Fe­de­ra­ção tra­ça es­tra­té­gi­as

Jornal de Angola - - DESPORTO - ARMINDO PE­REI­RA |

A di­rec­ção da Fe­de­ra­ção An­go­la­na dos Des­por­tos Náu­ti­cos (FADEN) agen­dou pa­ra ama­nhã e sex­ta­fei­ra, as reu­niões de con­cer­ta­ção com os seus mem­bros, cu­jo cen­tro das dis­cus­sões vai ser o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções de ve­la, nas clas­ses La­ser e 420, a ter lu­gar de 4 a 11 de De­zem­bro, em Mo­çam­bi­que.

O fac­to foi re­ve­la­do on­tem ao Jor­nal de An­go­la pe­lo se­cre­tá­ri­o­ge­ral da FADEN, João Ca­pi­tão, ten­do avan­ça­do que só de­pois des­tes dois en­con­tros vão ser co­nhe­ci­dos o cor­po téc­ni­co e os atle­tas con­vo­ca­dos pa­ra a com­pe­ti­ção.

“Nes­ta al­tu­ra es­ta­mos a fa­zer al­gu­mas con­cer­ta­ções in­ter­nas. Es­tes en­con­tros vão ser­vir jus­ta­men­te pa­ra li­mar ares­tas. A prin­cí­pio até a pró­xi­ma se­ma­na se­rão co­nhe­ci­dos os atle­tas que vão in­te­gra­ra a se­lec­ção e o se­lec­ci­o­na­dor”, re­ve­lou.

Os ab­jec­tos de An­go­la em to­das as pro­vas con­ti­nen­tais pas­sam pe­la con­quis­ta do ou­ro, se­gun­do o vi­ce­pre­si­den­te da FADEN pa­ra a ve­la, Nu­no Go­mes. O di­ri­gen­te fez es­ta afir­ma­ção no fi­nal do Afri­ca­no de Op­ti­mist, que de­cor­reu na con­tra­cos­ta do Clu­be Na­val de Lu­an­da, até ao dia 13 do cor­ren­te, com a con­quis­ta iné­di­ta das me­da­lhas de ou­ro por equi­pa e in­di­vi­du­al, por Os­val­do Ga­ma.

“A con­quis­ta te­ve um sa­bor ain­da mais do­ce, por ser al­can­ça­da em ca­sa. A Fe­de­ra­ção e os clu­bes fi­ze­ram a sua par­te. É nos­sa obri­ga­ção ser­mos cam­peões afri­ca­nos nas clas­ses em que nos fi­zer­mos re­pre­sen­tar. Que­re­mos ser os me­lho­res em Áfri­ca”, su­bli­nhou.

Se­gun­do ain­da Nu­no Go­mes, tem ha­vi­do uma apos­ta em qua­tro clas­ses nos úl­ti­mos oi­to anos, no­me­a­da­men­te em Op­ti­mist, La­ser (4.7, Ra­di­al, Stan­dard), 420 e 470. Por ou­tro la­do, re­co­nhe­ce que há um ca­mi­nho pe­la fren­te pa­ra An­go­la fi­car em pé de igual­da­de com as me­lho­res se­lec­ções do mun­do, “mas is­so pas­sa por um sé­rio in­ves­ti­men­to do Es­ta­do”.

Nu­no Go­mes de­fen­deu por ou­tro la­do uma mai­or apos­ta em tri­pu­la­ções fe­mi­ni­nas nes­sas clas­ses, ali­a­do a um tra­ba­lho de de­sen­vol­vi­men­to, de mo­do a ter o gé­ne­ro mais re­pre­sen­ta­do, quer a ní­vel na­ci­o­nal quer in­ter­na­ci­o­nal.

O pró­xi­mo afri­ca­no de Op­ti­mist vai de­cor­rer no Egip­to, de 1 a 9 de Ju­lho de 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.