Música e dança tradicional em debate
Um debate sobre soluções e estratégicas a encontrar-se para uma melhor divulgação e promoção da música tradicional no país é o tema central da conversa de uma hora, amanhã, pelas 14h00, no programa “Quintal do Ritmo” da RNA, a ser realizado em directo a partir do espaço Boa Entrada, no bairro Grafanil Bar, em Luanda.
O foco nesta edição é o grupo tradicional MM Yetu, formado por Ginzanga Justino (marimba e quissanje solo), João Guizamba (quissanje), Daniel Mavinga (voz e ngoma), Mila Mikomba (voz), Nsungui Bunga (percussão e coro), Teresa Filipe (percussão e coro) e Edson Castelo (marimba e percussão), que recentemente actuou no Festival “Zuá”, no Palácio de Ferro, organizado pela III Trienal de Luanda.
Para análise e contribuições sobre o tema “Promoção e divulgação da música folclórica”, a organização convidou músicos como Raúl Tulinga, José Fabião e Lutumina Sebastião, que devem fazer uma radiografia sobre a dinâmica que se pretende dar ao movimento artístico tradicional angolano.
Durante o debate, é feita uma abordagem sobre a importância da realização de festivais e espectáculos em locais abertos e salas convencionais com maior assiduidade, visando a sua preservação, no sentido de deixar-se um legado positivo às novas gerações de artistas, disse, ontem ao Jornal de Angola, o jornalista Walter Arsénio.
Música ao vivo
Depois do debate em torno da música folclórica e do grupo MM Yetu, está prevista, no mesmo local, a realização de um espectáculo musical, marcado para as 15h30, no qual Lulas da Paixão é a figura de destaque.
A organização convidou também, uma das promessas da música angolana, o jovem cantor Bangão Júnior, um dos melhores intérpretes da actualidade das canções do malogrado Bernardo Jorge “Bangão”. A par desses, vão também actuar os músicos residentes do espaço Boa Entrada, com destaque para Russo Jota, Nando Borró, Chiley, Costa Kajimbua e Vavá do Cuanza Sul.
Nos palcos, Lulas da Paixão tem privilegiado temas como “Nga quinga nga lembua”, “Muzanganga”, “Kaxikalo”, “Kim”, “Gua maka” e “Garan”, canções que fazem parte do alinhamento do espectáculo.
Músico Lulas da Paixão é a figura de destaque