No­vos mol­des no pró­xi­mo ano

Qua­li­fi­ca­ção pa­ra Mun­di­al e Jo­gos Olím­pi­cos por eli­mi­na­tó­ri­as

Jornal de Angola - - DESPORTO - ANAXIMANDRO MA­GA­LHÃES |

Os paí­ses ins­cri­tos na Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Basquetebol As­so­ci­a­do (FIBA) têm o mês de No­vem­bro des­te ano pa­ra se re­gis­ta­rem e anun­ci­a­rem o nú­me­ro de ins­ta­la­ções des­por­ti­vas, co­mo cam­pos, den­tre ou­tros re­qui­si­tos, ten­do em vis­ta os no­vos mol­des de dis­pu­ta do apu­ra­men­to pa­ra o Cam­pe­o­na­to do Mun­do sé­ni­or mas­cu­li­no, a re­a­li­zar-se na Chi­na, em 2019.

A par­tir de No­vem­bro de 2017, anun­ci­ou em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la o se­cre­tá­rio-ge­ral da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Basquetebol (FAB), Tony So­fri­men­to, o ór­gão rei­tor da mo­da­li­da­de dá iní­cio à dis­pu­ta da fa­se de eli­mi­na­tó­ri­as qua­li­fi­ca­ti­vas ao Mun­di­al. Me­di­an­te os cri­té­ri­os das ins­ta­la­ções fi­ca de­fi­ni­do quais os paí­ses com en­tra­da as­se­gu­ra­da na eta­pa qua­li­fi­ca­ti­va.

An­tes, em Maio, a FIBA re­a­li­za o sor­teio das Di­vi­sões A, cons­ti­tuí­das pe­las se­lec­ções dos paí­ses apu­ra­dos pa­ra os cam­pe­o­na­tos dos res­pec­ti­vos con­ti­nen­tes, e B, in­te­gra­da por paí­ses não apu­ra­dos e que ten­tam, por via do sis­te­ma de eli­mi­na­tó­ri­as, dis­cu­tir um lu­gar de aces­so à com­pe­ti­ção.

Na di­vi­são A, da zo­na afri­ca­na, es­ta­rão pre­sen­tes 16 na­ções, na eu­ro­peia 32, na asiá­ti­ca e Oce­a­nia 3, e na ame­ri­ca­na 16. Na di­vi­são B, on­de as equi­pas en­vol­vi­das ten­tam che­gar à sé­rie A, pa­ra des­te mo­do con­ti­nu­ar a aca­len­tar es­pe­ran­ças, dis­pu­tam por Áfri­ca 20 se­lec­ções, Amé­ri­ca 17, Eu­ro­pa 16, e Ásia e Oce­a­nia 16.

Com a im­ple­men­ta­ção do no­vo mo­de­lo, os cam­peões dos dis­tin­tos cam­pe­o­na­tos con­ti­nen­tais dei­xam de apu­rar-se di­rec­ta­men­te pa­ra os cam­pe­o­na­tos do mun­do e Jo­gos Olím­pi­cos.

Pa­ra im­ple­men­tar sem so­bres­sal­tos as mo­di­fi­ca­ções, a Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal ori­en­tou os 176 paí­ses fi­li­a­dos a cri­a­rem a le­gis­la­ção das li­nhas mes­tras, a me­lho­ra­rem as bro­chu­ras, in­di­car um che­fe de es­ta­tís­ti­ca, e cri­ar me­ca­nis­mos lo­gís­ti­cos. Em De­zem­bro do ano em cur­so, a FIBA en­via to­dos os do­cu­men­tos e fi­chas de ins­cri­ção, pa­ra em Abril, as fe­de­ra­ções na­ci­o­nais re­me­te­rem com a in­di­ca­ção dos cam­pos e dois ho­téis de referência. As re­mo­de­la­ções da­que­le or­ga­nis­mo são ex­ten­si­vas ao re­cru­ta­men­to e for­ma­ção de de­le­ga­dos téc­ni­cos, ofi­ci­ais de me­sa, es­ta­tís­ti­ca glo­bal, cri­a­ção de uma pla­ta­for­ma di­gi­tal on­de to­dos os in­ter­ve­ni­en­tes no jo­go pos­sam co­mu­ni­car.

M.MACHANGONGO

Afro­bas­ket dei­xa de ser com­pe­ti­ção de aces­so às fa­ses fi­nais de even­tos de ca­riz pla­ne­tá­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.