An­go­la e RCA re­for­çam co­o­pe­ra­ção

Jornal de Angola - - OPINIÃO - EDNA DALA |

An­go­la e a Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na as­si­na­ram, sex­ta-fei­ra, um acor­do ge­ral de co­o­pe­ra­ção re­vis­to que vai per­mi­tir aos dois paí­ses co­la­bo­ra­rem em to­dos os sec­to­res, ca­ben­do aos mes­mos de­ci­di­rem os sec­to­res pri­o­ri­tá­ri­os.

O acor­do, subs­cri­to pe­lo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, e pe­lo seu ho­mó­lo­go cen­tro-afri­ca­no, Char­les Dou­ba­ne, vai re­for­çar os la­ços de co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses, ga­ran­tin­do uma par­ti­lha de co­nhe­ci­men­tos so­bre di­ver­sos te­mas li­ga­dos ao con­ti­nen­te. O che­fe da di­plo­ma­cia an­go­la­na dis­se que o do­cu­men­to vai per­mi­tir aos dois paí­ses iden­ti­fi­ca­rem no­vos sec­to­res de ac­tu­a­ção.

Du­ran­te o ac­to, foi igual­men­te as­si­na­do um me­mo­ran­do po­lí­ti­co en­tre o Mi­nis­té­rio an­go­la­no das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res e o dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros pa­ra a In­te­gra­ção Afri­ca­na dos Cen­tros Afri­ca­nos no Es­tran­gei­ro. Ge­or­ges Chi­ko­ti dis­se que am­bos os ins­tru­men­tos vão fa­ci­li­tar a co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses, que já da­ta de há mui­tos anos. Lem­brou que An­go­la tem es­ta­do a tra­ba­lhar com o no­vo Go­ver­no da Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA).

A Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na, dis­se, é um país com o qual An­go­la man­tém uma re­la­ção an­ti­ga e, des­de os úl­ti­mos anos, tem acom­pa- nha­do o pro­ces­so po­lí­ti­co na­que­le país, que per­mi­tiu, re­cen­te­men­te, a elei­ção de um no­vo go­ver­no.

Por sua vez, o mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros In­te­gra­ção Afri­ca­na dos Cen­tros Afri­ca­nos no Es­tran­gei­ro ga­ran­tiu que exis­te um lu­gar es­pe­ci­al pa­ra An­go­la no seu país, com des­ta­que pa­ra os sec­to­res po­lí­ti­co, téc­ni­co e cul­tu­ral.

Char­les Dou­ba­ne ma­ni­fes­tou in­te­res­se de os em­pre­sá­ri­os an­go­la­nos in­ves­ti­rem na Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na. O mi­nis­tro cen­tro-afri­ca­no es­te­ve du­ran­te três di­as em An- go­la, ten­do a vi­si­ta ter­mi­na­do on­tem. Na quar­ta-fei­ra, após um en­con­tro com o seu ho­mó­lo­go an­go­la­no, Char­les Dou­ba­ne ma­ni­fes­tou o in­te­res­se do seu país em de­sen­vol­ver uma par­ce­ria es­tra­té­gi­ca com An­go­la, da­do o apoio que as au­to­ri­da­des an­go­la­nas sem­pre pres­ta­ram ao seu país, em ter­mos de paz, es­ta­bi­li­da­de e se­gu­ran­ça. Du­ran­te a sua vi­si­ta a An­go­la, o mi­nis­tro cen­tro­a­fri­ca­no es­te­ve acom­pa­nha­do pe­la con­se­lhei­ra di­plo­má­ti­ca, Lei­ti­cia Bou­ko­ro, e pe­lo em­bai­xa­dor iti­ne­ran­te, Ha­mil­ton Boigny.

JO­SÉ SO­A­RES

Mi­nis­tros an­go­la­no e cen­tro-afri­ca­no das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res du­ran­te a as­si­na­tu­ra do acor­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.