Mi­nis­tro faz ava­li­a­ção do sec­tor

Uni­da­des sa­ni­tá­ri­as da pro­vín­cia lon­ge de cor­res­pon­der à pro­cu­ra

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - JUSTINO VICTORINO |

O mi­nis­tro da Saú­de re­co­nhe­ce que as in­fra-es­tru­tu­ras sa­ni­tá­ri­as da pro­vín­cia do Hu­am­bo já não cor­res­pon­dem à pro­cu­ra. Por es­ta ra­zão, de­fen­deu a con­ti­nui­da­de da cons­tru­ção e am­pli­a­ção de hos­pi­tais e de cen­tros de saú­de.

Luís Gomes Sam­bo fez es­tas de­cla­ra­ções na ci­da­de do Hu­am­bo, on­de es­te­ve com uma de­le­ga­ção mul­ti­sec­to­ri­al pa­ra uma vi­si­ta de cons­ta­ta­ção e va­li­a­ção.

“Vi­e­mos ao Hu­am­bo pa­ra uma vi­si­ta de ro­ti­na, nu­ma de­le­ga­ção mul­tis­sec­to­ri­al pa­ra tra­bar­mos em con­jun­to com o go­ver­no da pro­vín­cia e ava­li­ar as ne­ces­si­da­des das po­pu­la­ções no que to­ca à as­sis­tên­cia mé­di­ca e aos cui­da­dos pri­má­ri­os de saú­de”, es­cla­re­ceu.

O mi­nis­tro vi­si­tou al­gu­mas ins­ti­tui­ções sa­ni­tá­ri­as e de aten­di­men­to aos pa­ci­en­tes, mui­tas das quais ain­da em obras e ou­tras com mei­os e financiamento pa­ra a sua con­clu­são, co­mo o Ban­co de Ur­gên­cia do Hos­pi­tal Ge­ral do Hu­am­bo.

No Hos­pi­tal Ge­ral do Hu­am­bo, es­tá tam­bém em obras a Uni­da­de de Tra­ta­men­to In­ten­si­vo (UTI), com ca­pa­ci­da­de de 40 ca­mas que de­ve subs­ti­tuir o ac­tu­al, com ape­nas se­te.Cons­tam das pri­o­ri­da­des do Exe­cu­ti­vo, o re­for­ço do abas­te­ci­men­to de me­di­ca­men­tos e a mul­ti­pli­ca­ção das uni­da­des hos­pi­ta­la­res, so­bre­tu­do nas co­mu­ni­da­des ru­rais.

O mi­nis­tro ga­ran­tiu a so­lu­ção de to­dos os pro­ble­mas apre­sen­ta­dos e ma­ni­fes­tou-se pre­o­cu­pa­do com as con­di­ções de tra­ba­lho no Cen­tro Or­to­pé­di­co da Bom­ba Al­ta, Dou­tor Agos­ti­nho Ne­to. O cen­tro ca­re­ce de ma­té­ria-pri­ma pa­ra a pro­du­ção de pró­te­ses.As­se­gu­rou que o Mi­nis­té­rio da Saú­de vai to­mar me­di­das pa­ra que o mes­mo dis­po­nha de re­cur­sos e mei­os téc­ni­cos ne­ces­sá­ri­os de acor­do com a es­pe­ci­a­li­da­de.

FRANCISCISCO LOPES

Mi­nis­tro da Saú­de cons­ta­tou que o Cen­tro Or­to­pé­di­co da Bom­ba Al­ta ca­re­ce de ma­te­ri­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.