Re­cu­pe­ra­dos car­ros rou­ba­dos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A Po­li­cia Na­ci­o­nal re­cu­pe­rou, no fim de se­ma­na, em Lu­an­da, com au­xi­lio do Sis­te­ma Glo­bal de Po­si­ci­o­na­men­to (GPS), du­as vi­a­tu­ras li­gei­ras rou­ba­das.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, o di­rec­tor do Ga­bi­ne­te Ins­ti­tu­ci­o­nal e Im­pren­sa da de­le­ga­ção pro­vin­ci­al do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or, ins­pec­tor­che­fe Ma­teus Ro­dri­gues, dis­se que as vi­a­tu­ras fo­ram rou­ba­das sob ame­a­ça de ar­ma de fo­go. Se­gun­do o ofi­ci­al, de­pois dos pro­pri­e­tá­ri­os te­rem co­mu­ni­ca­do o rou­bo às au­to­ri­da­des po­li­ci­ais foi pos­sí­vel a lo­ca­li­za­ção das vi­a­tu­ra e ini­ci­ar umas rá­pi­da ope­ra­ção pa­ra a re­cu­pe­ra­ção e de­ten­ção de qua­tro pes­so­as.

Pa­ra além da re­cu­pe­ra­ção das vi­a­tu­ras, a Po­lí­cia Na­ci­o­nal apre­en­deu tam­bém qua­tro ar­mas de fo­go do ti­po “AKM-47” e pis­to­las em pos­se dos as­sal­tan­tes.

Com a ins­ta­la­ção do Sis­te­ma Glo­bal de Po­si­ci­o­na­men­to, os da­dos po­dem ser ob­ti­dos em tempo re­al por via in­ter­net. O por­ta-voz da Po­lí­cia lem­brou que além do GPS exis­tem ou­tros sis­te­mas com tec­no­lo­gia dis­tin­ta pa­ra a mo­ni­to­ri­za­ção de veí­cu­los. Os mais avan­ça­dos dão ao trans­por­ta­dor o vi­si­o­na­men­to de to­da ope­ra­ção, per­mi­tin­do ve­ri­fi­car si­tu­a­ções de des­vio de ro­tas, rou­bos, ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de, atra­sos ou pa­ra­gens não per­mi­ti­das.

Des­te mo­do fi­ca-se em pos­se de to­das as mo­vi­men­ta­ções em tempo re­al, com a pos­si­bi­li­da­de de re­di­men­si­o­nar as ope­ra­ções ou ana­li­sar his­tó­ri­cos de per­cur­sos.

“Os ban­di­dos po­dem rou­bar a vi­a­tu­ra, mas fi­cam em pos­se de­la ape­nas o tempo que de­mo­ra a in­ter­ven­ção das for­ças po­li­ci­ais”, as­se­gu­rou o ofi­ci­al da Po­lí­cia.

Da­dos da Po­lí­cia Na­ci­o­nal in­di­cam que na pro­vín­cia de Lu­an­da são rou­ba­das, di­a­ri­a­men­te, qua­tro a cin­co vi­a­tu­ras pa­ra ven­da em ou­tras lo­ca­li­da­des, pa­ra se­rem des­mon­ta­das ou uti­li­za­das pa­ra ac­ções de­li­tu­o­sas, Por es­ta ra­zão, o por­ta-voz da Po­lí­cia Na­ci­o­nal aler­ta aos pro­pri­e­tá­ri­os de vi­a­tu­ras pa­ra re­for­ça­rem os me­ca­nis­mos de se­gu­ran­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.