Di­rei­tos hu­ma­nos têm ga­ran­ti­as re­ais

Jornal de Angola - - PARTADA -

O Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, rei­te­rou se­gun­da-fei­ra, em Ge­ne­bra, o com­pro­mis­so de An­go­la em con­ti­nu­ar a pro­mo­ver e de­fen­der a von­ta­de e an­sei­os da po­pu­la­ção. Ao dis­cur­sar na 135ª As­sem­bleia-Ge­ral da União In­ter­par­la­men­tar (UIP), aber­ta se­gun­da-fei­ra, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos in­di­cou que es­te com­pro­mis­so pas­sa pe­la pro­tec­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos e li­ber­da­des fun­da­men­tais.

O Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, rei­te­rou se­gun­da-fei­ra, em Ge­ne­bra, Suí­ça, o com­pro­mis­so do Parlamento an­go­la­no em con­ti­nu­ar a pro­mo­ver e de­fen­der a von­ta­de e an­sei­os da po­pu­la­ção.

Ao dis­cur­sar na 135ª As­sem­bleia-Ge­ral da União Inter-parlamentar (UIP), aber­ta se­gun­da-fei­ra, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos in­di­cou que es­te com­pro­mis­so pas­sa pe­lo es­pí­ri­to do res­pei­to, pro­mo­ção e pro­tec­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos e li­ber­da­des fun­da­men­tais, em con­for­mi­da­de com a le­gis­la­ção e a Cons­ti­tui­ção de An­go­la. Ape­sar da ac­tu­al con­jun­tu­ra eco­nó­mi­ca e fi­nan­cei­ra in­ter­na­ci­o­nal, An­go­la con­ti­nua a im­ple­men­tar me­di­das pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia, in­te­gra­do no Pro­gra­ma Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to 2013-2017 e da Es­tra­té­gia Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to de lon­go pra­zo (An­go­la-2025).

Tais me­di­das têm da­do re­sul­ta­dos sa­tis­fa­tó­ri­os, con­subs­tan­ci­a­dos na re­du­ção da po­bre­za, co­ber­tu­ra dos ser­vi­ços mu­ni­ci­pa­li­za­dos de saú­de, cons­tru­ção de ha­bi­ta­ções e in­fra-es­tru­tu­ras so­ci­ais, for­ne­ci­men­to de ener­gia eléc­tri­ca e água po­tá­vel, aces­so à jus­ti­ça, bem co­mo na pro­mo­ção dos di­rei­tos da mu­lher e da igual­da­de de gé­ne­ro. “A re­for­ma em cur­so no do­mí­nio da jus­ti­ça e do di­rei­to con­tri­bui­rá igual­men­te pa­ra a me­lho­ria da con­vi­vên­cia so­ci­al e po­lí­ti­ca, no res­pei­to pe­la di­ver­si­da­de e pre­ser­va­ção das li­ber­da­des, ga­ran­ti­as e di­rei­tos dos ci­da­dãos”. No con­tex­to ac­tu­al em que se as­sis­te um pou­co por to­do la­do ao re­cru­des­ci­men­to de con­fli­tos, res­sur­gi­men­to de guer­ras e mul­ti­pli­ca­ção dos mais va­ri­a­dos fe­nó­me­nos de violência re­sul­tan­tes ou li­ga­dos à vi­o­la­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos, exi­ge-se dos par­la­men­tos uma ati­tu­de co­e­ren­te com so­lu­ções efec­ti­vas e sus­ten­tá­veis, dis­se.

“Gran­de par­te das ten­sões so­ci­ais ho­je ve­ri­fi­ca­das já não re­sul­tam nem se cir­cuns­cre­vem ape­nas à vi­o­la­ção dos di­rei­tos ci­vis e po­lí­ti­cos”, cons­ta­tou Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, fri­san­do que as ten­sões e os po­ten­ci­ais con­fli­tos têm a sua ba­se e gé­ne­se, so­bre­tu­do, na vi­o­la­ção dos di­rei­tos eco­nó­mi­cos, so­ci­ais, cul­tu­rais e am­bi­en­tais.

“É nes­ta di­men­são on­de en­ten­de­mos que de­ve­ri­am ser con­cen­tra­das as nos­sas si­ner­gi­as e uma mais es­trei­ta co­la­bo­ra­ção parlamentar, no sen­ti­do de se en­con­trar as me­lho­res so­lu­ções de po­lí­ti­ca”, su­ge­riu Fer­nan­do da Pi­e­da­de, que ini­ci­ou a sua in­ter­ven­ção sau­dan­do o por­tu­guês An­tó­nio Gu­ter­res, pe­la elei­ção ao car­go de se­cre­tá­rio-ge­ral das Na­ções Uni­das.

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos re­co­nhe­ceu o pa­pel da ONU na apro­va­ção da De­cla­ra­ção Uni­ver­sal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos e pe­los es­for­ços pa­ra a cri­a­ção de me­ca­nis­mos efi­ca­zes de re­so­lu­ção de con­fli­tos e a pro­tec­ção des­tes di­rei­tos, con­for­me os 17 Ob­jec­ti­vos de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel e res­pec­ti­vas me­tas da Agen­da 2030.

SAN­TOS PEDRO

Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.