Vi­la de Ca­te­te aco­lhe o even­to cen­tral na­ci­o­nal

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A co­mu­na de Ca­te­te, mu­ni­cí­pio de Ico­lo e Ben­go, em Lu­an­da, aco­lhe ho­je o ac­to cen­tral na­ci­o­nal das co­me­mo­ra­ções do Dia de Com­ba­te às Do­en­ças por De­fi­ci­ên­cia do Iodo, com in­ter­ven­ções agen­da­das dos mi­nis­tros das Pes­cas, Saú­de, Comércio, In­dús­tria, Educação, Agri­cul­tu­ra e In­te­ri­or e do go­ver­na­dor da pro­vín­cia de Lu­an­da.

Cons­ta do pro­gra­ma ela­bo­ra­do pe­lo Ministério das Pes­cas a abor­da­gem so­bre a “Si­tu­a­ção ac­tu­al da pro­du­ção do sal em An­go­la”, “O con­su­mo do sal io­di­za­do pa­ra a saú­de ani­mal”, “Im­por­tân­cia e be­ne­fí­ci­os do con­su­mo do sal io­di­za­do” e uma in­for­ma­ção so­bre as ac­ti­vi­da­des re­a­li­za­das pe­la Co­mis­são Téc­ni­ca de Io­di­za­ção do Sal em Lu­an­da e nas pro­vín­ci­as en­dé­mi­cas. Cons­ta igual­men­te da agen­da do ac­to a lei­tu­ra de uma men­sa­gem do re­pre­sen­tan­te do Uni­cef em An­go­la.

Par­ti­ci­pam no even­to, que de­cor­re sob o le­ma “Mais sal io­di­za­do, pa­ra uma po­pu­la­ção sau­dá­vel”, além dos mem­bros do Exe­cu­ti­vo, au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais e re­li­gi­o­sas, pro­du­to­res, agen­tes im­por­ta­do­res e co­mer­ci­an­tes de sal.

O Ministério das Pes­cas in­for­ma que em co­la­bo­ra­ção com os pro­du­to­res es­tá a ser le­va­do a ca­bo um pro­gra­ma de am­pli­a­ção das sa­li­nas e de au­men­to da pro­du­ção na­ci­o­nal e de sen­si­bi­li­za­ção da po­pu­la­ção so­bre a ne­ces­si­da­de do con­su­mo de sal io­di­za­do. Re­fe­re que as do­en­ças pro­vo­ca­das por de­fi­ci­ên­cia de iodo são fre­quen­tes nas pro­vín­ci­as do Hu­am­bo, Bié, Mo­xi­co, Cu­an­do Cu­ban­go, Lun­da Nor­te e Lun­da Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.