­gião, on­de, em di­fe­ren­tes graus, os EUA já es­tão pre­sen­tes nos con­fli­tos do Afe­ga­nis­tão, do Ira­que, da Lí­bia e da Sí­ria.

Na quin­ta-fei­ra, cin­co mís­seis de cru­zei­ro To­mahawk fo­ram lan­ça­dos pe­los nor­te-ame­ri­ca­nos con­tra ra­da­res em ter­ri­tó­ri­os con­tro­la­dos por huthis no li­to­ral do Mar Ver­me­lho, de­pois que re­bel­des apoi­a­dos pe­lo Irão lan­ça­ram fo­gue­tes con­tra o USS Ma­son du­as ve­zes, em qua­tro di­as.

Os mi­li­ta­res nor­te-ame­ri­ca­nos in­sis­tem que con­tra-ata­ca­ram em le­gí­ti­ma de­fe­sa. Já os re­bel­des huthis ne­gam os ata­ques e acu­sam a Co­li­ga­ção Ará­be de ata­car al­vos ci­vis.

Em­bo­ra os EUA con­ti­nu­am a for­ne­cer apoio lo­gís­ti­co à co­li­ga­ção li­de­ra­da pe­la Ará­bia Sau­di­ta, na quin­ta-fei­ra foi a pri­mei­ra vez que os nor­te-ame­ri­ca­nos exe­cu­ta­ram uma ac­ção di­rec­ta con­tra os re­bel­des, cau­san­do uma sé­rie de da­nos nas fi­lei­ras do gru­po huthis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.