1º de Agos­to é cam­peão

MI­LI­TA­RES FESTEJAM UMA DÉ­CA­DA DE­POIS Car­los Hen­drick da Sil­va atin­ge ob­jec­ti­vo no iní­cio do se­gun­do man­da­to

Jornal de Angola - - PARTADA - HO­NO­RA­TO SIL­VA |

Um 1º de Agos­to com es­to­fo de cam­peão ar­ru­mou on­tem as con­tas em tor­no da con­quis­ta do tí­tu­lo do Gi­ra­bo­la ZAP, ao der­ro­tar o ASA por con­vin­cen­tes 3-0, no Es­tá­dio Na­ci­o­nal 11 de No­vem­bro, des­fe­cho que dei­tou por ter­ra a hi­pó­te­se da con­sa­gra­ção ser de­ci­di­da na úl­ti­ma jor­na­da fren­te ao Pe­tro de Lu­an­da.

Ter­cei­ra es­co­lha de Car­los Hen­drick, de­pois do an­go­la­no Ro­meu Fi­le­mon e do lu­so-mo­çam­bi­ca­no Daú­to Fa­qui­rá, o bós­nio Dra­gan Jo­vic aca­bou por fa­zer va­ler a apos­ta, que ren­deu um quar­to lu­gar, na es­treia em 2014, e um se­gun­do com os mes­mos pon­tos do cam­peão Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo, no ano pas­sa­do.

Dis­tin­gui­do dos ad­ver­sá­ri­os pe­la ver­ti­gem do seu jo­go, cu­jos tra­ços ca­rac­te­ri­za­do­res fo­ram sem­pre a pres­são na saí­da de bo­la da equi­pa con­trá­ria e as tran­si­ções rá­pi­das pa­ra o con­tra-ata­que, o 1º de Agos­to con­fir­mou o do­mí­nio que exer­ce des­de o iní­cio da com­pe­ti­ção, na qual es­te­ve fo­ra do co­man­do da ta­be­la clas­si­fi­ca­ti­va ape­nas na jor­na­da inau­gu­ral, por apon­tar me­nos go­los que o Li­bo­lo.

A es­pe­ra­da ta­re­fa di­fí­cil fren­te ao afli­to ASA aca­bou por ser uma jor­na­da de afir­ma­ção da su­pre­ma­cia dos ru­bros e ne­gros, que só não re­pe­ti­ram a vi­tó­ria gor­da al­can­ça­da di­an­te do In­ter­clu­be (6-1) por pu­ra in­fe­li­ci­da­de dos seus jo­ga­do­res. O “ex­ces­so de pre­ci­são” le­vou-os a fa­zer o mais di­fí­cil: acer­tar a bo­la na tra­ve da ba­li­za dos avi­a­do­res.

De­pois de uma pos­tu­ra com­ba­ti­va nos pri­mei­ros 45 mi­nu­tos, a for­ma­ção do ae­ro­por­to aca­bou por se ren­der à for­ça fu­te­bo­lís­ti­ca dos mi­li­ta­res. À “lei da bom­ba”, Buá abriu o ca­mi­nho da vi­tó­ria com um go­lo de ban­dei­ra, ao re­ma­tar à en­tra­da da área sem hi­pó­te­ses de de­fe­sa pa­ra o guar­da-re­des Ma­gue­te. Es­ta­va es­ten­di­do o ta­pe­te ver­me­lho pa­ra o es­pec­tá­cu­lo de ga­la dos pu­pi­los de Dra­gan Jo­vic, que ain­da dei­xa­ram o ad­ver­sá­rio acre­di­tar no em­pa­te.

An­tes de des­fe­rir os gol­pes de mi­se­ri­cór­dia, o 1º de Agos­to des­per­di­çou uma gran­de pe­na­li­da­de. Gel­son, o me­lhor ac­ti­vo da equi­pa, re­ma­tou com es­tron­do pa­ra a tra­ve. Mas de­pois não te­ve qual­quer ti­po de com­pla­cên­cia com a de­fe­sa do ASA, ao as­sis­tir Ary Pa­pel no seu se­gun­do go­lo da tar­de, sen­do que o pri­mei­ro re­sul­tou de um lan­ce de com­pên­dio.

Com o guar­da-re­des Tony Ca­ba­ça a ser­vir de pên­du­lo emo­ci­o­nal no bal­neá­rio, por ser o úni­co so­bre­vi­ven­te do plan­tel cam­peão em 2006, sob o co­man­do do ho­lan­dês Jan Brouwer, co­ad­ju­va­do pe­lo an­go­la­no Mil­ler Go­mes, o 1º de Agos­to evi­tou pro­lon­gar a dis­cus­são do tí­tu­lo.

Mas a con­fir­ma­ção che­gou al­guns mi­nu­tos de­pois: jo­ga­do­res, trei­na­do­res e as­sis­ten­tes téc­ni­cos se­gui­ram ex­pec­tan­tes, no rel­va­do, os úl­ti­mos ins­tan­tes do re­la­to do Ben­fi­ca de Lu­an­da-Pe­tro de Lu­an­da. Quan­do che­gou a in­for­ma­ção do em­pa­te do ri­val no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal dos Co­quei­ros, foi uma ex­plo­são de ale­gria que se es­ten­deu ao bal­neá­rio.

Os pe­tro­lí­fe­ros do Ei­xo Viá­rio não fo­ram ca­pa­zes de vi­o­lar a es­tru­tu­ra de­fen­si­va mon­ta­da por Ze­ca Ama­ral. As águi­as in­ter­rom­pe­ram a sé­rie vi­to­ri­o­sa de oi­to triun­fos con­se­cu­ti­vos da equi­pa de Ro­ber­to Bi­an­chi. Ain­da as­sim, fi­ca re­gis­ta­da a ex­ce­len­te re­cu­pe­ra­ção dos tri­co­lo­res.

Nou­tras par­ti­das, o Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga der­ro­tou o Sa­gra­da Es­pe­ran­ça, por 2-0, o Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo des­pa­chou em ca­sa o des­pro­mo­vi­do Por­ce­la­na FC (4-2), o Des­por­ti­vo da Huí­la foi ao re­du­to do Re­cre­a­ti­vo da Caá­la ven­cer por 1-0, re­sul­ta­do re­pe­ti­do pe­lo 1º de Maio de Ben­gue­la, tam­bém já ar­re­da­do da pro­va, em ca­sa do Pro­gres­so da Lun­da Sul, en­quan­to a Aca­dé­mi­ca do Lobito su­pe­rou o Ka­bus­corp do Pa­lan­ca (2-1) e o 4 de Abril em­pa­tou sem go­los fren­te ao In­ter­clu­be.

JO­SÉ SO­A­RES

Ary Pa­pel e Min­go Bi­le ra­di­an­tes de­pois de te­rem aju­da­do a que­brar um je­jum de dez anos da equi­pa do Rio Se­co

JO­SÉ SO­A­RES

Téc­ni­co bós­nio Dra­gan Jo­vic le­va equi­pa ru­bra e ne­gra à con­quis­ta do tí­tu­lo no Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de fu­te­bol de­pois de lon­ga es­pe­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.