Ni­co Ros­berg re­ve­la tran­qui­li­da­de

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Pa­re­cia im­pro­vá­vel há al­guns me­ses, mas a ver­da­de é que Ni­co Ros­berg po­de­rá na pró­xi­mo fim­de-se­ma­na, quan­do da re­a­li­za­ção do GP do Mé­xi­co, con­quis­tar pe­la pri­mei­ra vez na sua car­rei­ra o tí­tu­lo mun­di­al de Fórmula 1.

Com 26 pon­tos de van­ta­gem so­bre o se­gun­do clas­si­fi­ca­do, Lewis Ha­mil­ton, Ni­co Ros­berg se­rá au­to­ma­ti­ca­men­te cam­peão do Mun­do ca­so ven­ça a cor­ri­da e o bri­tâ­ni­co ter­mi­ne no 10º pos­to ou nas po­si­ções abai­xo.

Con­fron­ta­do com es­ta si­tu­a­ção, o pi­lo­to da Mer­ce­des re­ve­lou que irá “pre­pa­rar o GP do Mé­xi­co de for­ma sim­ples. É a for­ma que fun­ci­o­na me­lhor e na qual me sin­to me­lhor. Vou pa­ra o Mé­xi­co to­tal­men­te con­cen­tra­do e ape­nas is­so. É fan­tás­ti­co che­gar ao fi­nal da tem­po­ra­da a dis­cu­tir o cam­pe­o­na­to”.

Ha­mil­ton vi­to­ri­o­so

Lewis Ha­mil­ton ven­ceu o GP dos EUA de Fórmula 1, na sequên­cia de uma cor­ri­da em que do­mi­nou por com­ple­to os acon­te­ci­men­tos, e lo­go des­de o ar­ran­que. Ni­co Ros­berg foi se­gun­do de­pois de ter ti­do mui­tas di­fi­cul­da­des pa­ra pas­sar Da­ni­el Ric­ci­ar­do.

O pi­lo­to da Red Bull foi mais for­te na pri­mei­ra cur­va e pas­sou Ros­berg, e por aí fi­cou du­ran­te mui­to tem­po, com o ale­mão a não con­se­guir, se­quer, apro­xi­mar-se mui­to. Só que com o Sa­fety Car Vir­tu­al, a Mer­ce­des fez en­trar nas bo­xes os seus dois pi­lo­tos que ti­ve­ram uma “bor­la”, uma ida às bo­xes du­ran­te es­se pe­río­do, en­quan­to em pis­ta não se an­da­va de­pres­sa. Foi as­sim que Ros­berg pas­sou pa­ra a fren­te de Ric­ci­ar­do, por aí fi­can­do até ao fi­nal, nun­ca se con­se­guin­do apro­xi­mar mui­to de Ha­mil­ton. Cu­ri­o­sa­men­te, o aus­tra­li­a­no per­de a po­si­ção por “cul­pa” do seu co­le­ga de equi­pa. De­pois, com pneus me­lho­res e na fren­te do Red Bull, Ros­berg não deu hi­pó­te­ses. Sem­pre que o fa­zia, o in­glês res­pon­dia e re­co­lo­ca­va a mar­gem. Des­ta for­ma e de­pois de cin­co cor­ri­das sem ven­cer, Ha­mil­ton re­cu­pe­ra se­te pon­tos a Ros­berg, que po­de ser cam­peão já no pró­xi­mo fim-de-se­ma­na, se ven­cer e o in­glês não pon­tu­ar.

Se­bas­ti­an Vet­tel foi quar­to, e mais uma vez a Fer­ra­ri fa­lhou um pó­dio. Ca­so a Fer­ra­ri tem re­a­gi­do da mes­ma for­ma que a Mer­ce­des ao Sa­fety Car Vir­tu­al cau­sa­do pe­lo aban­do­no de Max Vers­tap­pen, com pro­ble­mas na cai­xa de ve­lo­ci­da­des do seu Red Bull, po­de­ria ter lu­ta­do pe­lo pó­dio, mas não foi as­sim que acon­te­ceu. A cor­ri­da de Vers­tap­pen ter­mi­nou com um pro­ble­ma na cai­xa de ve­lo­ci­da­des do seu Red Bull, mas an­tes as coi­sas já não es­ta­vam mui­to bem, por­que o ho­lan­dês per­ce­beu mal uma in­di­ca­ção do seu en­ge­nhei­ro e foi pa­ra a sua bo­xe mu­dar de pneus sem que a equi­pa o es­pe­ras­se. Qu­an­to a Ki­mi Raik­ko­nen, an­dou mui­to tem­po nos pri­mei­ros lu­ga­res, mas um in­ci­den­te na sua bo­xe, le­vou-o a sair pa­ra a pis­ta com um pis­to­la de tro­ca de pneus agar­ra­da à jan­te. Não pas­sou da saí­da das bo­xes, aban­do­nan­do de­pois de fa­zer mar­cha-atrás até às bo­xes…

Gran­de quin­to lu­gar de Fer­nan­do Alon­so, que de­pois de ro­dar mui­to tem­po jun­to de Car­los Sainz e Fe­li­pe Mas­sa, a pou­cas vol­tas do fi­nal da cor­ri­da ata­cou for­te­men­te, sur­pre­en­deu Fe­li­pe Mas­sa nu­ma tra­va­gem, com um che­ga pa­ra lá que se­ria in­ves­ti­ga­do pos­te­ri­or­men­te, e pou­co de­pois pas­sou tam­bém Car­los Sainz, re­pe­tin­do des­sa for­ma o quin­to lu­gar do Mó­na­co, até ver, pois po­de ser pe­na­li­za­do.

Car­los Sainz foi sex­to, igua­lan­do o seu me­lhor re­sul­ta­do do ano con­se­gui­do em Es­pa­nha. Fe­li­pe Mas­sa per­deu um boa opor­tu­ni­da­de pa­ra re­du­zir mais a mar­gem pa­ra os For­ce In­dia, mas foi ape­nas sé­ti­mo, is­to ca­so não be­ne­fi­cie du­ma pos­sí­vel pe­na­li­za­ção de Alon­so. Com Ser­gio Pé­rez lo­go atrás a For­ce In­dia não per­deu mui­to, is­to de­pois de ter vis­to Ni­co Hul­ken­berg fi­car fo­ra da cor­ri­da lo­go na vol­ta ini­ci­al de­vi­do a aci­den­te. Boa cor­ri­da dos McLa­ren com But­ton em no­no en­quan­to Ro­main Gros­je­an deu uma pren­da a Ge­ne Ha­as ao pon­tu­ar nos “Sta­tes”, al­go que a Ha­as já não fa­zia des­de o GP da Áus­tria.

JOÃO GO­MES

An­go­la­nos do­mi­na­ram com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal dis­pu­ta­da há uma se­ma­na na Ilha do Ca­bo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.