Trin­ta mil lo­tes de ter­re­no dis­tri­buí­dos na pro­vín­cia

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - ARÃO MAR­TINS |

Mais de 30 mil lo­tes de mil me­tros qua­dra­dos ca­da fo­ram dis­tri­buí­dos, até Se­tem­bro des­te ano, pe­lo Go­ver­no Pro­vin­ci­al da Huíla, no qua­dro do pro­gra­ma de autoconstrução di­ri­gi­da, re­ve­lou on­tem o vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra o sec­tor Téc­ni­co e In­fra-es­tru­tu­ras.

Nu­no Maha­pi Nda­la sa­li­en­tou que o pro­ces­so de dis­tri­bui­ção de lo­tes de mil me­tros qua­dra­dos abran­geu os 14 mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia, ten­do res­sal­ta­do que o pro­gra­ma es­tá a ser le­va­do a ca­bo pa­ra aju­dar a col­ma­tar a pro­ble­má­ti­ca do dé­fi­ce ha­bi­ta­ci­o­nal.

O vi­ce-go­ver­na­dor es­cla­re­ceu que a au­to-cons­tru­ção di­ri­gi­da vai per­mi­tir que as pes­so­as com me­nos re­cur­sos cons­tru­am com o su­por­te téc­ni­co das au­to­ri­da­des, pa­ra que er­gam ca­sas con­dig­nas.

Nu­no Maha­pi Nda­la avan­çou que, no Lu­ban­go, on­de foi en­tre­gue o mai­or nú­me­ro de su­per­fí­ci­es, fo­ram dis­tri­buí­dos lo­tes nas cen­tra­li­da­des da Eywa e da Qui­lem­ba e na no­va zo­na ha­bi­ta­ci­o­nal da Fi­guei­ra.

Ex­pli­cou que a dis­tri­bui­ção de ter­re­nos pa­ra a autoconstrução di­ri­gi­da con­tem­plou, na sua mai­o­ria, os jo­vens que re­ce­be­ram tam­bém, em muitos ca­sos e den­tro das po­lí­ti­cas de apoio es­ta­be­le­ci­das, ma­te­ri­al de cons­tru­ção, co­mo ti­jo­los, cha­pas, pe­dra e areia, en­tre ou­tros.

Nu­no Maha­pi Nda­la ex­pli­cou que, na Huíla, a autoconstrução, além de abran­ger to­dos os mu­ni­cí­pi­os, res­pei­tou to­dos os pa­râ­me­tros pa­ra a sua im­ple­men­ta­ção efec­ti­va.

Acres­cen­tou que o pla­no de dis­tri­bui­ção de lo­tes de ter­re­no pa­ra a autoconstrução di­ri­gi­da con­ti­nua e são fei­tos pla­nos de lo­te­a­men­to, pa­ra que as áre­as con­tem­pla­das si­gam as re­gras e as nor­mas do or­de­na­men­to do ter­ri­tó­rio. Qu­es­ti­o­na­do so­bre a se­gu­ran­ça nas no­vas re­si­den­ci­as, Nu­no Maha­pi Nda­la ga­ran­tiu que os lo­tes dis­tri­buí­dos se en­con­tram em zo­nas se­gu­ras e es­tão dis­po­ní­veis um conjunto de in­fra-es­tru­tu­ras que vão pro­por­ci­o­nar vá­ri­os ser­vi­ços so­ci­ais bá­si­cos es­sen­ci­ais à po­pu­la­ção, des­de a re­de de es­tra­das ou ar­ru­a­men­tos, ener­gia eléc­tri­ca e água, hos­pi­tais, es­co­las, es­pa­ços de la­zer e co­mer­ci­ais, ao as­se­gu­ra­men­to po­li­ci­al.

Ca­sas evo­lu­ti­vas

Nu­no Maha­pi Nda­la re­fe­riu ain­da que a par da dis­tri­bui­ção de lo­tes, fo­ram cons­truí­dos, no qua­dro do pro­gra­ma dos 200 fo­gos ha­bi­ta­ci­o­nais, vá­ri­as ca­sas em to­dos mu­ni­cí­pi­os. O vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra o sec­tor Téc­ni­co e In­fra-es­tru­tu­ras sa­li­en­tou que, na Huíla, es­tão em cur­so pro­gra­mas de cons­tru­ção ha­bi­ta­ci­o­nal, li­de­ra­dos pe­lo Go­ver­no, as­sim co­mo ou­tras que são fei­tas em par­ce­ria com em­pre­sas pri­va­das.

Es­cla­re­ceu que o Pro­gra­ma de Autoconstrução Di­ri­gi­da é con­si­de­ra­do o mai­or pa­co­te nes­ta na­tu­re­za, as­se­gu­ran­do que o Go­ver­no es­tá a de­sen­vol­ver o pla­no com su­ces­so.

A cons­tru­ção de mo­ra­di­as nos 14 mu­ni­cí­pi­os, re­fe­riu, es­tá a con­fe­rir, além do bem-es­tar às fa­mí­li­as, uma no­va ima­gem e con­fi­gu­ra­ção das se­des mu­ni­ci­pais e não só.

Ocu­pa­ção de ca­sas

A ocu­pa­ção das ha­bi­ta­ções cons­truí­das, no âm­bi­to dos 200 fo­gos nos mu­ni­cí­pi­os da Huíla, é po­si­ti­va, con­si­de­rou o vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra o sec­tor Téc­ni­co e de In­fra-es­tru­tu­ras.

Nu­no Maha­pi Nda­la re­a­fir­mou que o dé­fi­ce ha­bi­ta­ci­o­nal ain­da é al­to e o nú­me­ro de mo­ra­di­as cons­truí­das es­tá a ser uti­li­za­do de for­ma po­si­ti­va pe­la po­pu­la­ção.O vi­ce-go­ver­na­dor con­si­de­rou nor­mal que, nes­te mo­men­to, e em fun­ção do ac­tu­al con­tex­to da eco­no­mia mun­di­al hou­ves­se uma de­sa­ce­le­ra­ção dos avan­ços nos pro­gra­mas.

DR

Dis­tri­bui­ção de ter­re­nos pa­ra autoconstrução di­ri­gi­da con­tem­plou na sua mai­o­ria jo­vens que re­ce­be­ram tam­bém ma­te­ri­ais de cons­tru­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.