Em­bar­ca­ção es­tá pre­pa­ra­da

Jornal de Angola - - DESPORTO - AR­MIN­DO PE­REI­RA |

O ve­lei­ro Mussulo 40 do Te­am An­go­la Ca­bles es­tá a ca­mi­nho da Áfri­ca do Sul, após uma tem­po­ra­da de trei­nos em águas do li­to­ral do Bra­sil, Ca­ri­be e Uru­guai, ten­do em vis­ta a pró­xi­ma edi­ção da mai­or re­ga­ta tran­sa­tlân­ti­ca, de­no­mi­na­da “Ca­pe to Rio”, com iní­cio a 1 de Ja­nei­ro pró­xi­mo.

O Clas­se 40, a com­pe­tir na ca­te­go­ria “Du­ble Hands”, con­ta com o apoio da em­pre­sa de te­le­co­mu­ni­ca­ções An­go­la Ca­bles, e che­ga à Áfri­ca do Sul pa­ra re­a­li­zar os úl­ti­mos acer­tos e mon­tar es­tra­té­gi­as vi­san­do a pro­va que se es­pe­ra mui­to com­pe­ti­ti­va. Dis­pu­ta­da en­tre a Ci­da­de de Ca­bo e o Rio de Ja­nei­ro, a re­ga­ta vai de­cor­rer en­tre 18 a 20 di­as, cer­ca de 3.500 mi­lhas.

A tri­pu­la­ção com­pos­ta pe­la du­pla Jo­sé Pe­rei­ra Cal­das, an­go­la­no, e o bra­si­lei­ro Le­o­nar­do Chi­cou­rel di­fi­niu os lu­ga­res mais al­tos do pó­dio co­mo me­ta a atin­gir. A em­ba­ca­ção par­tiu na se­ma­na pas­sa­da de Gu­a­ru­já, es­ta­do bra­si­lei­ro de São Pau­lo.

“Co­mo es­tra­té­gia pa­ra re­for­çar a che­ga­da da An­go­la Ca­bles ao Bra­sil, de­ci­di­mos am­pli­ar o nos­so in­ves­ti­men­to no seg­men­to náu­ti­co. Man­ti­ve­mos o apoio ao Mussulo III e pas­sá­mos a pa­tro­ci­nar tam­bém o Mussulo 40. A nos­sa ex­pec­ta­ti­va é al­ta e acre­di­to que te­mos ple­nas con­di­ções de fa­zer uma boa re­ga­ta, che­gan­do en­tre os pri­mei­ros ao Rio de Ja­nei­ro”, afir­mou An­tó­nio Nu­nes, pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da An­go­la Ca­bles.

Por sua vez, o ca­pi­tão Jo­sé Pe­rei­ra Cal­das re­ve­lou que foi re­for­ça­da a ro­ti­na de pre­pa­ra­ção com no­vas téc­ni­cas de na­ve­ga­ção: “Cui­dá­mos da ma­nu­ten­ção, bem co­mo dos ajus­tes do Mussulo 40, in­cluin­do tro­ca das ve­las, ba­lão, mas­tro, com­pu­ta­dor de bor­do, mu­dan­ça no vi­su­al, par­te eléc­tri­ca e de equi­pa­men­tos de na­ve­ga­ção e se­gu­ran­ça. O bar­co es­tá pron­to e bem pre­pa­ra­do pa­ra com­pe­tir a al­to ní­vel.”

A An­go­la Ca­bles é uma em­pre­sa de te­le­co­mu­ni­ca­ções fun­da­da em 2009. De­di­ca-se à co­mer­ci­a­li­za­ção de ca­pa­ci­da­de em cir­cui­tos in­ter­na­ci­o­nais de voz e da­dos por ca­bos sub­ma­ri­nos de fi­bra óp­ti­ca. O mais re­cen­te pro­jec­to da em­pre­sa é a cons­tru­ção de um ca­bo que vai li­gar An­go­la e o Bra­sil até 2018, o SACS “South Atlan­tic Ca­bles Sys­tem”, e o Mo­net, sis­te­ma de ca­bos que de­ve li­ga­rá o Bra­sil aos Es­ta­dos Uni­dos.

Em An­go­la, en­tre ou­tras ac­ções, a em­pre­sa apoia dois ve­le­ja­do­res do Clu­be Náu­ti­co de Lu­an­da, que par­ti­ci­pa­ram re­cen­te­men­te no Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no de Ve­la, em Op­ti­mist, re­a­li­za­do em Lu­an­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.