Mer­ca­dos de Áfri­ca são te­mas do con­cur­so

FO­TO­GRA­FIA EM ES­PA­NHA Can­di­da­tos de­vem re­tra­tar as­pec­tos po­si­ti­vos e apre­sen­tar vá­ri­as pro­pos­tas

Jornal de Angola - - CULTURA -

A Ca­sa Áfri­ca em Las Pal­ma, Es­pa­nha, pro­mo­ve o VII con­cur­so fo­to­grá­fi­co ‘Ob­jec­ti­vo Áfri­ca’, que vai pre­mi­ar as fo­to­gra­fi­as que me­lhor di­vul­gam os as­pec­tos po­si­ti­vos dos mer­ca­dos em Áfri­ca, te­má­ti­ca des­te ano.

Aberto a pes­so­as de to­das as ida­des, os in­te­res­sa­dos em con­cor­rer ao pré­mio de­vem en­vi­ar as fo­to­gra­fi­as pa­ra o correio elec­tró­ni­co “re­des.so­ci­a­les@ca­sa­fri­ca.es” até ao pró­xi­mo dia 12 de De­zem­bro.

Ca­da con­cor­ren­te po­de par­ti­ci­par com um má­xi­mo de cin­co (5) fo­to­gra­fi­as, que de­vem ser en­vi­a­das em for­ma­to Jpeg ou Png, com uma re­so­lu­ção acei­tá­vel e com um ta­ma­nho com­pre­en­di­do en­tre 1,5 e 5 mb. De acor­do com o re­gu­la­men­to, no correio elec­tró­ni­co de­vem in­cluir os se­guin­tes da­dos pes­so­ais do par­ti­ci­pan­te: no­me e ape­li­dos, te­le­fo­ne de con­tac­to, en­de­re­ço de correio elec­tró­ni­co, da­ta de nas­ci­men­to, na­ci­o­na­li­da­de, NIF ( nú­me­ro de cartão de con­tri­buin­te), pas­sa­por­te ou cartão de re­si­den­te, mo­ra­da, có­di­go pos­tal, lo­cal e país, tí­tu­lo, des­cri­ção, lu­gar e da­ta em que se pro­du­ziu ca­da fo­to­gra­fia.

Os con­cor­ren­tes que não in­clu­am es­tes da­dos na men­sa­gem po­dem ser ex­cluí­dos do con­cur­so. A cri­a­ti­vi­da­de, a ino­va­ção da téc­ni­ca uti­li­za­da e a for­ma co­mo é trans­mi­ti­da a men­sa­gem vão ser va­lo­ri­za­das. O jú­ri é com­pos­to por pro­fis­si­o­nais re­co­nhe­ci­dos no âm­bi­to das ar­tes.

O pri­mei­ro pré­mio é de 800 eu­ros e o se­gun­do e ter­cei­ro clas­si­fi­ca­dos re­ce­bem 200 ca­da um.

Os souks (mer­ca­dos tra­di­ci­o­nais) mo­vi­men­ta­dos de Mar­ro­cos, o mer­ca­do de Ma­ko­la, em Ac­cra, e os seus li­mi­tes des­co­nhe­ci­dos, as­sim co­mo o Pan Afri­can Mar­ket da Ci­da­de do Ca­bo, com ar­te­sa­na­to de to­do o con­ti­nen­te são ape­nas al­guns exem­plos do mer­ca­do co­mo cen­tro de reu­nião, co­mér­cio e de­sen­vol­vi­men­to on­de sur­gem mi­lha­res de his­tó­ri­as dig­nas de con­tar-se.

O VII con­cur­so fo­to­grá­fi­co ‘Ob­jec­ti­vo Áfri­ca’ pro­cu­ra as fo­to­gra­fi­as que me­lhor re­tra­tam os mer­ca­dos em Áfri­ca e as his­tó­ri­as que acon­te­cem, re­for­çan­do os as­pec- tos po­si­ti­vos do con­ti­nen­te afri­ca­no, la­do es­se que, nor­mal­men­te, não apa­re­ce nos mei­os de co­mu­ni­ca­ção tra­di­ci­o­nais.

Se­gun­do o re­gu­la­men­to, as fo­to­gra­fi­as não po­dem ter uma an­ti­gui­da­de su­pe­ri­or há quin­ze anos no mo­men­to da sua apre­sen­ta­ção, nem ter si­do pre­mi­a­das em ne­nhum ou­tro con­cur­so.

No­te-se que, du­ran­te mais de 20 anos, fun­ci­o­nou no bair­ro Sam­bi­zan­ga, em Lu­an­da, um dos mai­o­res mer- ca­dos afri­ca­nos a céu aberto, o Ro­que San­tei­ro. O mer­ca­do fo­ra bap­ti­za­do com o no­me de um he­rói que mor­reu a pro­te­ger a sua ci­da­de na te­le­no­ve­la bra­si­lei­ra exi­bi­da em 1985 e 1986, com Jo­sé Wil­ker, Re­gi­na Duarte e Li­ma Duarte, pre­ci­sa­men­te, quan­do o gran­de es­pa­ço lu­an­den­se co­me­ça­va a pros­pe­rar.

Em Se­tem­bro de 2010, o mer­ca­do foi de­mo­li­do e trans­fe­ri­do pa­ra a área do Pan­gui­la, 18 qui­ló­me­tros a nor­te de Lu­an­da.

MARIA AUGUSTA

Ca­sa Áfri­ca em Las Pal­ma pro­mo­ve con­cur­so pa­ra to­dos in­te­res­sa­dos cu­jos mo­ti­vos são os mer­ca­dos tra­di­ci­o­nais em paí­ses afri­ca­nos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.