Po­pu­la­ção mo­bi­li­za­da pa­ra o re­gis­to elei­to­ral

Jornal de Angola - - POLÍTICA - JO­A­QUIM SUAMI | Ca­bin­da SÉR­GIO V. DI­AS e MATIAS DA COS­TA | Cui­to

Po­lí­ti­cos em to­do o país in­ten­si­fi­cam as cam­pa­nhas de mo­bi­li­za­ção jun­ta da po­pu­la­ção pa­ra o re­gis­to elei­to­ral. Em Ca­bin­da, a pri­mei­ra se­cre­tá­ria do MPLA, Al­di­na da Lom­ba, ape­lou on­tem aos mem­bros dos gru­pos de acom­pa­nha­men­to das or­ga­ni­za­ções de ba­se nos mu­ni­cí­pi­os, bair­ros e po­vo­a­ções a mo­bi­li­za­rem os mi­li­tan­tes pa­ra o re­gis­to elei­to­ral a fim do par­ti­do ga­ran­tir o mai­or nú­me­ro de vo­tos nas elei­ções ge­rais de 2017.

Al­di­na da Lom­ba, que dis­cur­sa­va na aber­tu­ra do se­mi­ná­rio de ca­pa­ci­ta­ção dos mem­bros dos gru­pos de acom­pa­nha­men­to dos co­mi­tés de ac­ção do MPLA, que de­cor­reu na po­vo­a­ção do Bu­co-Ma­zi, acres­cen­tou que as or­ga­ni­za­ções de ba­se de­vem tra­ba­lhar com os mi­li­tan­tes e a po­pu­la­ção pa­ra que o MPLA con­si­ga al­can­çar os ob­jec­ti­vos tra­ça­dos pa­ra o plei­to elei­to­ral do pró­xi­mo ano.

“Não há ven­ce­do­res an­te­ci­pa­dos e as elei­ções ga­nham-se nas ur­nas. Por is­so, ca­da par­ti­do de­ve pre­pa­rar-se pa­ra es­te de­sa­fio. O MPLA e os seus di­ri­gen­tes de­vem es­tar aten­tos, por­que é o mo­men­to de se mo­bi­li­zar os mi­li­tan­tes a fa­ze­rem o re­gis­to elei­to­ral pa­ra que pos­sa­mos ter a ga­ran­tia de mai­or nú­me­ro de vo­tos nas ur­nas”, dis­se.

O MPLA, dis­se Al­di­na da Lom­ba, é um par­ti­do que se pre­o­cu­pa com o bem-es­tar e a me­lho­ria das con­di­ções de vi­da das po­pu­la­ções, daí a ne­ces­si­da­de de os di­ri­gen­tes, a to­dos os ní­veis, tra­ba­lha­rem com as po­pu­la­ções pa­ra que co­nhe­çam o programa do MPLA.

Reu­niões no Bié

No Bié, o go­ver­na­dor Bo­a­vi­da Ne­to reú­ne-se ama­nhã com re­pre­sen­tan­tes de par­ti­dos po­lí­ti­cos e en­ti­da­des re­li­gi­o­sas pa­ra abor­dar a ac­tu­al si­tu­a­ção do re­gis­to elei­to­ral.

De­pois de man­ter um en­con­tro em tor­no do re­gis­to elei­to­ral no iní­cio des­te mês com os ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais, di­rec­to­res do Re­gis­to e res­pon­sá­veis do Go­ver­no Pro­vin­ci­al, Bo­a­vi­da Ne­to pro­me­teu um tra­ba­lho ár­duo do seu elen­co pa­ra o êxi­to do pro­ces­so.

No en­con­tro, os ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais ma­ni­fes­ta­ram al­guns cons­tran­gi­men­tos, con­subs­tan­ci­a­dos so­bre­tu­do na com­po­nen­te de te­le­co­mu­ni­ca­ções e de trans­por­tes pa­ra efec­ti­va­ção do re­gis­to elei­to­ral.

O res­pon­sá­veis mu­ni­ci­pais apre­sen­ta­ram ain­da su­ges­tões e me­ca­nis­mos ope­ra­ti­vos in­clu­si­vos ao ci­da­dão, co­mo ele­men­to fun­da­men­tal de to­do o pro­ces­so. Ce­le­ri­da­de na dis­tri­bui­ção do apa­ra­to que sus­ten­ta a ac­ti­vi­da­de, a uni­for­mi­za­ção dos ser­vi­do­res de re­gis­to e a ex­ten­são das bri­ga­das mó­veis pa­ra que pos­sam abran­ger áre­as de mai­or con­cen­tra­ção da po­pu­la­ção ru­ral fo­ram tam­bém pre­o­cu­pa­ções apre­sen­ta­das.

O di­rec­tor dos Re­gis­tos do Bié, Anas­tá­cio Se­ve­ri­no Sam­bowé, des­ta­cou a abran­gên­cia da co­ber­tu­ra do ac­to com a che­ga­da de 30 mo­to­ri­za­das equi­pa­das com sis­te­ma GPS.

Es­tes mei­os ga­ran­tem su­por­te à ac­ti­vi­da­de dos 280 bri­ga­dis­tas, com mé­dia diá­ria de re­gis­tos na or­dem dos 2.007 na pro­vín­cia do Bié.

UNITA en­co­ra­ja po­pu­la­ção

O se­cre­tá­rio pro­vin­ci­al da UNITA na Lun­da Sul, Vir­gí­lio Sa­mus­son­go, en­co­ra­jou on­tem os ci­da­dãos a ac­tu­a­li­za­rem os da­dos elei­to­rais, pa­ra po­de­rem par­ti­ci­par nas elei­ções de 2017.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, o se­cre­tá­rio pro­vin­ci­al exor­tou os ci­da­dãos que com­ple­tam 18 anos de ida­de a re­gis­ta­rem-se a par­tir do dia 28, al­tu­ra em que ini­cia a se­gun­da fa­se do pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral. “O re­gis­to elei­to­ral na pro­vín­cia de­cor­re bem. A UNITA con­ti­nua a fa­zer par­te da fis­ca­li­za­ção do pro­ces­so”, dis­se. Sa­mus­son­go de­fen­deu cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção so­bre a im­por­tân­cia do re­gis­to.

ANTÓNIO SOARES

Al­di­na da Lom­ba reu­niu as es­tru­tu­ras de ba­se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.