Mi­li­tar fran­cês foi con­de­na­do por ter­ro­ris­mo

Jornal de Angola - - MUNDO -

Um an­ti­go mi­li­tar fran­cês foi con­de­na­do em Marrocos a qua­tro anos de pri­são por im­pli­ca­ção em ac­tos re­la­ci­o­na­dos com ter­ro­ris­mo, no­ti­ci­ou on­tem a agên­cia mar­ro­qui­na MAP.

O Tri­bu­nal de Pri­mei­ra Ins­tân­cia da ci­da­de de Sa­lé, nos ar­re­do­res de Ra­bat, ju­ris­di­ção ha­bi­tu­al­men­te en­car­re­ga­da de ca­sos de ter­ro­ris­mo, de­ci­diu tam­bém de­por­tar o ci­da­dão fran­cês pa­ra o es­tran­gei­ro, após cum­prir a pe­na, e con­fis­car os seus bens a fa­vor do Es­ta­do, se­gun­do a agên­cia mar­ro­qui­na de no­tí­ci­as.

O con­de­na­do, um fran­cês con­ver­ti­do ao Is­lão e ex­pul­so do exér­ci­to do seu país, foi acu­sa­do de “for­mar um gru­po cri­mi­no­so pa­ra pre­pa­rar e co­me­ter aten­ta­dos ter­ro­ris­tas, pos­se de ar­mas em vi­o­la­ção da lei e pre­pa­ra­ção de aten­ta­do con­tra a or­dem pú­bli­ca e de­fe­sa do ter­ro­ris­mo”, en­tre ou­tras acu­sa­ções.

O an­ti­go mi­li­tar foi de­ti­do em Mar­ço pas­sa­do, no ae­ro­por­to de Fez, à che­ga­da da ci­da­de fran­ce­sa de Nan­tes, com ar­mas, que pas­sa­ram em to­dos os con­tro­los de se­gu­ran­ça em Fran­ça.

Du­ran­te o jul­ga­men­to, re­co­nhe­ceu ter in­tro­du­zi­do ar­mas em Marrocos, on­de pre­ten­dia re­si­dir de­fi­ni­ti­va­men­te. O ad­vo­ga­do de de­fe­sa do an­ti­go mi­li­tar fran­cês con­si­de­rou que as ar­mas con­fis­ca­das “não cons­ti­tuíam uma ame­a­ça.” Es­te não é o pri­mei­ro fran­cês jul­ga­do em Marrocos por sim­pa­tia ou li­ga­ções com o ex­tre­mis­mo is­lâ­mi­co. Em Ju­nho pas­sa­do, ou­tro fran­cês foi con­de­na­do a seis anos por pla­ne­ar aten­ta­dos ter­ro­ris­tas na­que­le país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.