Ser­vi­ço adu­a­nei­ro de­nun­cia frau­des

Jornal de Angola - - PARTADA - AL­BER­TO CO­E­LHO |

Os ser­vi­ços adu­a­nei­ros ma­ni­fes­ta­ram quar­ta-fei­ra, nu­ma reu­nião com as con­gé­ne­res da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go re­a­li­za­da em Mas­sa­bi, Ca­bin­da, in­qui­e­ta­ções con­tra a com­pra pe­los con­go­le­ses de bens e ser­vi­ços a pre­ços in­fe­ri­o­res ao jus­to va­lor nas tro­cas co­mer­ci­ais des­se país com An­go­la.

Os ser­vi­ços adu­a­nei­ros ma­ni­fes­ta­ram quar­ta-fei­ra, nu­ma reu­nião com os seus con­gé­ne­res da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC) re­a­li­za­da em Mas­sa­bi, Ca­bin­da, in­qui­e­ta­ções con­tra a com­pra pe­los con­go­le­ses de bens e ser­vi­ços a pre­ços in­fe­ri­o­res ao va­lor jus­to - no co­mér­cio des­se país com An­go­la.

No en­con­tro en­tre res­pon­sá­veis das ad­mi­nis­tra­ções adu­a­nei­ras da I Re­gião Tri­bu­tá­ria (Ca­bin­da e Zai­re) e do Con­go Cen­tral, a par­te an­go­la­na tam­bém se quei­xou do au­men­to da cir­cu­la­ção de mo­e­da fal­sa, bran­que­a­men­to de ca­pi­tais, con­tra­ban­do de com­bus­tí­veis e trá­fi­co de veí­cu­los.

“As­sis­ti­mos, nos úl­ti­mos tem­pos, uma re­du­ção na ar­re­ca­da­ção de re­cei­tas no nos­so país e, tam­bém, ha­ver de­cla­ra­ções de va­lo­res in­fe­ri­o­res das mer­ca­do­ri­as, o que po­ten­cia o ‘dum­ping’, bem co­mo a ac­ção do cri­me or­ga­ni­za­do”, de­cla­rou o di­rec­tor da I Re­gião Tri­bu­tá­ria du­ran­te o en­con­tro.

Ce­les­ti­no Cu­le­ca­la­la con­si­de­rou que es­sas prá­ti­cas cri­am um im­pac­to ne­ga­ti­vo na eco­no­mia dos dois paí­ses e so­li­ci­tou uma par­ti­lha de in­for­ma­ções de in­te­res­se co­mum em do­mí­ni­os co­mo a es­ta­tís­ti­ca so­bre os flu­xos mer­can­tis ao lon­go da fron­tei­ra co­mum, con­tro­lo da cir­cu­la­ção de pes­so­as, so­bre­tu­do me­no­res, tro­cas co­mer­ci­ais e mi­gra­ção ile­gal.

O res­pon­sá­vel an­go­la­no propôs que se­jam ins­ti­tuí­dos co­mo me­ca­nis­mos de con­tro­lo a aná­li­se mi­nu­ci­o­sa das de­cla­ra­ções pre­en­chi­das pe­los im­por­ta­do­res e ex­por­ta­do­res, o pa­ga­men­to das mer­ca­do­ri­as atra­vés dos ban­cos co­mer­ci­ais e co­bran­ças co­er­ci­vas nos ca­sos em que as me­di­das pre­ven­ti­vas se re­ve­lam ine­fi­ca­zes. O di­rec­tor pro­vin­ci­al dos Ser­vi­ços Adu­a­nei­ros do Con­go Cen­tral so­li­ci­tou me­di­das pa­ra se com­ba­ter a frau­de fis­cal, o con­tra­ban­do e ou­tros ac­tos ilí­ci­tos que im­pe­dem a flui­dez do in­ter­câm­bio e a mo­bi­li­za­ção de re­cei­tas pa­ra os dois paí­ses.

Je­an Bap­tist Ka­bi­la ga­ran­tiu o cum­pri­men­to es­cru­pu­lo­so, por par­te das au­to­ri­da­des con­go­le­sas, de to­das as me­di­das adop­ta­das que vi­sam res­pei­tar as re­gras que re­gem o co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal.

A reu­nião proi­biu a frag­men­ta­ção de mer­ca­do­ri­as com des­ti­no à RDC, o trans­por­te de pro­du­tos sob fis­ca­li­za­ção adu­a­nei­ra em tri­ci­clos, veí­cu­los e ou­tros mei­os de trans­por­te sem ma­trí­cu­la, bem co­mo a pro­mo­ção de en­con­tros re­gu­la­res en­tre res­pon­sá­veis das fron­tei­ras pa­ra a tro­ca de in­for­ma­ções e a ob­ser­vân­cia da le­gis­la­ção em vi­gor na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go so­bre a im­por­ta­ção de ci­men­to, fer­ro, açú­car e veí­cu­los usa­dos.

“Es­te en­con­tro re­flec­te a von­ta­de política dos dois Che­fes dos Es­ta­dos que de­se­jam que as nos­sas re­la­ções se­jam ca­da vez mais ac­ti­vas e re­pre­sen­tem, tam­bém, a im­ple­men­ta­ção das ori­en­ta­ções dos nos­sos go­ver­nos, ba­se­a­das na har­mo­ni­za­ção dos pro­ce­di­men­tos do co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal”, dis­se Je­an Bap­tist Ka­bi­la.

O en­con­tro te­ve o ob­jec­ti­vo de ana­li­sar as­pec­tos re­la­ci­o­na­dos com a ac­ti­vi­da­de adu­a­nei­ra ao lon­go da fron­tei­ra co­mum, nas lo­ca­li­da­des de Lu­vo e Ye­ma, on­de, de for­ma pe­rió­di­ca, são aber­tos mer­ca­dos de abun­dan­tes tro­cas co­mer­ci­ais.

Te­ve tam­bém co­mo ob­jec­ti­vo ava­li­ar o grau de cum­pri­men­to das de­ci­sões to­ma­das na reu­nião an­te­ri­or, re­a­li­za­da em Agos­to na ci­da­de de Ma­ta­di (RDC), pre­co­ni­zar a or­ga­ni­za­ção, con­tro­lo fron­tei­ri­ço e adu­a­nei­ro e o es­ta­be­le­ci­men­to de me­ca­nis­mos pa­ra me­lho­rar as re­la­ções ins­ti­tu­ci­o­nais en­tre as du­as ad­mi­nis­tra­ções adu­a­nei­ras.

JO­SÉ SO­A­RES

Res­pon­sá­veis adu­a­nei­ros dos dois paí­ses as­si­na­ram acor­dos que vi­sam uma co­o­pe­ra­ção es­trei­ta con­tra as tran­sac­ções co­mer­ci­ais ilí­ci­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.