OMS lan­ça cam­pa­nha “Res­pi­re Vi­da”

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

No­ve em ca­da dez pes­so­as no Mun­do res­pi­ram ar não se­gu­ro, aler­tou on­tem a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saúde (OMS), pa­ra qu­em a po­lui­ção do ar po­de cau­sar der­ra­mes e ata­ques car­día­cos.

Pa­ra en­fren­tar o de­sa­fio, a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saúde lan­çou a cam­pa­nha "Res­pi­re Vi­da", uma ini­ci­a­ti­va glo­bal lan­ça­da du­ran­te a con­fe­rên­cia da ONU so­bre Ha­bi­ta­ção e De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no Sus­ten­tá­vel, re­a­li­za­da na ci­da­de de Qui­to, ca­pi­tal do Equa­dor, de 17 a 20 des­te mês. O co­or­de­na­dor de Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Saúde da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saúde, Car­los Do­ra, di­se à Rá­dio ONU que a cam­pa­nha é lan­ça­da por não exis­tir ain­da uma cons­ci­en­ci­a­li­za­ção da im­por­tân­cia que o ar lim­po tem pa­ra a saúde das pes­so­as.

“Há 15 anos não se co­nhe­cia a di­men­são com­ple­ta do pro­ble­ma da po­lui­ção do ar que é, na ver­da­de, uma das mai­o­res cau­sas de do­en­ça do co­ra­ção, de ata­que do co­ra­ção, en­far­te do mi­o­cár­dio e do­en­ça ce­re­bro­vas­cu­lar”, sa­li­en­tou Car­los Do­ra. Ho­je já se sa­be, atra­vés de inú­me­ros es­tu­dos, que as “par­tí­cu­las en­tram no pul­mão, mas tam­bém na cir­cu­la­ção”, cau­san­do in­fla­ma­ção nos va­sos san­guí­ne­os, um fe­nó­me­no se­me­lhan­te ao co­les­te­rol e à pres­são al­ta, aler­tou Car­los Do­ra, que ci­tou al­gu­mas so­lu­ções prá­ti­cas, men­ci­o­nan­do, por exem­plo, an­dar de bi­ci­cle­ta, on­de for se­gu­ro. Em al­guns lo­cais de Áfri­ca e da Ásia, quei­mar li­xo é uma das gran­des cau­sas de po­lui­ção.

JO­SÉ SOARES

A po­lui­ção faz mi­lhões de ví­ti­mas no mun­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.