De­sa­fi­os da so­ci­e­da­de em dis­cus­são

UNI­VER­SI­DA­DE AGOS­TI­NHO NE­TO Pro­fes­so­res par­ti­lham re­sul­ta­dos de in­ves­ti­ga­ção no do­mí­nio das ciências so­ci­ais

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A Fa­cul­da­de de Ciências So­ci­ais da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Ne­to (UAN) pro­mo­ve, ho­je e ama­nhã, em Lu­an­da, no VI co­ló­quio da ins­ti­tui­ção aca­dé­mi­ca pú­bli­ca, uma re­fle­xão so­bre as pro­fun­das trans­for­ma­ções ocor­ri­das na so­ci­e­da­de.

A Fa­cul­da­de de Ciências So­ci­ais re­fe­re, em co­mu­ni­ca­do, que en­tre os ob­jec­ti­vos da re­a­li­za­ção do VI co­ló­quio, su­bor­di­na­do ao le­ma "Os de­sa­fi­os da so­ci­e­da­de an­go­la­na no sé­cu­lo XXI: Po­pu­la­ção, di­nâ­mi­cas so­ci­ais e flu­xos mi­gra­tó­ri­os", es­tão a iden­ti­fi­ca­ção e aná­li­se dos de­sa­fi­os ac­tu­ais da so­ci­e­da­de e a ne­ces­si­da­de de es­ti­mu­lar a aná­li­se, fun­da­men­ta­da e crí­ti­ca, da si­tu­a­ção ac­tu­al co­mo ins­tru­men­to útil pa­ra de­fi­ni­ção de po­lí­ti­cas fu­tu­ras.

A par­ti­lha de re­sul­ta­dos de in­ves­ti­ga­ção no do­mí­nio das ciências so­ci­ais e hu­ma­nas e a cri­a­ção de opor­tu­ni­da­des de diá­lo­go en­tre as áre­as que com­põem as ciências so­ci­ais e hu­ma­nas es­tão tam­bém en­tre os ob­jec­ti­vos do co­ló­quio.

Qua­tro pai­néis fo­ram cri­a­dos, o pri­mei­ro dos quais é de­no­mi­na­do “Po­pu­la­ção”, o se­gun­do “Di­nâ­mi­cas so­ci­ais”, o ter­cei­ro “Flu­xos mi­gra­tó­ri­os” e o quar­to “Po­pu­la­ção e de­sen­vol­vi­men­to: uma agen­da pa­ra An­go­la no sé­cu­lo XXI”. No rol de te­mas re­ser­va­dos ao pai­nel “Po­pu­la­ção” es­tão a mor­bi­li­da­de e mor­ta­li­da­de e a nup­ci­a­li­da­de e fe­cun­di­da­de, dois dos prin­ci­pais fac­to­res de mu­dan­ças de­mo­grá­fi­cas.

So­bre o pai­nel “Po­pu­la­ção”, o do­cu­men­to res­sal­ta que a so­ci­e­da­de an­go­la­na é ca­rac­te­ri­za­da por ele­va­das ta­xas de na­ta­li­da­de e de mor­ta­li­da­de, em­bo­ra com ten­dên­ci­as de­cres­cen­tes, num cres­ci­men­to ace­le­ra­do da po­pu­la­ção, so­bre­tu­do de­pois da In­de­pen­dên­cia, e com uma es­tru­tu­ra de­mo­grá­fi­ca bas­tan­te jo­vem, com uma gran­de in­fluên­cia na ges­tão de po­lí­ti­cas pú­bli­cas.

O pai­nel “Di­nâ­mi­cas So­ci­ais” tem três te­mas pa­ra dis­cus­são: “A fa­mí­lia tra­di­ci­o­nal ver­sus Fa­mí­lia Mo­der­na”, “O ru­ral, o ur­ba­no e as tran­si­ções” e as “Mi­no­ri­as ét­ni­cas e in­te­gra­ção so­ci­o­e­co­nó­mi­cas no sé­cu­lo XXI”, en­quan­to o pai­nel “Flu­xos mi­gra­tó­ri­os” é de­di­ca­do à dis­cus­são dos te­mas “Das gran­des mi­gra­ções ao po­vo­a­men­to de An­go­la”, “Mo­vi­men­tos mi­gra­tó­ri­os re­cen­tes em An­go­la” e “Mo­vi­men­tos trans­fron­tei­ri­ços e in­te­gra­ção sub-re­gi­o­nal”.

Já o quar­to pai­nel “Po­pu­la­ção e de­sen­vol­vi­men­to: uma agen­da pa­ra An­go­la no sé­cu­lo XXI” agen­dou a dis­cus­são do alar­ga­do te­ma “Po­pu­la­ção, di­nâ­mi­cas so­ci­ais e po­li­ti­cas so­ci­ais”.

O co­ló­quio é di­ri­gi­do a do­cen­tes e es­tu­dan­tes da Fa­cul­da­de de Ciências So­ci­ais da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Ne­to, mas es­tá aber­to à par­ti­ci­pa­ção de pro­fes­so­res e es­tu­dan­tes de ou­tras ins­ti­tui­ções aca­dé­mi­cas pú­bli­cas e pri­va­das e de re­pre­sen­tan­tes de par­ti­dos po­lí­ti­cos e da so­ci­e­da­de em ge­ral.

PAU­LO MULAZA

Um ân­gu­lo do cam­pus uni­ver­si­tá­rio da pri­mei­ra ins­ti­tui­ção de en­si­no su­pe­ri­or aber­ta no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.