Pre­ven­ção foi abor­da­da em pa­les­tra

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - CARLA BUMBA|

As mu­lhe­res de­vem fa­zer, pe­ri­o­di­ca­men­te, um ras­treio so­bre o cancro da mama pa­ra se pre­ve­ni­rem da do­en­ça, ad­ver­tiu on­tem, em Lu­an­da, o mé­di­co de gi­ne­co­lo­gia e obs­te­trí­cia Fran­cis­co Quin­to.

Du­ran­te uma pa­les­tra em alu­são ao Dia Na­ci­o­nal do Bom­bei­ro, que se as­si­na­la em No­vem­bro, Fran­cis­co Quin­to dis­se que a fal­ta de co­nhe­ci­men­to faz com que mui­tas mu­lhe­res te­nham um di­ag­nós­ti­co tar­dio, qu­an­do por um to­que sim­ples po­dia ser evi­ta­do. Des­te mo­do, dis­se, as mu­lhe­res em ida­des fér­til de­vem fa­zer o au­to-exa­me da mama uma vez por mês, três a cin­co di­as após o apa­re­ci­men­to da mens­tru­a­ção. De acor­do com o es­pe­ci­a­lis­ta, is­to per­mi­te iden­ti­fi­car ra­pi­da­men­te qual­quer ano­ma­lia, exor­tou na quar­ta-fei­ra, em Lu­an­da, o mé­di­co.

O pre­lec­tor dis­se que o cancro da mama es­tá li­ga­do a vá­ri­as ques­tões, co­mo a ali­men­ta­ção ex­ces­si­va de pro­du­tos in­dus­tri­a­li­za­dos ou he­re­di­tá­ria, is­to é de pais pa­ra fi­lhos, o des­ma­me pre­co­ce, me­no­pau­sa, te­ra­pia hor­mo­nal, subs­tân­ci­as quí­mi­cas e con­su­mo ex­ces­si­vo de ál­co­ol, en­tre ou­tros as­pec­tos.

O cancro da mama ca­rac­te­ri­za-se por um cres­ci­men­to rá­pi­do e de­sor­de­na­do de cé­lu­las, que ad­qui­rem a ca­pa­ci­da­de de mul­ti­pli­car-se. Es­tas cé­lu­las a ser in­con­tro­lá­veis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.