Pi­ra­tas so­ma­lis en­tre­gam re­féns às Na­ções Uni­das

Jornal de Angola - - MUNDO -

Pi­ra­tas so­ma­lis li­ber­ta­ram on­tem 26 re­féns asiá­ti­cos, man­ti­dos em ca­ti­vei­ro há cin­co anos, des­de que o seu na­vio pes­quei­ro foi ata­ca­do por cri­mi­no­sos.

“Te­mos o pra­zer de anun­ci­ar a li­ber­ta­ção da tri­pu­la­ção do Naham 3. Eles es­tão ago­ra em se­gu­ran­ça nas mãos das au­to­ri­da­des de Gal­mu­dug e vão ser re­pa­tri­a­dos a bor­do de um voo hu­ma­ni­tá­rio da ONU e, em se­gui­da, enviados pa­ra os seus res­pec­ti­vos paí­ses”, de­cla­rou o co­or­de­na­dor dos Par­cei­ros de Apoio a Re­féns, John Ste­ed, que ne­go­ci­ou a li­ber­ta­ção.

A tri­pu­la­ção do Naham 3 foi cap­tu­ra­da em Mar­ço de 2012, na cos­ta das ilhas Sey­chel­les. Foi o se­gun­do se­ques­tro mais lon­go já re­a­li­za­do por pi­ra­tas so­ma­lis.

Ini­ci­al­men­te, 29 pes­so­as fo­ram fei­tas re­féns. Uma de­las mor­reu du­ran­te o ata­que e du­as su­cum­bi­ram a do­en­ças no ca­ti­vei­ro, in­di­ca o co­mu­ni­ca­do da ONG Oce­a­nos sem Pi­ra­ta­ria. A tri­pu­la­ção é com­pos­ta por ci­da­dãos do Cam­bo­ja, Chi­na, In­do­né­sia, Fi­li­pi­nas, Taiwan e Vi­et­na­me.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.