FIBA can­ce­la com­pe­ti­ção fe­mi­ni­na

TOR­NEIO ZONAL DE BAS­QUE­TE­BOL 1.º de Agos­to e In­ter­clu­be es­tão qua­li­fi­ca­dos di­rec­ta­men­te pa­ra a fa­se fi­nal

Jornal de Angola - - DESPORTO - ANAXIMANDRO MA­GA­LHÃES |

Por for­ça da de­sis­tên­cia da mai­or par­te dos clu­bes, pa­ra a dis­pu­ta do Tor­neio Zonal seis, as equi­pas se­ni­o­res fe­mi­ni­na de bas­que­te­bol do 1.º de Agos­to e In­ter­clu­be es­tão au­to­ma­ti­ca­men­te qua­li­fi­ca­das pa­ra a fa­se fi­nal da 22.ª edi­ção da Ta­ça dos Clu­bes Cam­peões afri­ca­nos, a de­cor­rer de 26 de No­vem­bro a 5 de De­zem­bro, na ci­da­de de Ma­pu­to, ca­pi­tal mo­çam­bi­ca­na.

A in­for­ma­ção foi con­fir­ma­da, on­tem ao Jor­nal dos Des­por­tos, pe­lo se­cre­tá­rio-ge­ral da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Bas­que­te­bol (FAB), Tony So­fri­men­to. Com ape­nas três equi­pas ini­ci­al­men­te ins­cri­tas, du­as an­go­la­nas e uma zam­bi­a­na, que de­sis­tiu ale­ga­da­men­te por pro­ble­mas ad­mi­nis­tra­ti­vos, a FIBA-Áfri­ca, ór­gão rei­tor da mo­da­li­da­de no con­ti­nen­te, de­ci­diu não re­a­li­zar mais a pro­va pre­vis­ta pa­ra de­cor­rer de 29 des­te mês a 4 de No­vem­bro, em Lu­an­da.

Mar­ca­da pa­ra as mes­mas da­tas e ci­da­de, em mas­cu­li­nos, o or­ga­nis­mo que su­pe­rin­ten­de o des­por­to da bo­la ao ces­to em Áfri­ca es­tá a ana­li­sar a vi­a­bi­li­da­de de re­a­li­za­ção da pro­va, por es­ta­rem ga­ran­ti­das ape­nas a pre­sen­ça de equi­pas an­go­la­nas, no­me­a­da­men­te, 1.º de Agos­to, Petro Atlé­ti­co de Lu­an­da e Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo.

Ou­tra for­ma­ção ins­cri­ta no sec­tor mas­cu­li­no, mas sem com­pa­rên­cia con­fir­ma­da é o Fer­ro­viá­rio de Ma­pu­to. Por es­sa ra­zão, a FIBA es­tá a pon­de­rar o ar­ran­que da com­pe­ti­ção, de­ven­do pro­nun­ci­ar­se o mais tar­dar até se­gun­da-fei­ra so­bre o as­sun­to, uma vez que se apu­ram pa­ra a fa­se fi­nal da 31.ª edi­ção, a ser jo­ga­da no Egip­to, em De­zem­bro, o ven­ce­dor do tor­neio e o se­gun­do clas­si­fi­ca­do. Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, Tony So­fri­men­to la­men­tou o su­ce­di- do, pois as­se­gu­ra te­rem si­do cri­a­das to­das as con­di­ções des­por­ti­vas e lo­gís­ti­cas pa­ra a dis­pu­ta da com­pe­ti­ção. Pros­se­guin­do, So­fri­men­to ex­pli­cou que a re­a­li­za­ção ou can­ce­la­men­to do even­to não de­pen­de da fe­de­ra­ção an­go­la­na, mas sim da FIBA.An­go­la, Botswa­na, Le­so­to, Ma­lawi, Mo­çam­bi­que, Na­mí­bia, Áfri­ca do Sul, Sua- zi­lân­dia, Zâm­bia e Zim­babwe são os paí­ses in­te­gran­tes da zo­na com di­rei­to a par­ti­ci­pa­ção na pro­va.

Os re­gu­la­men­tos da com­pe­ti­ção per­mi­tem que as equi­pas ins­cri­tas fo­ra da da­ta pre­vis­ta po­dem fa­zê­lo a pos­te­ri­or me­di­an­te pa­ga­men­to de mul­ta de mil dó­la­res nor­te­a­me­ri­ca­nos. As ta­xas re­fe­ren­te à ins­cri­ção dos jo­ga­do­res é au­men- ta­da, de dez e 20 dó­la­res den­tro dos pra­zos, pa­ra 80 fo­ra des­tes. Du­ran­te a es­ta­dia em Lu­an­da, os jo­ga­do­res, mem­bros do staff téc­ni­co e res­tan­tes in­te­gran­tes das equi­pas en­vol­vi­das pa­gam 40 dó­la­res por dia. Es­tes va­lo­res co­brem as des­pe­sas de alo­ja­men­to, ali­men­ta­ção e trans­por­te in­ter­no das re­fe­ri­das de­le­ga­ções.

PAU­LO MULAZA

Equi­pas an­go­la­nas fi­cam isen­tas da dis­pu­ta do apu­ra­men­to de­vi­do à de­sis­tên­cia dos con­gé­ne­res dos paí­ses in­te­gran­tes da zo­na seis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.