Clu­bes en­cur­tam pa­ra­gem

Jornal de Angola - - DESPORTO - MINDO PEREIRA |

Os clu­bes de Lu­an­da, In­ter­clu­be, 1º de Agos­to, Pe­tro, ASA, Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga e Ben­fi­ca, com o apoio téc­ni­co da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Fu­te­bol (APFL), re­a­li­za­ram as­si­na­ram on­tem o pro­to­co­lo pa­ra edi­ção ex­pe­ri­men­tal da “Ta­ça In­de­pen­dên­cia”, a de­cor­rer de 12 a 27 de No­vem­bro.

A ce­ri­mó­nia de­cor­reu na se­de do In­ter­clu­be, no Ro­cha Pinto, con­tou com a pre­sen­ça dos re­pre­sen­tan­tes das agre­mi­a­ções, ex­cep­to do Ben­fi­ca. Foi di­ri­gi­da pe­lo pre­si­den­te dos po­lí­ci­as, Alves Si­mões.

Em de­cla­ra­ções a im­pren­sa no fi­nal do ac­to for­mal, o di­ri­gen­te enal­te­ceu a ini­ci­a­ti­va e de­fen­deu que o de­fe­so do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal da I Di­vi­são, Gi­ra­bo­la Zap, é mui­to lon­go, o que se tra­duz em di­fi­cul­da­des pa­ra as equi­pas, uma vez que os atle­tas re­gres­sam al­gu­ma ve­zes aci­ma do pe­so e abai­xo de for­ma.

“Is­so obri­ga que a pré-tem­po­ra­da se­ja mais ri­go­ro­sa, no sen­ti­do de re­cu­pe­rar os jo­ga­do­res quan­do se avi­zi­nhar as com­pe­ti­ções afri­ca­nas e o ar­ran­que da pro­va do­més­ti­ca. Por is­so achá­mos por bem co­brir es­ta bre­cha, co­mo ocor­re em vá­ri­os paí­ses, dan­do aos atle­tas ape­nas um mês de fé­ri­as, co­mo qual­quer tra­ba­lha­dor tem di­rei­to”, su­bli­nhou.

Por seu tur­no, To­más Fa­ria, pre­si­den­te de di­rec­ção do Pe­tro de Lu­an­da, dis­se que a ideia sur­giu de­pois da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Fu­te­bol (FAB) ter ne­ga­do a pro­pos­ta dos clu­bes da ca­pi­tal que pre­ten­di­am que a Ta­ça de An­go­la fos­se dis­pu­ta­da em du­as mãos.

Em re­pre­sen­ta­ção de Raul Hen­drick, pre­si­den­te do 1º de Agos­to, es­te­ve o seu di­rec­tor pa­ra o fu­te­bol, Fer­nan­do Bar­bo­sa “Bar­bo­si­nha”, que na oca­sião des­ta­cou a re­gu­la­ri­da­de que o tor­neio vai dar às equi­pas e opor­tu­ni­da­de de ob­ser­var jo­ga­do­res mais jo­vens com po­ten­ci­al pa­ra as­cen­der às equi­pas prin­ci­pais, na pró­xi­ma tem­po­ra­da.

Vic­tor Gar­cez, se­cre­tá­rio-ge­ral da APFL, que dá apoio téc­ni­co à pro­va, de­fen­de que a Ta­ça In­de­pen­dên­cia sur­ge no mo­men­to cer­to. “Acre­di­to que nas pró­xi­mas edi­ções a pro­va po­de­rá se es­ten­der pa­ra res­tan­tes pro­vín­ci­as, des­de que ha­ja in­te­res­se e dis­po­ni­bi­li­da­de das mes­mas.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.