“Di­fe­ren­ças iguais” no Ins­ti­tu­to Ca­mões

Jornal de Angola - - CULTURA - MANUEL ALBANO |

“Di­fe­ren­ças iguais” é o tí­tu­lo da ex­po­si­ção in­di­vi­du­al de pin­tu­ra da ar­tis­ta plás­ti­ca Isa­bel Baptista, a ser inau­gu­ra­da ho­je, pe­las 18h30, no Ins­ti­tu­to Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da.

A ex­po­si­ção, que fi­ca pa­ten­te até ao dia 18 de No­vem­bro, reú­ne um con­jun­to de tra­ba­lhos que re­cor­rem à in­ten­si­da­de da cor e à flui­dez do tra­ço pa­ra trans­mi­tir sen­ti­men­tos, emo­ções e in­ten­ções, pro­cu­ran­do afas­tar ma­les e do­res no mun­do ac­tu­al, de acor­do com a au­to­ra.

Em “Di­fe­ren­ças iguais”, Isa­bel Baptista pro­cu­ra fa­zer uma re­fle­xão so­bre o cho­que de cul­tu­ras ge­ra­ci­o­nais ocor­ren­tes em so­ci­e­da­de mais con­ser­va­do­ras e mo­der­nas, cu­jo pro­pó­si­to é aju­dar a com­pre­en­der as se­me­lhan­ças cul­tu­rais co­mun­ga­das e in­ter­con­ti­nen­tais.

Uma das pro­pos­tas da mos­tra, re­al­ça a ar­tis­ta, é fa­zer a so­ci­e­da­de per­ce­ber, atra­vés de uma aná­li­se re­a­lis­ta, a par­ti­lha uni­ver­sal de di­fe­ren­tes ar­te­fac­tos cul­tu­rais, quan­do nos pro­pu­se­mos iden­ti­fi­car com as nos­sas pos­sí­veis raí­zes.

Isa­bel Baptista nas­ceu em Lu­an­da, on­de fez os seus es­tu­dos em pin­tu­ra na an­ti­ga Es­co­la In­dus­tri­al, no fi­nal dos anos 60.

A ar­tis­ta dis­se es­pe­rar com a ex­po­si­ção con­se­guir “tem­pe­rar o que vai me­nos bem e pro­por o que é bom, apos­tan­do ca­da vez mais no amor e na li­ber­da­de.” A pin­to­ra fez a sua pri­mei­ra ex­po­si­ção in­di­vi­du­al em 1990, no Mu­seu de His­tó­ria Na­tu­ral de Lu­an­da.

Foi pi­o­nei­ra das ga­le­ri­as de Ar­te em An­go­la no pós-in­de­pen­dên­cia. Aí, ca­ta­li­sou to­da a sua ener­gia e cri­a­ti­vi­da­de, co­mo ar­tis­ta e co­mo ges­to­ra, ao lon­go de mais de uma dé­ca­da, trans­for­man­do aque­le es­pa­ço nu­ma re­fe­rên­cia e num pon­to de en­con­tro obri­ga­tó­rio de ar­tis­tas e es­cri­to­res, aco­lhen­do cen­te­nas de ac­ti­vi­da­des cul­tu­rais, nas mais di­ver­sas ex­pres­sões ar­tís­ti­cas, co­mo pin­tu­ra, co­la­gem e gra­vu­ra.

DR

Isa­bel Baptista inau­gu­ra ho­je ex­po­si­ção in­di­vi­du­al em que des­ta­ca se­me­lhan­ças cul­tu­rais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.