MI­NIS­TRO VI­SI­TA PRO­JEC­TO INTEGRADO DA QUIMINHA Apos­ta no au­men­to da pro­du­ção agrí­co­la

Jornal de Angola - - DESPORTO - ARCÂNGELA RO­DRI­GUES |

O Exe­cu­ti­vo vai con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar pa­ra o au­men­to da pro­du­ção agrí­co­la na­ci­o­nal, dan­do es­pe­ci­al en­fo­que ao de­sen­vol­vi­men­to da pro­du­ção fa­mi­li­ar, in­for­mou on­tem o mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra.

Mar­cos Nhun­ga anun­ci­ou o fac­to du­ran­te as co­me­mo­ra­ções do Dia Mun­di­al da Ali­men­ta­ção, que de­cor­re­ram sob o le­ma “O cli­ma es­tá mu­dan­do a ali­men­ta­ção e a agri­cul­tu­ra”, no Pro­jec­to Integrado de De­sen­vol­vi­men­to Agrí­co­la e Re­gi­o­nal da Quiminha.

Em re­la­ção ao sec­tor pe­cuá­rio, o mi­nis­tro ga­ran­tiu o au­men­to da oferta de car­ne de pro­du­ção na­ci­o­nal, me­lho­rar o for­ne­ci­men­to de pro­teí­na ani­mal às po­pu­la­ções, pa­ra o re­for­ço da avi­cul­tu­ra, sui­ni­cul­tu­ra e cri­a­ção de pe­que­nos ru­mi­nan­tes.

O mi­nis­tro tam­bém de­fen­deu mai­or aten­ção ao sec­tor flo­res­tal.

“O cul­ti­vo fa­mi­li­ar é ac­tu­al­men­te res­pon­sá­vel pe­la pro­du­ção de cer­ca de 80 por cen­to dos ce­re­ais, 90 por cen­to de raí­zes de tu­bér­cu­los, 90 por cen­to das le­gu­mi­no­sas, ole­a­gi­no­sas e no abas­te­ci­men­to do mer­ca­do”, in­for­mou o mi­nis­tro, que re­co­nhe­ceu os es­for­ços de­sen­vol­vi­dos pe­los agri­cul­to­res, cam­po­ne­ses, pes­ca­do­res, cri­a­do­res, pa­ra o au­men­to da pro­du­ção na­ci­o­nal, que ain­da é de­fi­ci­tá­ria. O re­cur­so à im­por­ta­ção de bens con­ti­nua a ser uma al­ter­na­ti­va pa­ra as­se­gu­rar o abas­te­ci­men­to in­ter­no. Mar­cos Nhun­ga ape­lou às fa­mí­li­as cam­po­ne­sas, cri­a­do­res de ga­do, pes­ca­do­res, clas­se em­pre­sa­ri­al pa­ra con­tri­buí­rem pa­ra o au­men­to da pro­du­ção na­ci­o­nal.

Por sua vez, o vi­ce-go­ver­na­dor da pro­vín­cia de Lu­an­da pa­ra o sec­tor Eco­nó­mi­co, Jo­sé Cer­quei­ra, de­fen­deu a cons­tru­ção e ope­ra­ci­o­na­li­za­ção de mer­ca­dos de pro­du­tos ali­men­ta­res, in­cluin­do a fis­ca­li­za­ção das im­por­ta­ções re­a­li­za­das atra­vés do Por­to Co­mer­ci­al de Lu­an­da.

“Va­mos con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar pa­ra trans­for­mar a pro­vín­cia de Lu­an­da num mer­ca­do de pro­du­ção ali­men­tar, com ele­va­da qua­li­da­de e ex­ce­len­tes con­di­ções pa­ra agro-in­dús­tri­as”, con­cluiu.

O re­pre­sen­tan­te da or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das pa­ra a Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra (FAO), Ma­ma­dou Di­al­lo, re­co­nhe­ceu que a de­gra­da­ção da ca­ma­da de ozo­no, pro­vo­ca­da por al­te­ra­ções cli­má­ti­cas, con­tri­bui pa­ra a de­gra­da­ção do am­bi­en­te mun­di­al e au­men­to de pra­gas e do­en­ças.

Di­al­lo anun­ci­ou a im­ple­men­ta­ção de 12 pro­jec­tos no qua­dro da par­ce­ria com os Mi­nis­té­ri­os da Agri­cul­tu­ra, Am­bi­en­te, Pes­ca, Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, em vá­ri­as pro­vín­ci­as, co­mo Cu­an­za Nor­te e Na­mi­be.

Na Quiminha, o mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra e as en­ti­da­des con­vi­da­das vi­si­ta­ram o cen­tro lo­gís­ti­co, aviá­ri­os, es­tu­fas e cam­pos de pro­du­ção de ba­ta­ta e mi­lho.

O Dia Mun­di­al da Ali­men­ta­ção é co­me­mo­ra­do a 16 de Ou­tu­bro. A da­ta foi im­ple­men­ta­da pa­ra aler­tar so­bre a im­por­tân­cia de uma ali­men­ta­ção sau­dá­vel, aces­sí­vel e de qua­li­da­de.

M. MACHANGONGO

Mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra Mar­cos Nhun­ga du­ran­te a vi­si­ta on­tem ao pe­rí­me­tro ir­ri­ga­do da Quiminha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.