Jornal de Angola

Nico Rosberg revela tranquilid­ade

-

Parecia improvável há alguns meses, mas a verdade é que Nico Rosberg poderá na próximo fimde-semana, quando da realização do GP do México, conquistar pela primeira vez na sua carreira o título mundial de Fórmula 1.

Com 26 pontos de vantagem sobre o segundo classifica­do, Lewis Hamilton, Nico Rosberg será automatica­mente campeão do Mundo caso vença a corrida e o britânico termine no 10º posto ou nas posições abaixo.

Confrontad­o com esta situação, o piloto da Mercedes revelou que irá “preparar o GP do México de forma simples. É a forma que funciona melhor e na qual me sinto melhor. Vou para o México totalmente concentrad­o e apenas isso. É fantástico chegar ao final da temporada a discutir o campeonato”.

Hamilton vitorioso

Lewis Hamilton venceu o GP dos EUA de Fórmula 1, na sequência de uma corrida em que dominou por completo os acontecime­ntos, e logo desde o arranque. Nico Rosberg foi segundo depois de ter tido muitas dificuldad­es para passar Daniel Ricciardo.

O piloto da Red Bull foi mais forte na primeira curva e passou Rosberg, e por aí ficou durante muito tempo, com o alemão a não conseguir, sequer, aproximar-se muito. Só que com o Safety Car Virtual, a Mercedes fez entrar nas boxes os seus dois pilotos que tiveram uma “borla”, uma ida às boxes durante esse período, enquanto em pista não se andava depressa. Foi assim que Rosberg passou para a frente de Ricciardo, por aí ficando até ao final, nunca se conseguind­o aproximar muito de Hamilton. Curiosamen­te, o australian­o perde a posição por “culpa” do seu colega de equipa. Depois, com pneus melhores e na frente do Red Bull, Rosberg não deu hipóteses. Sempre que o fazia, o inglês respondia e recolocava a margem. Desta forma e depois de cinco corridas sem vencer, Hamilton recupera sete pontos a Rosberg, que pode ser campeão já no próximo fim-de-semana, se vencer e o inglês não pontuar.

Sebastian Vettel foi quarto, e mais uma vez a Ferrari falhou um pódio. Caso a Ferrari tem reagido da mesma forma que a Mercedes ao Safety Car Virtual causado pelo abandono de Max Verstappen, com problemas na caixa de velocidade­s do seu Red Bull, poderia ter lutado pelo pódio, mas não foi assim que aconteceu. A corrida de Verstappen terminou com um problema na caixa de velocidade­s do seu Red Bull, mas antes as coisas já não estavam muito bem, porque o holandês percebeu mal uma indicação do seu engenheiro e foi para a sua boxe mudar de pneus sem que a equipa o esperasse. Quanto a Kimi Raikkonen, andou muito tempo nos primeiros lugares, mas um incidente na sua boxe, levou-o a sair para a pista com um pistola de troca de pneus agarrada à jante. Não passou da saída das boxes, abandonand­o depois de fazer marcha-atrás até às boxes…

Grande quinto lugar de Fernando Alonso, que depois de rodar muito tempo junto de Carlos Sainz e Felipe Massa, a poucas voltas do final da corrida atacou fortemente, surpreende­u Felipe Massa numa travagem, com um chega para lá que seria investigad­o posteriorm­ente, e pouco depois passou também Carlos Sainz, repetindo dessa forma o quinto lugar do Mónaco, até ver, pois pode ser penalizado.

Carlos Sainz foi sexto, igualando o seu melhor resultado do ano conseguido em Espanha. Felipe Massa perdeu um boa oportunida­de para reduzir mais a margem para os Force India, mas foi apenas sétimo, isto caso não beneficie duma possível penalizaçã­o de Alonso. Com Sergio Pérez logo atrás a Force India não perdeu muito, isto depois de ter visto Nico Hulkenberg ficar fora da corrida logo na volta inicial devido a acidente. Boa corrida dos McLaren com Button em nono enquanto Romain Grosjean deu uma prenda a Gene Haas ao pontuar nos “States”, algo que a Haas já não fazia desde o GP da Áustria.

 ?? JOÃO GOMES ?? Angolanos dominaram competição continenta­l disputada há uma semana na Ilha do Cabo
JOÃO GOMES Angolanos dominaram competição continenta­l disputada há uma semana na Ilha do Cabo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola