Fa­mo­sos ho­me­na­ge­a­dos na “Pa­ra­da da fa­ma”

Jornal de Angola - - CULTURA - FRAN­CIS­CO PE­DRO |

Can­to­res, po­lí­ti­cos e des­por­tis­tas an­go­la­nos e es­tran­gei­ros são re­tra­ta­dos em ca­ri­ca­tu­ras di­gi­tais de Nelson Paim, pa­ten­te até ao dia 26, na Ca­sa de Cultura Bra­sil-An­go­la (CCBA), em Lu­an­da.

Num to­tal de 56 qua­dros a co­res, a ex­po­si­ção tem co­mo tí­tu­lo “Ca­ri­ca­tu­ras na pa­ra­da da fa­ma”, nos es­ti­los ca­ri­ca­tu­ra cor­po e ca­ri­ca­tu­ra fa­ci­al, co­mo téc­ni­ca o ar­tis­ta usou tam­bém lá­pis de car­vão e agua­re­la, além da pin­tu­ra di­gi­tal.

Nelson Paim pre­pa­rou a ex­po­si­ção em qua­tro me­ses, e o seu ob­jec­ti­vo é va­lo­ri­zar quer a ca­ri­ca­tu­ra an­go­la­na quer o pa­pel das per­so­na­li­da­des re­tra­ta­das. Os mo­ti­vos dos qua­dros mos­tram Mi­cha­el Jack­son, Akwá, Flá­vio, Yu­ri da Cu­nha, Ary, Na­gre­lha, Pre­to Show, NGN, Kya­ku Kya­daf­fi, Big Ne­lo, Kun­di Paya­ma, Isai­as Sa­ma­ku­va, Am­bró­sio de Le­mos, Mes­si, a equi­pa de fu­te­bol do 1º de Agos­to, en­tre ou­tras fi­gu­ras pú­bli­cas an­go­la­nas e es­tran­gei­ras.

“La­men­ta­vel­men­te a ca­ri­ca­tu­ra ain­da não ocu­pa a di­men­são que de­ve­ria, se a com­pa­rar­mos com as ou­tras ex­pres­sões e es­ti­los ar­tís­ti­cos, por is­so pe­ço aos em­pre­sá­ri­os na­ci­o­nais da­rem o seu apoio às ar­tes vi­su­ais”. Nelson Paim afir­mou o de­se­jo de con­ti­nu­ar a re­tra­tar des­por­tis­tas pa­ra ilus­tra­ção de tex­tos jor­na­lís­ti­cos, por re­co­nhe­cer ha­ver uma com­bi­na­ção es­té­ti­ca além de atrair lei­to­res de jor­nais des­por­ti­vos à se­me­lhan­ça do que acon­te­ce em pe­rió­di­cos eu­ro­peus.

“É meu de­se­jo tra­ba­lhar pa­ra o Jor­nal dos Des­por­tos, pro­du­zin­do car­to­ons e ca­ri­ca­tu­ras, tra­ba­lhos cu­jo va­lor são es­tri­ta­men­te es­té­ti­cos, lon­ge de uma abor­da­gem crí­ti­ca.”

Nelson Paim, que co­me­çou em 2009, sen­te-se or­gu­lho­so por rom­per com o ta­bu, se­gun­do o qual re­tra­tar um pre­si­den­te ou po­lí­ti­cos “é um cri­me.” A ex­po­si­ção pa­ten­te no CCBA, em que a mai­o­ria das ca­ri­ca­tu­ras já fo­ram pu­bli­ca­das no jor­nal di­gi­tal Re­de An­go­la, de­mons­tra a ou­sa­dia do jo­vem ar­tis­ta, que vi­ve des­sa ar­te. “Fe­liz­men­te, vi­vo des­sa ar­te, o que me per­mi­tiu com­prar uma ca­sa es­te ano, em Ta­la­to­na. Em­bo­ra se­jam de­se­nhos im­pres­sos, em es­ti­lo di­gi­tal, se­gun­do o au­tor, fo­ram fei­tos sem in­ter­ven­ção de pro­gra­mas ou de apli­ca­ti­vos in­for­má­ti­cos. “A téc­ni­ca é com ba­se nu­ma fotografia, ela­bo­ro ma­nu­al­men­te o de­se­nho e trans­for­mo em for­ma­to di­gi­tal, ape­nas pa­ra co­lo­rir e cor­ri­gir de­ta­lhes, não uso apli­ca­ti­vos pa­ra cri­ar ca­ri­ca­tu­ras.”

O im­pac­to dos qua­dros, to­dos sem tí­tu­los, le­va di­a­ri­a­men­te de­ze­nas de vi­si­tan­tes ao CCBA, na Bai­xa de Lu­an­da, on­de o ar­tis­ta pro­mo­ve, gra­tui­ta­men­te, ses­sões de re­tra­tos pa­ra os vi­si­tan­tes.

His­tó­ri­co

Ca­ri­ca­tu­ra é uma ex­pres­são ar­tís­ti­ca re­a­li­za­da por de­se­nha­do­res pro­fis­si­o­nais. Tra­ta-se do de­se­nho de uma per­so­na­gem da vi­da re­al, tal co­mo po­lí­ti­cos e ar­tis­tas. En­fa­ti­za e exa­ge­ra as ca­rac­te­rís­ti­cas da pes­soa de uma for­ma hu­mo­rís­ti­ca, as­sim co­mo em al­gu­mas cir­cuns­tân­ci­as acen­tua ges­tos, ví­ci­os e há­bi­tos par­ti­cu­la­res de ca­da in­di­ví­duo.

Iro­nia, cor­po ou ros­to exa­ge­ra­dos, à sá­ti­ra jo­co­sa ou co­mo crí­ti­ca de cos­tu­mes tam­bém ca­rac­te­ri­zam as ca­ri­ca­tu­ras, des­de o sé­cu­lo XVII.

A ar­te é mi­le­nar e tem apli­ca­ções nas in­dús­tri­as grá­fi­ca, têx­til, fo­no­grá­fi­ca e na co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, en­tre ou­tras áre­as co­mer­ci­ais, o que per­mi­tiu a cri­a­ção de apli­ca­ti­vos pa­ra fa­zer ca­ri­ca­tu­ras em di­ver­sas pla­ta­for­mas, tais co­mo “An­droid”, “iOS”, “Win­dows Pho­ne”, “Win­dows” e “Fa­ce­bo­ok”, en­tre ou­tras.

NU­NO FLASH

De­se­nha­dor Nelson Paim (ao cen­tro) em diá­lo­go com os vi­si­tan­tes na mos­tra in­di­vi­du­al “Pa­ra­da da fa­ma” que con­gre­ga de­ze­nas de qua­dros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.