Marc Már­quez ar­ris­ca nos pe­nus e su­pe­ra re­cor­de

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O espanhol Marc Már­quez (Hon­da), que se sa­grou cam­peão do mun­do de Mo­toGP no do­min­go pas­sa­do, ar­ris­cou on­tem a uti­li­za­ção de pneus “slick” pa­ra con­quis­tar a sua sé­ti­ma “po­le-po­si­ti­on” da tem­po­ra­da, na qua­li­fi­ca­ção do Gran­de Pré­mio da Aus­trá­lia.

Nu­ma ses­são mar­ca­da pe­los maus de­sem­pe­nhos dos ri­vais Va­len­ti­no Ros­si e Jor­ge Lo­ren­zo, da Ya­maha, Már­quez al­can­çou no cir­cui­to de Phil­lip Is­land a 65.ª “po­le” da sua car­rei­ra, um re­cor­de em to­das as ca­te­go­ri­as, des­de a apa­ri­ção das es­ta­tís­ti­cas no cam­pe­o­na­to do mun­do de mo­to­ci­clis­mo de ve­lo­ci­da­de, em 1974.

Sob tem­po ins­tá­vel, mui­to ven­to­so e a al­ter­nar pe­río­dos de chu­va com abertas, Már­quez es­co­lheu o mo­men­to cer­to pa­ra ir pa­ra a pis­ta com os pneus de pi­so se­co e fez a me­lhor vol­ta em 1.30,189 mi­nu­tos, ba­ten­do o bri­tâ­ni­co Cal Crut­ch­low (Hon­da) por qua­se oi­to dé­ci­mos e o espanhol Pol Es­pa­ra­ga­ro (Ya­maha) por no­ve.

“Fa­zer a me­lhor qua­li­fi­ca­ção é sem­pre di­fí­cil, mas es­ta foi a mais crí­ti­ca e, ten­do o cam­pe­o­na­to de­ci­di­do, nes­tas con­di­ções, po­des dar-te ao lu­xo de ar­ris­car a pa­rar e pôr pneus li­sos e ar­ris­car uma vol­ta, mas foi di­fí­cil acer­tar pa­ra op­tar pe­la es­tra­té­gia cor­rec­ta”, afir­mou o ca­ta­lão, de 23 anos.

O espanhol Jor­ge Lo­ren­zo não foi além do 12.º tem­po e o ita­li­a­no Va­len­ti­no Ros­si fez o 15.º, sen­do ne­ces­sá­rio re­cu­ar até 2011 pa­ra en­con­trar um re­gis­to tão mau do tran­sal­pi­no, se­te ve­zes cam­peão do mun­do na “ca­te­go­ria rai­nha”.

Marc Már­quez, que as­se­gu­rou o tí­tu­lo no Ja­pão, na 15.ª das 18 pro­vas do Mun­di­al, li­de­ra o cam­pe­o­na­to com 273 pon­tos, con­tra 196 de Va­len­ti­no Ros­si e 182 de Jor­ge Lo­ren­zo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.