Pau­la Oli­vei­ra foi dis­tin­gui­da

Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji A’Kon­de foi pre­mi­a­da pe­la pro­du­ção do so­ro con­tra ve­ne­no de ser­pen­tes

Jornal de Angola - - PARTADA - NHUCA JÚ­NI­OR |

A Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de As­so­ci­a­ções de Inventores (FIAI) atri­buiu, sex­ta-fei­ra à noi­te, em Nu­rem­ber­ga, Ale­ma­nha, um pré­mio à Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na da Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji A'Nkon­de, se­di­a­da em Ma­lan­je, pe­la pro­du­ção do so­ro ex­pe­ri­men­tal Mu­ri­no con­tra ve­ne­no de ser­pen­tes, um dos três tra­ba­lhos ci­en­tí­fi­cos ex­pos­tos pe­la ins­ti­tui­ção de en­si­no su­pe­ri­or pú­bli­ca na 68ª edi­ção da Fei­ra In­ter­na­ci­o­nal de Idei­as, In­ven­ções e No­vos Pro­du­tos, que ter­mi­na ho­je.

O pré­mio, atri­buí­do pe­la im­por­tân­cia mé­di­ca que é con­fe­ri­da ao so­ro Mu­ri­no, ain­da em fa­se ex­pe­ri­men­tal, foi en­tre­gue um dia an­tes da atri­bui­ção de pré­mi­os aos ven­ce­do­res de ca­da ca­te­go­ria pe­la or­ga­ni­za­ção do even­to, uma em­pre­sa de­di­ca­da à re­a­li­za­ção de fei­ras na Ale­ma­nha.

A mé­di­ca Pau­la Oli­vei­ra, que re­pre­sen­ta na fei­ra a Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji A'Nkon­de, dis­se acre­di­tar na pos­si­bi­li­da­de de sair da Ale­ma­nha, à se­me­lhan­ça do que acon­te­ceu no ano pas­sa­do, com me­da­lhas atri­buí­das pe­la or­ga­ni­za­ção pe­la qua­li­da­de dos tra­ba­lhos re­a­li­za­dos es­te ano pe­la uni­ver­si­da­de an­go­la­na. “Va­mos ga­nhar. Deus aca­bou de fa­lar co­mi­go”, dis­se, con­vic­ta, a dou­to­ra, uma con­vic­ção re­sul­tan­te da dis­tin­ção que um dos três tra­ba­lhos re­ce­beu da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de As­so­ci­a­ções de Inventores, de que An­go­la é mem­bro.

No to­tal, o país ex­põe na edi­ção des­te ano da Fei­ra de Nu­rem­ber­ga 16 dos 26 pro­jec­tos ins­cri­tos pa­ra o even­to in­ter­na­ci­o­nal pe­lo Mi­nis­té­rio da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia. A área da me­ca­tró­ni­ca tem mai­or re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de, com 90 por cen­to do to­tal de obras ex­pos­tas por An­go­la, sen­do os res­tan­tes dez por cen­to cor­res­pon­den­tes às áre­as da bi­oquí­mi­ca e saú­de pú­bli­ca.

Anu­al­men­te, a Fei­ra de Nu­rem­ber­ga, co­mo tam­bém é co­nhe­ci­da, apre­sen­ta mais de 700 in­ven­ções pro­ve­ni­en­tes de cer­ca de 30 paí­ses do mun­do, que são ava­li­a­das por um jú­ri com­pos­to por in­ves­ti­ga­do­res e aca­dé­mi­cos das áre­as da eco­no­mia, in­ves­ti­ga­ção, de­sen­vol­vi­men­to, me­di­ci­na e tec­no­lo­gia, es­co­lhi­dos a de­do pe­la or­ga­ni­za­ção do even­to. An­go­la, que par­ti­ci­pa na Fei­ra de Nu­rem­ber­ga des­de 2009, tem gran­je­a­do pres­tí­gio, jus­ti­fi­ca­do pe­las 48 me­da­lhas até ho­je con­quis­ta­das, dez das quais na edi­ção pas­sa­da, sen­do du­as de ou­ro, uma con­quis­ta­da pe­la Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na da Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji A'Nkon­de, com o pro­jec­to “A es­tra­té­gia de pro­tec­ção de mor­de­du­ras de ser­pen­tes”, e ou­tra por An­tó­nio Ma­nu­el Kawe­le, com um pro­jec­to de re­ci­cla­gem de­no­mi­na­do “Do li­xo ao lu­xo”, on­de, a par­tir de res­tos de ma­te­ri­ais re­co­lhi­dos do li­xo, cria obras de ar­te co­mo pas­tas, chi­ne­las, co­la­res, pul­sei­ras, en­tre ou­tros ar­ti­gos. Os re­pre­sen­tan­tes de An­go­la no even­to são ha­bi­tu­al­men­te es­co­lhi­dos na Fei­ra Na­ci­o­nal do In­ven­tor e Cri­a­dor, mas o Mi­nis­té­rio da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia de­ci­diu não re­a­li­zar a edi­ção des­te ano por a do pró­xi­mo ano es­tar agen­da­da pa­ra o fi­nal do mês de Abril.

Por es­te mo­ti­vo, os me­lho­res tra­ba­lhos e idei­as se­lec­ci­o­na­dos es­te ano nas “an­te-câ­ma­ras”, no­me por que são de­sig­na­das as fei­ras de âm­bi­to pro­vin­ci­al, são os que es­tão pre­sen­tes na Fei­ra de Nu­rem­ber­ga.

DR

Mé­di­ca e in­ves­ti­ga­do­ra Pau­la Oli­vei­ra

DR

A mé­di­ca e in­ves­ti­ga­do­ra Pau­la de Oli­vei­ra exi­be no es­pa­ço de ex­po­si­ção de An­go­la o tro­féu con­quis­ta­do pe­la Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji A’Kon­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.