Mi­nis­tro con­vi­da co­mu­ni­da­de

CÂN­DI­DO VAN-DÚ­NEM NOS ES­TA­DOS UNI­DOS

Jornal de Angola - - OPINIÃO -

O mi­nis­tro dos An­ti­gos Com­ba­ten­tes e Ve­te­ra­nos da Pá­tria ter­mi­nou, na sex­ta-fei­ra. uma vi­si­ta de qua­tro di­as aos EUA com um en­con­tro com mem­bros da co­mu­ni­da­de an­go­la­na. Idos de No­va Jer­sey e da Pensyl­van­nia, ci­da­de da Fi­la­dél­fia, des­lo­ca­ram-se à ca­pi­tal dos Es­ta­dos Uni­dos, on­de par­ti­ci­pa­ram num en­con­tro com o mi­nis­tro an­go­la­no, nas ins­ta­la­ções da Em­bai­xa­da de An­go­la. As­sis­ti­ram ao en­con­tro o em­bai­xa­dor, Agos­ti­nho Ta­va­res, e o côn­sul-ge­ral em No­va Ior­que, Adão Pin­to, além de di­plo­ma­tas em mis­são nos EUA.

Cân­di­do Van-Dú­nem fez um re­su­mo das prin­ci­pais me­di­das to­ma­das pe­lo Exe­cu­ti­vo pa­ra o sec­tor que di­ri­ge e que já se en­con­tram em fa­se de im­ple­men­ta­ção. “Não se faz uma na­ção sem os ex-com­ba­ten­tes e ve­te­ra­nos da pá­tria”, dis­se o mi­nis­tro que re­al­çou os es­for­ços em­pre­en­di­dos por to­dos. In­cen­ti­vou os que pre­ten­dem re­gres­sar pa­ra fa­zer par­te do de­sen­vol­vi­men­to em cur­so no país. Cân­di­do VanDú­nem en­tre­gou a dois ex-com­ba­ten­tes de guer­ra re­si­den­tes nos EUA de cha­ves e os res­pec­ti­vos con­tra­tos de ar­ren­da­men­to de du­as re­si­dên­ci­as atri­buí­das aos mes­mos, num ges­to de re­co­nhe­ci­men­to do Exe­cu­ti­vo an­go­la­no pe­lo seu in­te­res­se de que­re­rem re­gres­sar ao país e con­tri­buir de for­ma cons­ci­en­te no pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to.

“Os ci­da­dãos an­go­la­nos que vi­vem no país e os que es­tão na diás­po­ra usu­fru­em dos mes­mos di­rei­tos”, dis­se o mi­nis­tro, que con­fir­mou a che­ga­da pa­ra bre­ve, aos EUA, de uma equi­pa de pe­ri­tos do seu mi­nis­té­rio pa­ra, em co­la­bo­ra­ção com a mis­são di­plo­má­ti­ca, re­a­li­zar um en­con­tro pa­ra in­for­mar so­bre as pers­pec­ti­vas do Exe­cu­ti­vo pa­ra es­te gru­po-al­vo mui­to im­por­tan­te na his­tó­ria da na­ção.

Co­o­pe­ra­ção com os EUA

Na quin­ta-fei­ra, o mi­nis­tro reu­niu com o se­cre­tá­rio ame­ri­ca­no dos Ve­te­ra­nos de Guer­ra, Ro­bert McDo­nald, com qu­em pas­sou em re­vis­ta ques­tões li­ga­das a co­o­pe­ra­ção en­tre as ins­ti­tui­ções dos dois Es­ta­dos. Cân­di­do Van-Dú­nem agra­de­ceu a dis­po­ni­bi­li­da­de do seu ho­mó­lo­go e re­a­fir­mou a pre­o­cu­pa­ção do Che­fe do Exe­cu­ti­vo an­go­la­no no sen­ti­do de se ga­ran­tir a rein­te­gra­ção, re­a­bi­li­ta­ção, for­ma­ção e um fu­tu­ro dig­no pa­ra os an­ti­gos com­ba­ten­tes e ve­te­ra­nos de guer­ra. “Ape­sar das re­a­li­da­des dos nos­sos Es­ta­dos se­rem di­fe­ren­tes, te­mos ex­pe­ri­ên­ci­as si­mi­la­res nes­te do­mí­nio e es­pe­ra­mos po­der, num fu­tu­ro pró­xi­mo, após es­ta vi­si­ta de tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as, tra­çar as li­nhas prin­ci­pais pa­ra a as­si­na­tu­ra de um acor­do en­tre as du­as ins­ti­tui­ções go­ver­na­men­tais”, con­cluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.