Pre­si­den­te do BAD quer in­dus­tri­a­li­za­ção do con­ti­nen­te ber­ço

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

O pre­si­den­te do Ban­co Afri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BAD), Akinwu­mi Ade­si­na, afir­mou na 5.ª Con­fe­rên­cia Mi­nis­te­ri­al de Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca Co­reia - Áfri­ca (KOAFEC), em Seul, que a in­dus­tri­a­li­za­ção de Áfri­ca é um ob­jec­ti­vo es­tra­té­gi­co.

Em sin­to­nia com o te­ma da reu­nião, “Trans­for­mar a agri­cul­tu­ra de Áfri­ca atra­vés da in­dus­tri­a­li­za­ção e fi­nan­ças in­clu­si­vas”, Akinwu­mi Ade­si­na dis­se que o BAD de­fen­de que to­das as pes­so­as e não ape­nas um gru­po res­tri­to, de­vem go­zar dos be­ne­fí­ci­os de cres­ci­men­to e de­sen­vol­vi­men­to. O pre­si­den­te do BAD lou­vou a lon­ga e es­trei­ta co­la­bo­ra­ção en­tre Co­reia do Sul e Áfri­ca, e des­cre­veu a KOAFEC co­mo o lo­cal ide­al pa­ra for­ta­le­cer es­se la­ço. Akinwu­mi Ade­si­na não es­con­deu a sua sa­tis­fa­ção pe­lo fac­to de a Co­reia do Sul apoi­ar as cin­cos pri­o­ri­da­des do Ban­co Afri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to na agen­da de trans­for­ma­ção de Áfri­ca, em 10 anos, lan­ça­do em 2015. As cin­co pri­o­ri­da­des, de­sig­na­das “High-fi­ves”, di­zem res­pei­to à elec­tri­fi­ca­ção, ali­men­ta­ção, in­te­gra­ção, in­dus­tri­a­li­za­ção e me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da dos afri­ca­nos. Com um es­bo­ço am­bi­ci­o­so, o BAD es­for­ça-se pa­ra gal­va­ni­zar o de­sen­vol­vi­men­to do con­ti­nen­te, de mo­do a re­du­zir a po­bre­za e me­lho­rar a vi­da das po­pu­la­ções.

O BAD, que é o pi­lar fun­da­men­tal da Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca Co­reia - Áfri­ca, ide­a­li­za o de­sen­vol­vi­men­to do con­ti­nen­te des­de a sua cri­a­ção. O BAD foi cri­a­do na Cos­ta do Mar­fim, em 1964, pa­ra im­pul­si­o­nar a cons­tru­ção de in­fra-es­tru­tu­ras afri­ca­nas e pro­mo­ção so­ci­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.