ONU de­fen­de ac­ções pa­ra es­ta­bi­li­da­de

Jornal de Angola - - POLÍTICA - ADE­LI­NA INÁCIO |

O Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das, Ban Ki-mo­on, de­fen­deu “so­lu­ções ur­gen­tes e pas­sos con­cre­tos” pa­ra o fim da cri­se na RDC e es­ta­bi­li­da­de na re­gião. Nu­ma men­sa­gem apre­sen­ta­da on­tem na reu­nião de al­to ní­vel pe­lo en­vi­a­do es­pe­ci­al do Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das pa­ra a Re­gião dos Gran­des Lagos, Said Djin­nit, Ban Ki-mo­on con­si­de­rou fun­da­men­tal que os paí­ses da re­gião se­jam ca­pa­zes de en­con­trar so­lu­ções sus­ten­tá­veis pa­ra se ac­tu­ar de­ci­si­va­men­te e re­for­çar a es­ta­bi­li­da­de na RDC e em ou­tros paí­ses com con­fli­tos.

Ban Ki-mo­on dis­se que os paí­ses sig­na­tá­ri­os do Acor­do-Qu­a­dro pa­ra a Paz, Se­gu­ran­ça e Co­o­pe­ra­ção na RDC e na Re­gião dos Gran­des Lagos têm ago­ra o com­pro­mis­so de ven­cer os de­sa­fi­os pa­ra pro­mo­ver a es­ta­bi­li­da­de no Su­dão do Sul, RDC e na re­gião.

O Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das re­co­nhe­ceu os avan­ços im­por­tan­tes re­gis­ta­dos na im­ple­men­ta­ção do acor­do pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co e agra­de­ceu a An­go­la e ao Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos por aco­lher o en­con­tro, afir­man­do que os paí­ses sig­na­tá­ri­os têm de­mons­tra­do uma “boa li­de­ran­ça” no cum­pri­men­to do com­pro­mis­so. Ban Ki-mo­on con­si­de­rou a reu­nião de Lu­an­da uma opor­tu­ni­da­de pa­ra no­vos pro­gres­sos na im­ple­men­ta­ção do acor­do, no qu­a­dro da co­o­pe­ra­ção pa­ra a paz e se­gu­ran­ça, a qual dis­se ser o me­ca­nis­mo mais ade­qua­do pa­ra a pro­mo­ção da paz, es­ta­bi­li­da­de e de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel.

O ac­tu­al cli­ma po­lí­ti­co na RDC ain­da ins­pi­ra al­gu­ma pre­o­cu­pa­ção e ape­lou ao en­ga­ja­men­to do Go­ver­no no sen­ti­do de en­vol­ver as ou­tras par­tes, pa­ra que se to­mem me­di­das ur­gen­tes pa­ra se en­con­trar uma so­lu­ção pa­cí­fi­ca pa­ra a re­a­li­za­ção de elei­ções. To­dos os pro­gres­sos al­can­ça­dos vão per­mi­tir que se­jam tam­bém ou­vi­das as vo­zes das mu­lhe­res con­go­le­sas pa­ra que o pro­ces­so te­nha su­ces­so.

Op­ti­mis­mo da SADC

O vi­ce-pri­mei­ro-mi­nis­tro da Su­a­zi­lân­dia, Paul Dla­mi­ni, que re­pre­sen­tou no en­con­tro o pre­si­den­te em exer­cí­cio da SADC, Rei Mswa­ti III, dis­se que a SADC, co­mo um dos ga­ran­tes pa­ra a im­ple­men­ta­ção do acor­do, quer o en­ga­ja­men­to de to­das as par­tes pa­ra res­pon­der aos de­sa­fi­os po­lí­ti­cos e de­mo­crá­ti­cos e à es­ta­bi­li­da­de dos Gran­des Lagos.

Paul Dla­mi­ni afir­mou que a SADC sem­pre se pre­o­cu­pou com os con­fli­tos na re­gião, em par­ti­cu­lar na RDC, mas su­bli­nha os avan­ços re­gis­ta­dos na re­a­li­za­ção de um diá­lo­go in­clu­si­vo.

A SADC apoia o pro­ces­so e en­co­ra­ja o Go­ver­no a en­vol­ver ou­tras for­ças. En­co­ra­jou ain­da as ou­tras en­ti­da­des po­lí­ti­cas na RDC a jun­ta­rem-se ao pro­ces­so pa­ra en­con­trar su­ces­sos. A SADC con­de­na a vi­o­lên­cia e a per­da de vi­das hu­ma­nas. O pre­si­den­te da União Afri­ca­na, Idriss Déby, de­fen­deu mais ac­ções pa­ra a paz e a se­gu­ran­ça na re­gião. Idriss Déby re­co­nhe­ceu que a RDC en­fren­ta si­tu­a­ções di­fí­ceis de di­rei­tos hu­ma­nos e hu­ma­ni­tá­ri­os. Pa­ra a saí­da da cri­se po­lí­ti­ca, de­fen­de ac­ções e en­ga­ja­men­to re­gi­o­nal pa­ra a im­ple­men­ta­ção efec­ti­va do acor­do.

Pa­ra o pre­si­den­te da União Afri­ca­na, a paz e es­ta­bi­li­da­de na re­gião é um im­pe­ra­ti­vo pa­ra que os Es­ta­dos se em­pe­nhem no de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel e bem-es­tar so­ci­al. “Não se po­de re­a­li­zar as am­bi­ções dos nos­sos po­vos ten­do em con­ta a agen­da de 2063 da União Afri­ca­na se con­ti­nu­ar­mos sem­pre no te­a­tro de vi­o­lên­cia e con­fli­tos”, dis­se Idriss Déby. So­li­ci­tou às Na­ções Uni­das e à co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal o apoio cons­tan­te aos es­for­ços da re­gião.

En­con­tro tri­par­ti­do

O Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos reu­niu-se com os ho­mó­lo­gos da RDC, Jo­seph Ka­bi­la, e da Re­pú­bli­ca do Con­go, De­nis Sas­sou Ngues­so. Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos avis­tou-se ain­da com o vi­ce-pre­si­den­te bu­run­dês, Gas­ton Sin­dimwo. Na ci­mei­ra par­ti­ci­pa­ram tam­bém o Pre­si­den­te da Zâm­bia Ed­gar Lun­gu, o Vi­ce-Pre­si­den­te da RCA, mi­nis­tros dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros da Tan­zâ­nia, Su­dão do Sul, Áfri­ca do Sul e Ugan­da, além da pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na. Es­ta­dos Uni­dos, Rús­sia, Chi­na, Fran­ça, Bél­gi­ca e Rei­no Uni­dos tam­bém en­vi­a­ram re­pr­re­pre­sen­tan­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.