Li­nhas e man­cha ar­tís­ti­ca

Jornal de Angola - - CULTURA -

Se­gun­do a cu­ra­do­ra e crí­ti­ca de arte Lú­cia Marques, “Re­né Ta­va­res tra­duz em tra­ços, li­nhas e man­chas nu­ma sín­te­se pes­so­al da sua pró­pria iden­ti­da­de, sem­pre em pro­ces­so “ina­ca­ba­do”, po­si­ci­o­nan­do-se em cons­tan­te mo­vi­men­to en­tre re­fe­rên­ci­as pas­sa­das e pre­sen­tes.

In­te­res­sa-lhe apro­fun­dar a per­me­a­bi­li­da­de das fronteiras en­tre his­tó­ri­as, lin­gua­gens e téc­ni­cas e par­ti­lhar es­se per­cur­so ex­plo­ra­tó­rio. Re­né Ta­va­res é um ar­tis­ta que re­flec­te nos seus tra­ba­lhos a sua pró­pria ex­pe­ri­ên­cia de des­lo­ca­ção con­tem­po­râ­nea en­tre as mais di­ver­sas zo­nas de con­tac­to pós-co­lo­ni­ais.

As su­as re­fle­xões par­tem as­sim de uma re­fe­rên­cia li­ga­da à his­tó­ria co­lo­ni­al de São To­mé e Prín­ci­pe e mis­tu­ram-se com a re­a­li­da­de ac­tu­al, vi­vi­da pe­lo pró­prio ar­tis­ta nas mais di­ver­sas ge­o­gra­fi­as eu­ro­pei­as e afri­ca­nas. Ne­las en­con­tra­mos as per­so­na­gens do “Tchi­lo­li”, mas tam­bém os pro­ta­go­nis­tas do quo­ti­di­a­no das Ilhas, com es­pe­ci­al des­ta­que pa­ra a re­pre­sen­ta­ção das cri­an­ças a brin­car na rua e pa­ra as mu­lhe­res nos seus afa­ze­res do­més­ti­cos, em ce­ná­ri­os cu­ja téc­ni­ca en­tre o de­se­nho e a pin­tu­ra con­vo­ca ain­da ou­tras “mes­ti­ça­gens”, co­mo o pró­prio iro­ni­za, num mes­mo es­pa­ço sim­bó­li­co.

DR

Um dos qua­dros de Re­né Ta­va­res ar­tis­ta que tem co­o­pe­ra­do com a Tri­e­nal de Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.