Tes­tes di­fí­ceis pa­ra os co­man­dan­tes

1º DE AGOS­TO-IN­TER­CLU­BE NO RO­CHA PIN­TO Sam­bi­las pre­ten­dem re­pe­tir a “gra­ci­nha” na re­cep­ção ao Petro de Lu­an­da

Jornal de Angola - - DESPORTO - AN­TÓ­NIO DE BRI­TO |

Com o to­po e a cau­da da clas­si­fi­ca­ção no cen­tro das aten­ções, os jo­gos da 28.ª jor­na­da do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da I Di­vi­são, Girabola, dis­pu­tam-se ho­je em si­mul­tâ­neo, às 15h30, des­ta­can­do-se os de­sa­fi­os In­ter­clu­be-1º de Agos­to, Petro de Lu­an­da-Pro­gres­so do Sam­bi­zan­ga, Sa­gra­da Es­pe­ran­ça-Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo, ASABen­fi­ca de Lu­an­da e 1º de Maio de Benguela-Aca­dé­mi­ca do Lo­bi­to. Es­tão ain­da agen­da­das as par­ti­das Ka­bus­corp do Pa­lan­ca4 de Abril, Des­por­ti­vo da Huí­laP­ro­gres­so da Lun­da Sul e Por­ce­la­na FC-Re­cre­a­ti­vo da Caá­la.

No Es­tá­dio 22 de Ju­nho, o 1º de Agos­to, lí­der da pro­va, tem pa­ra já uma mis­são es­pi­nho­sa di­an­te do In­ter­clu­be, que vem de um re­sul­ta­do des­ni­ve­la­do (1-3) fren­te ao Ben­fi­ca de Lu­an­da. Pres­si­o­na­dos pe­los “pe­tro­lí­fe­ros” do Ei­xo Viá­rio, os “mi­li­ta­res” do Rio Se­co são obri­ga­dos a ga­nhar aos “po­lí­ci­as”, pa­ra man­ter a van­ta­gem de três pon­tos ou alar­gar a di­fe­ren­ça pa­ra cin­co ou seis, ca­so os “tri­co­lo­res” em­pa­tem ou per­cam o du­e­lo com os “sam­bi­las”.

Gal­va­ni­za­do com as úl­ti­mas três vi­tó­ri­as con­se­cu­ti­vas, o 1º de Agos­to é apa­ren­te­men­te fa­vo­ri­to di­an­te da for­ma­ção da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, mas tem de pro­cu­rar im­por-se no jo­go, pa­ra con­quis­tar os três pon­tos e con­ti­nu­ar a li­de­rar iso­la­do a pro­va. O In­ter­clu­be “trans­for­ma-se” sem­pre que en­fren­ta o 1º de Agos­to. Es­pe­ra-se, as­sim, por um jo­go emo­ti­vo e “elec­tri­zan­te”. Na pri­mei­ra vol­ta re­gis­tou-se uma igual­da­de a três go­los. O Petro de Lu­an­da re­ce- be o Pro­gres­so do Sam­bi­zan­ga no Es­tá­dio Na­ci­o­nal 11 de No­vem­bro, com os co­man­da­dos de Ro­ber­to “Be­to” Bi­an­chi a te­rem um jo­go com­pli­ca­do di­an­te dos pu­pi­los de Al­ba­no Cé­sar, que pre­ten­dem co­lo­car um tra­vão ao ci­clo de se­te vi­tó­ri­as se­gui­das do ad­ver­sá­rio. Ape­sar de ac­tu­a­rem na con­di­ção de equi­pa vi­si­ta­da, Be­to Bi­an­chi e pu­pi­los não es­pe­ram por fa­ci­li­da­des, por­quan­to os “sam­bi­las” vêm de uma vi­tó­ria ani­ma­do­ra (1-0) fren­te ao Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo, de­ten­tor do tí­tu­lo. An­te­vê­se, por is­so, uma par­ti­da re­nhi­da e de des­fe­cho im­pre­vi­sí­vel.

Sa­gra­da Es­pe­ran­ça e Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo dis­pu­tam na ci­da­de do Dun­do um jo­go de ele­va­do grau de di­fi­cul­da­de. Os “di­a­man­tí­fe­ros” que­rem des­pe­dir-se da pro­va em ca­sa, com um triun­fo so­bre os li­bo­len­ses, que es­tão pres­si­o­na­dos a ven­cer, de­pois da der­ro­ta com o Pro­gres­so do Sam­bi­zan­ga. Pa­ra man­ter ace­sa a es­pe­ran­ça da re­con­quis­ta do tí­tu­lo, o Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo tem de ga­nhar nas três jor­na­das res­tan­tes e aguar­dar por des­li­zes do 1º de Agos­to e Petro de Lu­an­da. a fu­ga à des­pro­mo­ção, o ASA jo­ga uma car­ta­da de­ci­si­va fren­te ao Ben­fi­ca de Lu­an­da no Es- tá­dio Mu­ni­ci­pal dos Co­quei­ros, com o ob­jec­ti­vo de ga­ran­tir a ma­nu­ten­ção no cam­pe­o­na­to.

Di­an­te dos “avi­a­do­res”, os “en­car­na­dos” es­tão me­nos pres­si­o­na­dos, por­que têm as­se­gu­ra­da a pre­sen­ça na pró­xi­ma edi­ção do Girabola. Jo­sé de Car­va­lho “Co­ro­la” e pu­pi­los são os mai­o­res in­te­res­sa­dos na vi­tó­ria, bas­tan­do os três pon­tos pa­ra sus­pi­ra­rem de alí­vio.

Em Benguela, 1º de Maio e Aca­dé­mi­ca do Lo­bi­to dis­pu­tam um jo­go em­pol­gan­te e de re­sul­ta­do ines­pe­ra­do, vis­to que os con­ten­do­res pro­cu­ram a ma­nu­ten­ção no cam­pe­o­na­to. Se­pa­ra­dos por dois pon­tos, a Aca­dé­mi­ca ocu­pa a 14.ª po­si­ção, com 25 pon­tos, en­quan­to o 1º de Maio é pe­núl­ti­mo, com 25.

O Ka­bus­corp do Pa­lan­ca me­de for­ças com o 4 de Abril no Es­tá­dio Na­ci­o­nal da Ci­da­de­la, com a am­bi­ção de con­quis­tar os três pon­tos em dis­pu­ta, já que na jor­na­da pas­sa­da per­deu (0-2) fren­te ao 1º de Agos­to. A for­ma­ção do Cu­an­do Cu­ban­go, ca­so a gre­ve dos jo­ga­do­res te­nha ter­mi­na­do, tem pou­cas hi­pó­te­ses de pon­tu­ar em Lu­an­da, por­que os “pa­lan­qui­nos” que­rem de­fen­der a au­to-es­ti­ma, so­bre­tu­do nos jo­gos com equi­pas vi­si­tan­tes.

A ne­ces­si­tar de três pon­tos pa­ra as­se­gu­rar a per­ma­nên­cia, o Des­por­ti­vo da Huí­la de­fron­ta o Pro­gres­so da Lun­da Sul, no Es­tá­dio do Fer­ro­via. Mo­ti­va­dos com a vi­tó­ria so­bre o 4 de Abril, os “mi­li­ta­res” da Re­gião Sul são te­o­ri­ca­men­te fa­vo­ri­tos à con­quis­ta dos três pon­tos. Equi­li­bra­do po­de vir a ser o jo­go en­tre o Por­ce­la­na e o Re­cre­a­ti­vo da Caá­la, no Es­tá­dio dos Di­ni­zes, em Nda­la­tan­do. Na pri­mei­ra vol­ta, os fo­ras­tei­ros ven­ce­ram por 2-0.

SAN­TOS PE­DRO

Avan­ça­do Gel­son vai pro­cu­rar fa­zer gos­to ao pé e au­men­tar o seu pe­cú­lio de go­los na pro­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.