Co­reia quer o au­men­to da co­o­pe­ra­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO -

An­go­la e a Co­reia do Sul pro­ta­go­ni­za­ram nos úl­ti­mos qua­tro anos um ra­ro ca­so de cres­ci­men­to im­pe­tu­o­so do vo­lu­me do seu co­mér­cio bi­la­te­ral, pas­san­do de 200 mi­lhões de dó­la­res em 2011 pa­ra dois mil mi­lhões de dó­la­res no ano de 2015.

A re­ve­la­ção foi fei­ta em Lu­an­da pe­lo em­bai­xa­dor da­que­la na­ção asiá­ti­ca em An­go­la, Kim Dong Chan, no even­to que ser­viu pa­ra as­si­na­lar mais um ani­ver­sá­rio da fun­da­ção da Co­reia e es­te ano vi­ra­do, es­sen­ci­al­men­te, pa­ra a ideia de mos­trar ao mercado an­go­la­no o po­ten­ci­al agrí­co­la do país.

A ac­ti­vi­da­de foi mar­ca­da por uma ex­po­si­ção de pro­du­tos da ter­ra e do mar co­re­a­nos, co­mo as mui­to nu­tri­ti­vas al­gas que têm par­ti­ci­pa­ção ex­pres­si­va na di­e­ta do po­vo co­re­a­no, sem es­que­cer a di­ver­si­da­de dos seus ve­ge­tais, igual­men­te es­sen­ci­ais na gas­tro­no­mia co­re­a­na. O em­bai­xa­dor Kim Dong Chan re­al­çou o pa­pel de An­go­la na pro­mo­ção da paz e se­gu­ran­ça glo­bal e lan­çou um ape­lo di­rec­to ao Go­ver­no an­go­la­no pa­ra que aju­de a pe­nín­su­la co­re­a­na (ten­são en­tre o Nor­te e o Sul) a en­con­trar a har­mo­nia e o en­ten­di­men­to en­tre as par­tes.

De­pois de anun­ci­ar uma pos­sí­vel vi­si­ta de Es­ta­do do Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos a Seul no pró­xi­mo ano, su­bli­nhou as áre­as es­pe­cí­fi­cas em que An­go­la gos­ta­ria imen­so de co­o­pe­rar com An­go­la nes­te mo­men­to di­fí­cil da sua eco­no­mia, no­me­a­da­men­te, nos sec­to­res da agri­cul­tu­ra, aqua­cul­tu­ra e se­gu­ran­ça pú­bli­ca.

De acor­do com o em­bai­xa­dor sul-co­re­a­no, Seul e Lu­an­da de­sen­vol­vem con­ver­sa­ções pa­ra o es­ta­be­le­ci­men­to de dois gran­des pro­jec­tos, um re­la­ti­vo à as­sis­tên­cia aos an­ti­gos com­ba­ten­tes e o ou­tro no do­mí­nio am­bi­en­tal.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Em­bai­xa­dor da Co­reia do Sul Kim Dong Chan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.