Tem­pe­ra­tu­ras al­te­ram pin­tu­ras na es­ta­ção de Tchin­tun­du-Hu­lu

Jornal de Angola - - PARTADA -

A di­rec­to­ra pro­vin­ci­al da Cul­tu­ra do Na­mi­be, Eu­ra­cel­ma Ma­jor, con­si­de­rou, on­tem, as pin­tu­ras ru­pes­tres da Es­ta­ção do Tchi­tun­du-Hu­lu co­mo uma fon­te his­tó­ri­ca que da­ta mais de dois mil anos “mas in­fe­liz­men­te as su­per­fí­ci­es da es­ta­ção es­tão com pou­ca vi­si­bi­li­da­de de­vi­do às al­tas tem­pe­ra­tu­ras tér­mi­cas que se re­gis­tam na re­gião”.

As pin­tu­ras e gra­vu­ras da Es­ta­ção do Tchi­tun­du-Hu­lu es­tão lo­ca­li­za­das na re­gião do Ka­po­lo­po­lo, mu­ni­cí­pio do Vi­rei, e cons­tam en­tre as obras pa­tri­mo­ni­ais do Na­mi­be, com to­na­li­da­des de bran­co, ver­me­lho e pre­to. Ape­sar da re­le­vân­cia do lo­cal, as gra­vu­ras cor­rem o ris­co de de­sa­pa­re­cer, pe­lo em­po­la­men­to, por ac­ções tér­mi­cas, da ca­ma­da su­per­fi­ci­al da ro­cha que de­pois se frag­men­ta.

Tchi­tun­du-Hu­lu é um mor­ro gra­ní­ti­co si­tu­a­do a les­te da ci­da­de de Mo­çâ­me­des, na pro­vín­cia do Na­mi­be. O lo­cal é co­nhe­ci­do pe­las gra­vu­ras e pin­tu­ras ru­pes­tres do “Mor­ro Sa­gra­do dos Mu­cuís­ses”, um dos mais be­los con­jun­tos ru­pes­tres da Pré-His­tó­ria exis­ten­tes em An­go­la, on­de abun­dam re­pre­sen­ta­ções de ani­mais e de­se­nhos es­que­ma­ti­za­dos, sen­do o pon­to de par­ti­da das ar­tes ru­pes­tres de Áfri­ca, que têm o seu iní­cio no Na­mi­be.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, a di­rec­to­ra ga­ran­tiu que o seu pe­lou­ro vai tra­ba­lhar pa­ra a clas­si­fi­ca­ção de ou­tros re­gis­tos in­ven­ta­ri­a­dos, bem co­mo fa­zer um acom­pa­nha­men­to mi­nu­ci­o­so do pro­ces­so de ins­cri­ção de Tchi­tun­du-Hu­lu à ca­te­go­ria de Pa­tri­mó­nio Mun­di­al, a se­me­lhan­ça do pro­ces­so de Mban­za Con­go.

A Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Cul­tu­ra do Na­mi­be re­gis­tou 71 es­ta­ções de pin­tu­ras ru­pes­tres, das quais oi­to fo­ram clas­si­fi­ca­das co­mo pa­tri­mó­nio his­tó­ri­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.