Mú­si­ca e dan­ça tra­di­ci­o­nal em de­ba­te

Jornal de Angola - - CULTURA - MA­NU­EL AL­BA­NO |

Um de­ba­te so­bre so­lu­ções e es­tra­té­gi­cas a en­con­trar-se pa­ra uma me­lhor di­vul­ga­ção e pro­mo­ção da mú­si­ca tra­di­ci­o­nal no país é o te­ma cen­tral da con­ver­sa de uma ho­ra, ama­nhã, pe­las 14h00, no pro­gra­ma “Quintal do Rit­mo” da RNA, a ser re­a­li­za­do em di­rec­to a par­tir do es­pa­ço Boa En­tra­da, no bair­ro Gra­fa­nil Bar, em Lu­an­da.

O fo­co nes­ta edi­ção é o gru­po tra­di­ci­o­nal MM Ye­tu, for­ma­do por Gin­zan­ga Jus­ti­no (ma­rim­ba e quis­san­je so­lo), João Gui­zam­ba (quis­san­je), Da­ni­el Ma­vin­ga (voz e ngo­ma), Mi­la Mi­kom­ba (voz), Nsun­gui Bun­ga (per­cus­são e co­ro), Te­re­sa Fi­li­pe (per­cus­são e co­ro) e Ed­son Cas­te­lo (ma­rim­ba e per­cus­são), que re­cen­te­men­te ac­tu­ou no Festival “Zuá”, no Pa­lá­cio de Fer­ro, or­ga­ni­za­do pe­la III Tri­e­nal de Lu­an­da.

Pa­ra aná­li­se e con­tri­bui­ções so­bre o te­ma “Pro­mo­ção e di­vul­ga­ção da mú­si­ca fol­cló­ri­ca”, a or­ga­ni­za­ção con­vi­dou mú­si­cos co­mo Raúl Tu­lin­ga, Jo­sé Fa­bião e Lu­tu­mi­na Se­bas­tião, que de­vem fa­zer uma ra­di­o­gra­fia so­bre a di­nâ­mi­ca que se pre­ten­de dar ao mo­vi­men­to ar­tís­ti­co tra­di­ci­o­nal an­go­la­no.

Du­ran­te o de­ba­te, é fei­ta uma abor­da­gem so­bre a im­por­tân­cia da re­a­li­za­ção de fes­ti­vais e es­pec­tá­cu­los em lo­cais aber­tos e sa­las con­ven­ci­o­nais com mai­or as­si­dui­da­de, vi­san­do a sua pre­ser­va­ção, no sen­ti­do de dei­xar-se um le­ga­do po­si­ti­vo às no­vas ge­ra­ções de ar­tis­tas, dis­se, on­tem ao Jor­nal de An­go­la, o jor­na­lis­ta Wal­ter Ar­sé­nio.

Mú­si­ca ao vivo

De­pois do de­ba­te em tor­no da mú­si­ca fol­cló­ri­ca e do gru­po MM Ye­tu, es­tá pre­vis­ta, no mes­mo lo­cal, a re­a­li­za­ção de um es­pec­tá­cu­lo mu­si­cal, mar­ca­do pa­ra as 15h30, no qual Lu­las da Pai­xão é a fi­gu­ra de des­ta­que.

A or­ga­ni­za­ção con­vi­dou tam­bém, uma das pro­mes­sas da mú­si­ca an­go­la­na, o jo­vem can­tor Ban­gão Jú­ni­or, um dos me­lho­res in­tér­pre­tes da ac­tu­a­li­da­de das can­ções do ma­lo­gra­do Ber­nar­do Jor­ge “Ban­gão”. A par des­ses, vão tam­bém ac­tu­ar os mú­si­cos re­si­den­tes do es­pa­ço Boa En­tra­da, com des­ta­que pa­ra Rus­so Jo­ta, Nan­do Bor­ró, Chi­ley, Cos­ta Ka­jim­bua e Va­vá do Cu­an­za Sul.

Nos pal­cos, Lu­las da Pai­xão tem pri­vi­le­gi­a­do te­mas co­mo “Nga quin­ga nga lem­bua”, “Mu­zan­gan­ga”, “Ka­xi­ka­lo”, “Kim”, “Gua ma­ka” e “Ga­ran”, can­ções que fa­zem par­te do ali­nha­men­to do es­pec­tá­cu­lo.

EDU­AR­DO PE­DRO

Mú­si­co Lu­las da Pai­xão é a fi­gu­ra de des­ta­que

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.