Descoberta ba­se se­cre­ta no Árc­ti­co

Jornal de Angola - - MUNDO -

Uma ba­se se­cre­ta na­zi foi descoberta re­cen­te­men­te na Ter­ra de Ale­xan­dra, no Árc­ti­co, por ci­en­tis­tas rus­sos, no­ti­ci­ou on­tem o jor­nal “In­de­pen­dent”.

Ape­sar de a descoberta ter acon­te­ci­do em Agos­to, por uma ex­pe­di­ção que ex­plo­ra­va o Par­que Na­ci­o­nal do Árc­ti­co Rus­so, só ago­ra fo­ram di­vul­ga­das ima­gens da an­ti­ga ba­se na­zi.

Lo­ca­li­za­da a cer­ca de 1.000 qui­ló­me­tros do Pó­lo Nor­te, a in­fra-es­tru­tu­ra foi cons­truí­da em 1942, um ano após Adolf Hi­tler ter in­va­di­do a Rús­sia, de acor­do com os ci­en­tis­tas que dis­se­ram ter en­con­tra­do bun­kers e ba­las usa­das. Cha­ma­da de “Schatz­gra­ber”, a ba­se foi aban­do­na­da quan­do os mi­li­ta­res fo­ram en­ve­ne­na­dos com car­ne de ur­so em 1944. Da­dos re­fe­rem ain­da que a uni­da­de foi a úlit­ma a ren­der-se de­pois do fi­nal da guer­ra.

Se­ten­ta e dois anos de­pois, fo­ram en­con­tra­dos mais de 500 ob­jec­tos, in­cluin­do cen­te­nas de do­cu­men­tos que con­ti­nu­am bem pre­ser­va­dos.

O frio aju­dou a con­ser­var as pe­ças de plás­ti­co, ma­dei­ra, cou­ro e ou­tros te­ci­dos na­tu­rais, en­quan­to que o me­tal foi-se oxi­dan­do com o pas­sar dos anos.

Es­ta ilha foi vi­tal du­ran­te a II Guer­ra Mun­di­al, pois pro­du­zia bo­le­tins me­te­o­ro­ló­gi­cos es­sen­ci­ais pa­ra sa­ber co­mo as tro­pas se de­vi­am mo­vi­men­tar, as­sim co­mo sub­ma­ri­nos e bar­cos. Dis­pu­ta­da du­ran­te anos, a Ter­ra de Ale­xan­dra per­ten­ce à Rús­sia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.