Pe­des­tres e ci­clis­tas as prin­ci­pais ví­ti­mas

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Me­ta­de das ví­ti­mas de aci­den­tes de vi­a­ção no Mun­do são pe­des­tres e ci­clis­tas, re­ve­lou on­tem um re­la­tó­rio do Programa da ONU pa­ra o Meio Am­bi­en­te (PNUMA), que pe­de aos paí­ses pa­ra in­ves­ti­rem pe­lo me­nos 20 por cen­to do or­ça­men­to des­ti­na­do ao sec­tor dos Trans­por­tes na se­gu­ran­ça de pe­des­tres e ci­clis­tas.

O do­cu­men­to diz que a fal­ta de in­ves­ti­men­tos em es­tra­das se­gu­ras es­tá a ma­tar 1,3 mi­lhões de pes­so­as por ano, sen­do que 49 por cen­to das ví­ti­mas de aci­den­tes de trân­si­to são pe­des­tres, ci­clis­tas e mo­to­ci­clis­tas.

O Programa da ONU pa­ra o Meio Am­bi­en­te re­fe­re que en­tre os cin­co paí­ses mais pe­ri­go­sos pa­ra an­dar a pé, de mo­to­ri­za­da ou de bi­ci­cle­ta, qua­tro es­tão em Áfri­ca: o Ma­lawi fi­ca em pri­mei­ro lu­gar, on­de pe­des­tres e ci­clis­tas re­pre­sen­tam 66 por cen­to dos que mor­rem em aci­den­tes de trân­si­to. A se­guir es­tá o Qué­nia, a Áfri­ca do Sul, a Zâm­bia e o Ne­pal.

Fai­xa ex­clu­si­va

O re­la­tó­rio traz in­for­ma­ções so­bre a bai­xa qua­li­da­de do ar, em par­te cau­sa­da pe­las emis­sões de ga­ses dos veí­cu­los. Por ano, ocor­rem se­te mi­lhões de mor­tes pre­ma­tu­ras de­vi­do à po­lui­ção, que tam­bém au­men­ta pro­ble­mas co­mo bron­qui­te, as­ma e do­en­ças do co­ra­ção.

Ao mes­mo tem­po, a fro­ta de car­ros mun­di­al de­ve tri­pli­car até 2050. O Programa da ONU pa­ra o Meio Am­bi­en­te diz que is­so po­de re­sul­tar no au­men­to das mor­tes no trân­si­to e pre­ju­di­car as me­di­das de com­ba­te ao aque­ci­men­to glo­bal.

O di­re­tor do Programa da ONU pa­ra o Meio Am­bi­en­te, Erik So­lheim, lem­brou que “as pes­so­as ar­ris­cam as su­as vi­das to­das as ve­zes que sa­em de ca­sa”. O res­pon­sá­vel de­fen­de que pes­so­as, e não os car­ros, se­jam a pri­o­ri­da­de dos sis­te­mas de trans­por­te.

O Bra­sil aco­lheu, no ano pas­sa­do, uma con­fe­rên­cia in­ter­na­ci­o­nal so­bre pre­ven­ção ro­do­viá­ria, um asun­to que na agen­da das pri­o­ri­da­des da ONU em de­cor­rên­cia do ex­pres­si­vo nú­me­ro de aci­den­tes de vi­a­ção, com ví­ti­mas mor­tais, que ocor­rem no Mun­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.